3 de maio de 2010

Régua 2-0 Pegarinhos
Divisão Honra AFVR - 30ª Jornada

Régua despede-se do campeonato com vitória.

Naquela que era a última jornada do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real, disputava-se no Estádio Municipal Artur Vasques Osório, um jogo em que a pressão do resultado estava do lado do Pegarinhos dado necessitar da vitória para se manter neste campeonato.

Entrou melhor o Régua na partida, que no espaço de 10 minutos criou duas oportunidades de golo iminente. Na primeira, Paulo Roberto de livre deu o primeiro aviso, e depois Tiago Nóbrega, num remate de meia distância fez a bola passar muito perto do ferro da baliza de Carlos Silva. A partir deste momento, o Pegarinhos conseguiu equilibrar, e aos 13 minutos Zé Luís rouba a bola a um jogador reguense, ganha posição e atira para grande defesa de Éder, e aos 27 minutos é Pedro quem desfere um remate que não passa longe da baliza reguense. Mas o Régua respondeu logo a seguir por Paulo Roberto, obrigando Carlos Silva a aplicar-se a fundo. Em cima do minuto 45, Zé Diogo, de livre faz a bola passar muito perto da baliza do Pegarinhos, no entanto o intervalo chegaria com o 0-0 no placar.

O segundo tempo iniciou-se com novo sinal mais do Régua, só que o jogo apresentava-se lento, característico dos jogos de fim de época. Mas a primeira oportunidade de golo iminente desta segunda parte verificou-se ao minuto 58, com o guarda-redes Carlos Silva a bater a bola para a frente, descobrindo Zé Luís que ganha posição, mas acaba por rematar ao lado. Volvidos 6 minutos é Tiago Nóbrega que desfere um remate fortíssimo para espantosa defesa do guardião do Pegarinhos, com a bola ainda a bater na trave. Na sequência do canto, surge o 1-0 para o Régua por Tiago Silveira. Um golo que se pode dizer que foi “às três tabelas”. Os visitantes acusaram fortemente este golo, e a partir desta fase do jogo mostraram ser uma equipa sem soluções para atacar a baliza de Éder, criando perigo unicamente através de livres cobrados por Zé Luís, o melhor do Pegarinhos neste jogo. Aos 79 minutos o SC Régua iria chegar ao 2-0. Boa jogada de ataque dos reguenses, com Paulo Roberto na esquerda a ganhar a linha de fundo, a cruzar para mau alívio da defesa do Pegarinhos, sobrando a bola para Márcio (jogador ainda júnior) que atirou para o fundo das redes da baliza de Carlos Silva, estabelecendo o golo da tranquilidade, se dúvidas ainda houvessem. Aos 83, o Régua ainda poderia ter dilatado a vantagem por intermédio de Quinzinho, mas o remate do médio saiu ao lado do poste de Carlos Silva. No entanto o resultado estava consumado e 2-0 seria o resultado final.

Com esta vitória, o Régua termina o campeonato da Divisão de Honra da AFVR na 7ª posição com 48 pontos. Por sua vez, o Pegarinhos é despromovido e no próximo ano disputará a 1ª Divisão Distrital AFVR.

De referir ainda que devido ao falecimento de Ricardo Teixeira, figura ligado ao clube reguense durante muitos anos, toda a equipa do Sport Clube da Régua bem como equipa técnica apresentaram-se no Estádio Municipal Artur Vasques Osório com uma faixa negra no seu braço esquerdo, à semelhança de a bandeira do clube ter sido colocada a meia haste.

Rui Pinto

Ficha de jogo:

SC Régua:
Éder, Sérgio Cardoso, André Silva, Tiago Nóbrega, Paiva, André Viamontes, Tiago Silveira, Zé Diogo, Quinzinho, Paulo Roberto.
Suplentes: António Augusto; Pedro Carvalho, Cissé, Márcio, Alexandre Mendes, Plantas, Cristiano
Treinador: Tozé Marques
Substituições: Saiu Luís Carlos, entrou Márcio (57’), Saiu Paulo Roberto, entrou Cristiano (81’), Saiu André Viamontes, entrou Plantas (82’)

Pegarinhos: Carlos Silva, Vidazinha, Dany, Jonas, Teixeira, Ligeiro, Barroso, Chiquinho, Zé Luís, Luís, Pedro
Substituições: Saiu Luís, entrou Kanu (75’), Saiu Chuiquinho, entrou Fraga (83’), Saiu Vidazinha, entrou Fernando (86’)
Treinador: Baptista

Cartões amarelos: Quinzinho (18’)