14 de março de 2010

Cerva 1-3 Fontelas
1ª Divisão Distrital AFVR - 22ª Jornada

Doce sabor da vitória em casa alheia…

Estados de alma diferentes envolviam as 2 equipas frente-a-frente, numa tarde bem agradável a anunciar uma primavera que demora a chegar. Os donos da casa apresentavam-se bem motivados pela vitória conquistada em casa alheia, em Mateus, reflectindo uma subida de forma. Os visitantes continuam com o sonho da subida, apesar dos vários “tiros nos pés” que têm dado, nos últimos tempos, nos jogos disputados em sua casa.

O começo de partida reflectiu muito desses espíritos e o nervosismo começava cada vez mais a notar-se, nas disputas de bola, nos lances perdidos, etc. E, foi preciso esperar pelo minuto 15 para se ver pôr alguma calma e orientação nas almas, com Daniel a aproveitar uma “prenda” defensiva, desfeiteando Nuno pela primeira vez. Em vantagem, fontelenses assentaram o seu jogo, repensando opções, por vezes erradas, algo bem visível para o exterior do terreno de jogo, pelas atitudes apresentadas. Os visitados reagiram, não que mudassem o seu estilo futebolístico, mas entendiam que podiam explorar os inoportunos nervos de quem estava em vantagem e disso não sabia tirar partido.

A exploração constante da velocidade de Chiquinho ia sendo a solução, ganhando muitas vezes as costas da defesa, embora sem relativo perigo. A igualdade haveria de surgir do outro lado, aproveitando desentendimento defensivo, com sobra de bola para Jorge Guerra, que não se fez rogado e apontou para a igualdade. Fontelenses viram que não seria assim que conseguiria os seus objectivos mas a reacção veio do seu interior e Daniel e Kiko começavam a explorar as possíveis fragilidades defensivas, algo que era pretendido na táctica inicial e que demorou a ser implantado.

Numa dessas jogadas, Daniel “açucarou” um passe para Hugo Bareta “fuzilar” Nuno para nova vantagem fontelense. Com maior segurança na defensiva e intermediária, assentando todo o processo de construção atacante, e tirando partido das poucas soluções atacantes que o adversário apresentava, o Fontelas assegurou-se que podia controlar os seus nervos e garantir uma vitória por números bem maiores ao que havia de obter no final dos 90 minutos.

A segunda metade foi um bom exemplo no que concerne a desperdício de ocasiões, umas por falta de pontaria dos atacantes, outras por intervenções de respeito do guardião contrário, sendo disso exemplo Kiko que disparou à barra e Bruno Soalheiro que obrigou Nuno a uma defesa extremamente fotogénica, mas eficaz. O ponto final no jogo iria surgir apenas aos 80 minutos, após um passe longo de Hugo Ermida que a defesa complicou, envolvendo até o guardião, quase obrigando Hugo Bareta a “bisar” no jogo. O jogo terminaria dali a pouco com uma vitória justa e bem entregue, enganadora, talvez, nos números finais apresentados, confirmando que fontelenses se dão bem em campo alheio, talvez sem a presença “pressionante” dos seus associados…

A arbitragem esteve em óptimo plano com a nuance de terem ficado alguns cartões no bolso numa fase em que o jogo enrijeceu um pouco.

N. Correia

Ficha de jogo:

Jogo no Campo das Baraças, em Cerva
Árbitro: Manuel Monteiro, de Vila Real
Auxiliares: Mário João e Fernando Marques

CERVA – Nuno; Rui, Vitor Hugo, Marco e Jorge Campos (Nicola, 78’); Hélder (Pedro Afonso, 70’), Henrique, Álvaro e Bruno; Chiquinho (Pedro Freitas, 59’) e Jorge Guerra
Treinador: Manuel Agostinho
Capitão: Bruno

FONTELAS – Mário Rui; Toni Trindade, Tiago, Norberto e Luis Monteiro; Hugo Ermida, Ricardo Almeida e Bruno Soalheiro (Gil, 81’); Hugo Bareta (Pedro, 86’), Kiko (Tó Félix, 90’) e Daniel
Suplentes não utilizados: Leandro e Ika Ferraz
Treinador: Ricardo Teixeira
Capitão: Toni Trindade

Ao intervalo: 1 – 2
Cartões Amarelos: Pedro Freitas (72’) e Henrique (74’ e 87’) para o Cerva; Ricardo Almeida (74’), Hugo Bareta (81’) e Tó Félix (90+2’) para o Fontelas
Cartão Vermelho: Henrique (87’, acum.)
Marcadores: Jorge Guerra (24’) para o Cerva; Daniel (15’) e Hugo Bareta (34’ e 80’) para o Fontelas