3 de maio de 2010

Vidago 2-1 Atei
Divisão Honra AFVR - 30ª Jornada

"Albi-Negros" vencem duelo particular e chegam o 5º Lugar.

Num jogo típico de final de temporada, poucos foram os motivos de interesse de um jogo que ficou marcado pela lesão do Guardião Geadas e pelos cartões exibidos por Alexandre Pires que nos pareceram demasiado rigorosos, e alguns mesmo sem nexo. De bom, só o triunfo, dos Albi-Negros, que permitiu que na derradeira jornada tivessem ultrapassado o rival Pedras Salgadas e assim conquistar o 5º lugar na tabela classificativa.

Com tudo já definido no cimo da tabela classificativa, o aliciante para esta partida detinha-se na possibilidade de saber se no particular duelo Termal, (Pedras Vidago) que equipa iria ocupar o lugar nº 5 já que e para quem teve a oportunidade de presenciar o jogo da 25ª jornada onde o Vidago saiu derrotado por uma bola a zero, os jogadores o Pedras Salgadas celebraram esta vitória de tal, que quem não conhecesse a tabela classificativa ou não acompanhe esta competição pensaria que o Pedras tinha acabado de se sagrar campeão.

E a partir daí deu para perceber que havia um duelo particular entre estas duas equipas mas como que ri em ultimo ri melhor, foram os de Vidago, que sem realizarem um grande campeonato, conseguiram na derradeira jornada vencer este duelo particular com os vizinhos Termais e assim conquistar o 5º lugar na tabela classificativa.

De volta ao jogo, e para o público que se deslocou ao João de Oliveira, nesta tarde típica de Primavera, viu a sua equipa vencer o Atei, mas também presenciou em muitos momentos períodos de mau futebol com ambas as equipas a errarem muito e houve momentos em que a bola foi mesmo maltratada, numa partida que até ameaçou ser produtiva, com um bom início da formação da casa, que nas primeiras jogadas do jogo criou várias oportunidades de perigo e acabou mesmo por se colocar em vantagem á passagem do minuto 3’, quando o Central Hélio se incorporou no ataque e com um remate cruzado envia a bola para o fundo das redes á guarda de Filipe e colaça a sua equipa a vencer por uma bola a zero.

Ao minuto 9, e quando nada o fazia prever, o meio campo do Vidago perde o esférico e o oportuno Fintas, com autorização do sector mais recuado da equipa da casa, aproveita para marcar e empatar a partida.

Seguiu-se um período onde o mau futebol imperou e de facto, a 1ª parte foi um autêntico pesadelo para os Albi-Negros que se exceptuarmos o primeiro lance ofensivo do jogo através de um remate de Hélio, que originou o golo da equipa da casa, não conseguiram ligar um único lance ofensivo. As explicações para tal facto não existem ao certo mas, na verdade, o Vidago nesta fase nunca jogou como equipa e, pior que isso, não mostrou atitude de quem tem uma missão pela frente até ao final do campeonato.

A equipa visitante vendo que o Vidago ia demonstrando alguma fragilidade alargou a sua frente de ataque e á passagem do minuto 36 Pedro dispôs de uma excelente oportunidade que Geadas negou com categoria e com valentia embora, na sequência desta jogada o guardião Vidaguense tivesse que ser retirado do campo em maca e tivesse mesmo que ser transportado pelos Bombeiros da Vidago para o hospital de Chaves, onde foi observado felizmente sem consequências de maior, ficando-lhe a coisa por quatro pontos no sobrolho.

Trio de arbitragem foi protagonista pela negativa

Para a segunda parte, os Albi-Negros entraram com outra postura e em dez minutos fizeram mais do que em toda a primeira parte. Castelo rematou, cruzado, para defesa complicada de Filipe, a punhos, decorriam os primeiros minutos da etapa complementar o mesmo jogador mais tarde, rematou, á entrada da área, com o esférico a passar a escassos centímetros dão poste da baliza á guarda de Filipe

Quando menos se esperava, a equipa de arbitragem decidiu "aparecer" e, começou a distribuir cartões, a torto e a direito um deles, vermelho directo ao Adjunto de Júlio Batista. Quem anda e acompanha o futebol da região, sabe que Carlos Lavrador (Caló) é um homem que rege a sua conduta com regra com disciplina e com correcção, tendo, em nossa opinião, sido mal expulso numa atitude exagerada por parte do juiz da partida e nada condizente com o que de facto se passou no relvado e num jogo sem casos. Talvez por isso o senhor Alexandre Pires decidisse que as atenções deveriam cair sobre si próprio e a verdade é que o conseguiu.

Como referimos este foi um jogo com duas partes distintas, uma onde o Atei jogou à vontade, sem pressões, sempre a tentar a sua sorte e a criar boas ocasiões de golo, tendo aproveitado uma dessas situações, e a segunda parte onde mostrou um Vidago empenhado, lutador, pouco esclarecido é verdade, mas mais incisivo no último terço do terreno o que permitiu a reviravolta no marcador.

Reviravolta com mais coração que cabeça

Não baixaram os braços os atletas locais, pois estavam convictos que poderiam chegar á vitória e na parte final da partida intensificaram o seu futebol ofensivo com Castelo e Guillaume a tentarem a sua sorte mas, esta não era a tarde dos dois dianteiros Vidaguenses que diga-se vem tentaram mas o seu desacerto e o acerto do guardião Filipe ia adiando o desfecho final.

Felizmente que, como já referimos, e porquê a vontade, a entrega, e o espírito de luta foram outras neste segundo período, os Albi-Negros acabariam por chegar á vitoria já em período de compensação num jogada de raiva Nacho, hoje capitão de equipa que em vários períodos acusou o peso da braçadeira mas foi do pé do capitão que á entrada da grande área, sai um potente remate que só parou no fundo das redes do Atei.

Num jogo em que podia "cair" para qualquer dos lados, o Vidago viu premiado o seu esforço mais pelo que fez na segunda parte. Quanto à arbitragem, foi muito mau, voltaram a querer ser protagonistas e a errar em momentos chave mas uma coisa é certa: ninguém se pode queixar pois errou para os dois lados.

Ficha de Jogo

Árbitro: Alexandre Pires
Auxiliado por: Luís Teixeira e Mário Teixeira

Vidago FC: Geadas, (Cabreca 36’) Márcio, Porta, Hélio e Nuno Rendeiro, Pedro Adão e Nacho, Guillaume, Nino, André Veras 88’) Diop e Castelo (Tábuas 96’).
Treinador: Júlio Batista
Marcadores: Hélio 3’ e Nacho 95’.
Acção disciplinar: C.A. Castelo 50’, Nacho 74’, C.V. Caló

Atei FC: Filipe, Nandinho, Ricardo, David, Nuno, Óscar, Zé Carlos, Fintas, Zé Russo, Pedro, (Tiago 72’) Guicho. (Brandão 96’)
Treinador: Caros Penelas
Marcadores: Fintas 9’
Suplentes não utilizados: Carvalho e Roberto.
Acção disciplinar: C.A. Nandinho 75’,

Augusto Oliveira