26 de abril de 2010

Valpaços 1-1 Vidago
Divisão Honra AFVR - 29ª Jornada

Apagão na última meia hora evita a vitória.

Depois de fazer o mais difícil, que foi o de se adiantar no marcador, o Vidago acabou por pagar caro o eclipse que sofreu nos últimos 30 minutos de jogo quando, simplesmente, parece ter desaprendido de jogar e permitiu ao adversário a hipótese de, pelo menos, sair do desafio com um empate.


Uma partida que certamente foi encarada por ambas as equipas como sendo um jogo de tira-teimas, não pelo sentido de decidir qualquer coisa na tabela classificativa, mas sim pela salutar rivalidade o que fazia com que este fosse um jogo apetecível em que o resultado acaba por ser sempre uma incerteza.

Entrou melhor a turma da casa com uma postura mais ofensiva, já os visitantes estavam um pouco na expectativa do que seria essa tendência. Primeiros 10 minutos, foram aproveitados pelos homens da casa para praticar um bom futebol, embora não tenha alcançado resultados práticos. A partir daí, os Vidaguenses equilibraram a contenda e começaram a dividir, tanto aposse de bola, como o número de vezes que se acercaram da baliza contrária.

À passagem do minuto dezasseis, uma boa jogada iniciado no meio campo da equipa da casa, permitiu a Pedro Costa, um remate, com perigo, ao lado da baliza de Cabreca. Na resposta, Eduardo quase desfeiteou o guardião Vítor. Á passagem da meia hora, Guillaume desce pela direita, procura a cabeça de Diop mas a bola foi ter como guarda-redes da casa.

A parte final do primeiro período voltou a ter supremacia dos Albi-Negros e também, alguns erros do árbitro da partida Manuel Monteiro, que diga-se de passagem fez uma arbitragem, irregular prejudicando as duas equipas e o espectáculo, numa partida sem casos e com ambos os conjuntos já em posição tranquila na tabela classificativa.

Com o avanço do cronometro que se adivinhava aconteceu mesmo aos 41 minutos. Guillaume colocou a bola na pequena área e oportuno Diop que, apesar da oposição dos defesas contrários, colocou os Albi-Negros na frente do marcador.

Ainda ante do términos do primeiro período, um lance de Calado, Zé Maria colocou em dificuldades o guarda-redes visitante, e desperdiça aqui uma clara oportunidade para igualar o marcador. Respondeu, logo de seguida, Diop, numa cabeçada que saiu um tudo-nada por cima da barra Valpacense, logo de seguida Manuel Monteiro faz toda a gente regressar aos balneários, com um o resultado algo lisonjeiro para os Albi-Negros.

Após o reatamento, o futebol foi muito igual, com ambas as equipas à procura do golo, várias ocasiões surgiram mas ambos os guarda-redes evitavam o pior. Assim sendo, e após alguns ameaços, o empate chegou mesmo quando, o irrequieto e sempre oportuno Zé Maria, beneficiando de alguma displicência do sector mais recuado do Vidago acabaria por igualar a contenda

Mas, esta etapa complementar mostrou duas equipas que não conseguiram fazer o que os seus técnicos pediram ao intervalo. Pela parte do Valpaços, o golo sofrido veio aumentar os níveis de ansiedade não conseguindo fazer perigar a baliza contrária como o tinham feito no primeiro tempo enquanto o Vidago que teve pelo menos três situações de golo feito, e que matariam o jogo por completo, que só se explicam a falta de concentração dos seus jogadores. E, só esta falta de concentração pode explicar o falhanço imperdoável de Guillaume á passagem do minuto 61. Daniel desce pela esquerda, cruza e o avançado Albi-Negro em cima da linha de golo consegue fazer o mais difícil que foi enviar o esférico para fora.

Quem não marca, sofre

Lá diz o velho ditado e é bem verdade. Logo de seguida aquele que foi o lance de maior perigo para as redes dos homens da casa, o Valpaços chegou mesmo à igualdade após o sector defensivo Vidaguense ter sido ultrapassado por Zé Maria que já dentro da área aproveitou para fazer o golo, decorria o minuto 71.
Os minutos seguintes foram mais do mesmo. O Vidago veio todo para a frente à procura da vitória e esqueceu-se de defender e ao minuto 74 fica reduzido a 10 unidades. Cavalo aproveita o adiantamento da equipa Albi-Negra e numa típica jogada de contra ataque isola-se e quando se dirigia para a baliza contrária foi claramente agarrado por Eduardo, que de imediato foi molestado pelo juiz da partida com a amostragem do respectivo cartão vermelho, que obrigou a sua equipa a jogar o ultimo quarto de hora com menos uma unidade.

O jogo viria terminar com uma igualdade no marcador que, e face ao futebol produzido pelas duas equipas se ajusta esta repartição de pontos. Nota negativa para o trabalho irregular e complicativo do árbitro da partida Manuel Monteiro.

Por: Augusto Oliveira


Ficha de Jogo

Árbitro: Manuel Monteiro

Auxiliado por: Fernando Marques e Daniel Teixeira


GD Valpaços: Vítor, Filipe, Zé Maria, Teixeira, France, (Maurício 52’) Néné, Pedro Costa, Miguel Rendeiro, (Micael 77’) António, Calado, Cavalo.


Acção disciplinar: C.A - Miguel Rendeiro 39’, Néné 55’, Zé Maria 59’,

Suplentes não utilizados: Bruno, Hélio, Toni, Cruzeiro.

Treinador: Carlos Guerra


Vidago FC: Cabreca, Márcio, (Nino 82’) Nuno, Hélio e Daniel, Portal, Nacho e Pedro Adão, Eduardo, Diop e Guillaume. (Castelo 75’)

Acção disciplinar: C.A. - Pedro Adão 2’, Portal 6’, Cabreca 63’, Nuno 70’,Hélio 82’. C.V – Eduardo 74’.

Suplentes não utilizados: Geadas, e André Veras.

Treinador: Júlio Batista

Marcadores: Diop 41’ e Zé Maria 71’.