26 de abril de 2010

Vilar de Perdizes 0-2 Fontelas
1ª Divisão Distrital – 26ª Jornada

Façam favor de ser felizes…

Derradeira oportunidade, última chance, chamem-lhe o que quiserem mas este era o sintoma da doença que afectava fontelenses antes desta partida, visitando um, muito difícil, terreno do actual, e definitivo, 6º classificado, a quem a pressão dos resultados já nada traria de bom.

A cabeça havia sido preparada durante a semana para que só a vitória interessaria para depois se ver quais as repercussões que, conseguidos os primeiros objectivos, trariam à eventual classificação final da equipa. Foram 90 minutos muito interessantes e disputados com uma equipa a querer ganhar e outra assim, assim. E com este assim, assim, quero dizer que se houve alguém que quis ganhar esses foram os fontelenses.

Mas, vamos de inicio: logo nos minutos iniciais, os visitantes procuraram chegar à baliza adversária rapidamente mas foi de bola parada que o conseguiriam, através de livres executados para a luta do futebol aéreo, onde Norberto gerou o primeiro momento de frisson ao antecipar-se ao guardião contrário, saindo a bola ligeiramente acima do travessão. Este era um primeiro sinal da importância desta partida, mas foi, também, o único de uma meia parte de fraco futebol atacante nervoso, de ambas as partes. Dúvida acerca desta opinião podia surgir, é certo, mas justificações, essas ficariam em aberto para os segundos 45 minutos.

Será que os donos da casa iriam manter o baixo ritmo de jogo e ficariam na expectativa de ver o que os visitantes trariam de intencionalidades? Assim, foi um Fontelas mais mexido que entrou para a segunda metade, mas que acarretou que, também, o Vilar Perdizes mudasse de ritmo e, aproveitando má saída ofensiva do sector recuado fontelense, Micael e Pedro Duarte desperdiçaram valorosa ocasião.

Mas a resposta foi, definitivamente, eficaz. De bola parada, Toni Monteiro, solicitou, de forma concisa, Leandro e Tiago, com este último a bater, inapelavelmente, Nelson, para a abertura de contagem. A vencer, os fontelenses tinham obtido o primeiro propósito, reorganizando-se em campo para suportar a, previsível, reacção contrária, visível nas movimentações e dureza impostas nas disputas de bola que, a seguir, se verificaram.

Apercebendo-se da situação, o bloco fontelense recuou, deixando um espaço na intermediária, perfeitamente controlado, para saídas ofensivas rápidas, através da velocidade de Leandro, Daniel e Kiko. De novo numa bola parada, executada rapidamente por Luis Monteiro, Bruno Soalheiro captou a bola, solicitou a velocidade de Daniel que obrigou Nelson a defesa apertada, largando para a frente, surgindo Leandro oportuno a carimbar uma margem tão confortável, quanto importante e festejada.

Faltavam ainda muitos minutos para o final da partida mas já poucos acreditariam que fosse possível inverter a tendência dos 3 pontos em disputa. O futebol tornou-se quezilento, pesado, com rudeza até, mas onde as balizas, não mais, foram importunadas e o resultado manteve-se inalterado até final.

De ouvidos na rádio, a sonhar com os resultados adversos dos adversários, fontelenses sentiam-se realizados nos seus objectivos, e o 3º lugar obtido sabe a pouco para a qualidade desta equipa. Ainda assim, e parafraseando uma famosa claque deste país, “Allez Montalegre Allez!” pode ser a prancha de subida de divisão tão procurada pelas banda durienses, com toda uma aldeia a torcer, geminada no sonho, pela manutenção nos nacionais da equipa barrosã. Desta temporada, ponto final e até para o ano!

A arbitragem acabou por não ter influência no resultado e daí não se pode esperar muitas mais coisas, mas fica o reparo que, aquando do endurecimento do jogo, não houve a devida precaução e preparação da equipa de arbitragem para esse facto, algo a rever ao fim de uma temporada.

Por: NCorreia


Ficha do jogo

Jogo no Campo da Lage, em Vilar Perdizes

Árbitro: Fernando Pinto, de Pedras Salgadas
Auxiliares: Rui Rocha e Luis Miguel Martins

VILAR PERDIZES – Nelson; Pedro Duarte, Hugo, Cândido (Márcio Vilabril, 75’) e Márcio Rodrigues; Carlitos, Jaiminho, Hélder (Tiago, 63’) e Micael; Carlos Kekas (Nuno Carrelo, 78’) e António

Suplentes não utilizados: Fernando, Nuno Araújo e João Silva

Treinador / Jogador: Nelson

FONTELAS – Mário Rui; Hugo Ermida, Tiago, Norberto e Luis Monteiro; Toni Monteiro, Ricardo Almeida, Bruno Soalheiro e Kiko (Gil, 84’); Hugo Bareta (Leandro, 18’) e Pedro (Daniel, 55’)

Treinador: Ricardo Teixeira

Ao intervalo: 0 – 0

Cartões Amarelos: Micael (32’ e 90+3’), Jaiminho (53’), Cândido (57’) e Márcio Rodrigues (79’) para o Vilar Perdizes; Leandro (42’), Hugo Ermida (49’), Ricardo Almeida (57’ e 80’) e Bruno Soalheiro (83’) para o Fontelas

Cartões Vermelhos: Micael (90+3’, acum.) para o Vilar Perdizes; Ricardo Almeida (80’, acum.) para o Fontelas

Marcadores: Tiago (53’) e Leandro (65’).