1 de fevereiro de 2010

Boticas 1-2 Vidago
Divisão Honra AFVR - 18ª Jornada

Arbitragem muito contestada.

André Santos foi, no último domingo, o protagonista do "clássico" entre Boticas e Vidago, que terminou com a vitória dos visitantes. Num jogo com escassos motivos de interesse, o árbitro acabou por estar no centro das atenções devido a decisões muito contestadas

Boticas e Vidago, proporcionaram um fraco espectáculo de futebol ao público que este domingo se deslocou ao Estádio Municipal de Boticas. Foi um jogo com golos, emoção e incerteza no resultado até ao apito final onde as duas equipas lutaram para vencer.

Entrou melhor no jogo o Vidago que vê em vantagem no marcador quando iam decorridos apenas dois minutos de jogo através da marcação de uma grande penalidade, concretizada por Portal, numa jogada algo duvidosa.

Enfim um dia ameno com o sol por vezes a raiar para alegria de todos os amantes do futebol, pois a deslocação do Vidago a Boticas era conotada de complicada, uma vez que a turma comandada por Marco Bernardes tinha, e continua com uma posição algo delicada na tabela classificativa.

Quanto ao jogo, assistimos a uma partida muito disputada, com agressividade e raramente bem jogada. Foram poucos os lances de bom futebol praticados no municipal, em Boticas.

Ainda assim, muito publico, para assistir a alguns momentos com cheiro a golo. A equipa visitante foi a primeira a criar perigo junto da baliza á guarda de David, mas, o mau futebol persistia. E, a formação da casa, no primeiro tempo, raramente chegou convenientemente à área adversária e os restantes lances, para os homens da casa, eram provenientes de confusões de bola no ar.

Se o lance logo aos 2 minutos que originou o primeiro golo do Vidago foi duvidoso, polémico foi também o penalty assinalado aos 36 minutos, a punir uma presumível falta de Nuno Rendeiro que permitiu que Luís Carvalho restabelecesse a igualdade.

O jogo aproximava-se do intervalo, sem que a qualidade do futebol praticado por ambas as equipas melhorasse. Os Vidaguenses sempre que podiam saiam em contra ataque a tentar a sua sorte, mas a defensiva do Boticas lá ia afastando o perigo, e segurando um precioso ponto que tanto jeito lhe dava.

Mas, não há duas sem três e quando iam decorridos 42 minutos de jogo estala nova polémica no municipal de Boticas quando o juiz da partida decide assinalar nova grande penalidade a castigar a equipa da casa. Portal foi novamente chamado para a sua conversão, e não desaproveitou esta clara oportunidade de colocar novamente a sua equipa em vantagem no marcador. O intervalo chegava com os Albi-Negros a vencerem por 1-2.

Se a primeira parte foi mal jogada, no segundo tempo a situação não se alterou.

Quando iam decorridos 51 minutos reclama-se nova grande penalidade quando Buba numa disputa com Portal cai dentro da área de rigor dos visitantes. Nesta jogada ficamos com algumas dúvidas se não teria mesmo havido lugar á marcação do castigo máximo. Tivemos a percepção de que o avançado do Boticas teria sido carregado ficando por assinalar grande penalidade.

Nervos à flor da pele

Ninguém estava satisfeito com o resultado e com isso quem saiu beneficiado foi o espectáculo com uma toada de tu-cá-tu-lá. O jogo cresceu de intensidade e agressividade, assistindo-se então a algumas faltas duras, originando algumas picardias dentro e fora das quatro linhas.

Aos 63 minutos os da casa desperdiçam um clara oportunidade de igualarem novamente a partida Luizinho não acreditou em tantas facilidades e dentro da pequena área do Vidago só com Cabreca pela frente não consegue acertar entre os postes rematando para fora. O Boticas via assim gorada esta soberana oportunidade para igualar novamente a partida.

Curiosamente os últimos minutos da partida foram os mais bem disputados e onde sugiram as melhores oportunidades de golo. E já com o cronómetro em cima do minuto 90, Nino, beneficiando dum natural adiantamento da equipa da casa, isola-se, e só com o guarda-redes pela frente não consegue marcar. Valeu aqui a excelente intervenção de David.

