3 de maio de 2010

Mondinense 8-1 Valpaços
Divisão Honra AFVR - 30ª Jornada

Goleada na festa do título.

O Mondinense F.C brindou os sócios, adeptos e simpatizantes do clube com uma excelente exibição e mais uma goleada na despedida do campeonato onde se sagrou campeão da Divisão de Honra da A.F.V.R.

A equipa de Mondim de Basto apresentou uma equipa novamente sem João Miguel mas com três avançados Simão, Ibraima e o regressado Catana sendo que o primeiro muitas vezes se colou ao lado direito.

O inicio do jogo não foi nada prometedor e logo aos cinco minutos Célia Santos começou a complicar o que se previa um jogo fácil ao assinalar uma grande penalidade contra o Mondinense, uma decisão muito discutível. O Valpaços fez o 0-1 mas o Mondinense não caiu e lançou-se para uma grande exibição a partir desse momento. Na sequência de um livre Zé Henrique cabeceou para o 1-1, alguns minutos depois no seguimento de novo livre foi a vez de Simão desviar com o pé para o fundo da baliza e fazer o 2-1 dando a volta ao marcador. Ibraima, uma das figuras em destaque na época da equipa de Mondim de Basto, teve em destaque no terceiro golo com uma excelente arrancada pelo flanco esquerdo cruzando depois para Simão encostar e elevar o marcador para 3-1. As coisas complicaram-se ainda mais para os homens de Valpaços quando António foi expulso por palavras e ao intervalo o resultado era de 4-1 com um golo de cabeça de Catana.

Praticamente na primeira jogada da segunda parte Catana fez o 5-1 com um bom remate e previa-se que a goleada pudesse subir a números ainda mais expressivos. Simão podia ter feito o terceiro golo mas perdeu muito tempo na área e a bola acabou por ficar em um defesa da equipa visitante. Em mais um lance de bola parada Catana fez o 6-1 e Ibraima com um excelente trabalho dentro da área do Valpaços marcou o 7-1. O último golo foi marcado por Jonas com o jogo a acabar pouco depois e os adeptos tinham mais que razões para estarem satisfeitos pois num jogo em que a equipa de Mondim de Basto podia estar mais relaxada por ter já cumprido o seu objectivo foi competente e conseguiu nova goleada em seu estádio para a despedida perfeita.

Célia Santos não esteve bem e o trio de arbitragem foi mesmo a pior equipa além do penalti mal marcado e da expulsão de António (que sendo por palavras não dá para ser analisada) a juíza parou muitas vezes o jogo e acabou por complicar o que era fácil.

O campeão junta ao titulo o facto de ser o melhor ataque da prova com 89 golos (+24 golos que o segundo melhor ataque) e com o prémio de melhor marcador para Catana com 22 golos, sendo que em segundo lugar também ficou um jogador do Mondinense, Ibraima com 19 golos. O Mondinense foi também a segunda melhor defesa do campeonato (21 golos sofridos) sendo que o Santa Marta, que também fez um excelente campeonato, foi a defesa menos batida com 19 golos sofridos.

A festa da equipa de Mondim de Basto continuou depois do jogo com a presença de todas as camadas jovens, entregas de medalhas, faixas, etc. Além dos parabéns aos jogadores e treinador saudaram-se também todos aqueles que também ajudaram a que a subida fosse possivel, desde o roupeiro ao presidente do Mondinense todos tiveram direito a uma salva de palmas.

Os parabéns ao Mondinense, Vila Real, Alijoense e Santa Marta por um dos melhores e mais competitivos campeonato da A.F.V.R dos últimos anos.

P.S - As sentidas condolências para a família do treinador do Fontelas Ricardo Teixeira que perdeu a vida num acidente na A24 neste fim-de-semana.