3 de maio de 2010

Abambres 2-1 Fiolhoso
Divisão Honra AFVR - 30ª Jornada

Permanência sofrida até ao final.

Numa partida em que a vitória era o único resultado que interessava ao Abambres, estes procuraram desde o início esse objectivo. Com muitas cautelas e alguma ansiedade, a formação da casa foi sempre quem mais procurou o golo perante um adversário que em nada facilitou a acção dos locais e sempre, também eles à espreita de marcarem.

Os primeiros minutos trouxeram um Abambres mais rematador mas sem conseguir ser objectivo. O Fiolhoso fechava-se bem na sua defensiva e praticamente não causava perigo. A partida arrastava-se e os cuidados defensivos dos locais eram evidentes. Só nos últimos minutos da 1ª parte é que o Abambres causaria algum perigo. Aos 39’ Valente entrou bem na área mas depois atrapalhou-se e rematou fraco para defesa fácil de Sérgio. Aos 44’ foi vez de Barreira rematar rasteiro com muito perigo mas a bola passaria a rasar o poste.

O Abambres, que tinha de vencer, entrou na segunda metade mais decidido e aos 57’ beneficiou duma grande penalidade, cometida pelo defensor do Fiolhoso que cortou com o braço. Victor Valente, chamado a converter, não falhou e inaugurou o marcador colocando o Abambres em vantagem por 1-0. Só que os festejos durariam muitíssimo pouco pois foi tempo de a bola ser colocada no centro do terreno para o Fiolhoso de imediato estabelecer a igualdade, com Nelson a aproveitar uma desatenção da defensiva local e num chapéu fazer o 1-1.

A ansiedade voltava a instalar-se nos da casa e José Gomes mexe na equipa alargando e refrescando a sua frente de ataque. Estas mudanças deram maior velocidade ao ataque que começou a criar maiores dificuldades ao adversário. Só que aos 63’ numa jogada aparentemente inofensiva, Samuel corta com o braço e o Fiolhoso tem excelente oportunidade para se colocar em vantagem. Huguinho chamado a marcar, iria falhar e dar um suspiro de alívio aos da casa que assim mantinham a igualdade.

Como o resultado era curto para as suas aspirações os Abambrinos balancearam-se pró ataque e as situações de perigo começaram a surgir em maior número. Esse esforço acabaria por dar frutos aos 76’ quando Sandro fez o 2-1. Livre bombeado para área onde apareceu o central Sandro a cabecear ao poste para na recarga rematar certeiro e fazer aquele que seria o golo da manutenção.

Até ao final tanto uma equipa como outra podiam ter voltado a marcar, mas com muita entrega e espírito de entreajuda a formação Abambrina conseguiu vencer o encontro e assim escapar à despromoção. Um jogo dramático disputado até ao último minuto com duas equipas a respeitar a verdade desportiva.

EB (www.noticiasdevilareal.com)

Ficha de jogo:

Árbitro:
Manuel Monteiro
Auxiliares: Mário Monteiro e Fernando Marques

Abambres: Rui, Samuel (CA 63’), Sandro, Lameirão, Rafa, Biscoito, Dani, Barreira (Miguel, 78’), Rodri (Rafael, 67’), Vitor Valente (Coelho, 67’) e Tiago Pinto
Treinador: José Gomes

Fiolhoso: Sérgio, Catarino, Agostinho (CA 30’), Huguinho, Victor Cardoso (Pitrez, 70), Chóco (CA 74’) (Teixeira, 82’), Costa, João Silva (Hugo Letra, 49’; CA 71’), Victor Paiva, Nelson (CA 52’) e Nuno Silva.
Treinador: Ricardo Cruz