Na jogada imediata o mesmo interveniente e numa jogada passada a papel químico também não consegue marcar mas, aqui, foi nitidamente derrubado por um defensor da casa quando se preparava para rematar á baliza. Mais uma grande penalidade que ficou por assinalar.

Esta foi uma das várias decisões de André Santos que mereceram forte contestação e contribuíram para que o trabalho da equipa de arbitragem tenha de ser considerado negativo.

Das três grandes penalidades assinaladas quase que podemos garantir que nenhuma existiu. Contrariamente Ficamos com grandes duvidas na queda de Buba na área do Vidago e sem qualquer duvida na falta sobre Nino na área do Boticas.

Resumindo O Sr. André Santos assinalou o que não devia e deixou claramente passar o que teria que ser assinalado.

E quando o árbitro pretende ser o protagonista da partida, quem sai prejudicado é o futebol.

Mais fotos aqui.

Ficha de Jogo:

Árbitro: André Santos
Auxiliado por: Pedro Oliveira e Jorge Silva

GD Boticas: David, Zé Beça, Patrik, Luizinho, (Humberto aos 79”) Adérito, Luís Carvalho, Buba, Júlio, Guimba, (Jorge aos 57”) Ruca, Gilberto.(Paulo aos 66”)
Suplentes não utilizados: Ricardo, Ambrósio, Suoi e Malta..
Treinador: Marco Bernardes
Marcador: Luis Carvalho aos 36”
Acção disciplinar C. A: Júlio aos 1”, Malta aos 19”, Guimba aos 32”, Luizinho aos 42, Buba aos 51”, Patrik aos 81”.

Vidago FC: Cabreca, Márcio Hélio, Portal e Nuno Rendeiro, André Oliveira, Nacho e Guillaume, (Eduardo aos 88 “ Pedro Bouças, (André Veras aos 66”) Castelo (Diop aos 79”) e Nino.
Suplentes não utilizados: Geadas, Filipe e Daniel.
Treinador: Júlio Batista
Marcador: Portal aos 2” e 42””
Acção disciplinar: C. A: Nuno Rendeiro aos 35”, Pedro Bouças aos 57” e André Veras aos 85”.

Texto: Augusto Oliveira

Foto: Vidagofc.no.sapo.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma boa encomenda esta equipa de Arbritagem...Assim o pessoal de Boticas não vai lá das pernas...Fui ver o Jogo e sinceramente...jogo fraquinho com arbitro muito influenciador no resultado dava para perceber que havia todo o interesse em que o boticas perdesse pontos...o vidago nem aquece nem arrefece... enfim devagar devagarinho lá vai o boticas...mas tb a direcção aposta no futsal certo...andam em 8º e reforçam... no fut 11 andam em ultimo e nada... têm que rever....
Cumprimentos...de um Flaviense

1 de fevereiro de 2010 às 19:02
Adepto bola disse...

Que miséria de jogo. Tudo mau, equipas e arbitro pelo triste espectáculo. Mereciam perder as duas equipas e o arbitro fazer um curso de aprendizagem. Marcou o que não foi e não marcou o que devia ser marcado.Que é feito da dita grande equipa do Vidago, pergunta-se. O Boticas já tem o destino traçado não é para admiral. Asim o pessoal dá o tempo e dinheiro por mal empregue. O Boticas ainda ficou prejudicado pois ficou a haver um penalty dos verdadeiros.

1 de fevereiro de 2010 às 20:33
Anónimo disse...

Que jogo tão fraquinho,foi mesmo muito mau,com jogos destes ng vai aos estádios...o vidago tem por obrigação de fazer mto mais e melhor...Há dias em que jogadores, árbitros, treinadores ñ deviam sair de casa...Dois treinadores mto mas mto fraquinhos...espero que melhores dias aí venham,pois é o que os amantes do futebol cm eu querem...Saudações de um adepto do bom futebol

2 de fevereiro de 2010 às 09:48