29 de março de 2010

Lobrigos 0-3 Valpaços
Divisão Honra AFVR - 26ª Jornada

Valpaços mais eficaz

Jogo algo tenso este que assistimos no municipal de Santa Marta. Frente a frente duas equipas que vinham de vitória fora de portas e que partilhavam o mesmo numero de pontos (22). Carlos Guerra e os seus pupilos traziam a lição bem estudada para não perder na sempre difícil “casa” do Lobrigos.

Mas foi o Lobrigos que entrou melhor na partida e logo aos 6 minutos num canto marcado por Marquinhos, Sapi no interior da área cabeceou para o ângulo superior esquerdo da baliza de Vitó, correspondendo este com uma excelente defesa para canto. Minuto 15, numa excelente jogada de Marquinhos culminado com um não menos cruzamento onde apareceu Sapi junto á a marca de grande penalidade cabeceando, mas desta feita fazendo passar a bola a escassos centímetros da baliza de Vitó. Era o melhor período dos Lobricenses.

Estas duas jogadas foi como o despertar os homens do Valpaços, que depois de um ajustamento táctico de Carlos Guerra, colocando os avançados Maurício e Calado mais perto do sector defensivo do Lobrigos impedindo estes de subirem no terreno e o sector intermediário aniquilou os homens mais criativos da casa (Armindo e Marquinhos) e foi assim que logo aos 19 minutos numa excelente jogada de António foi a linha de fundo fazendo um cruzamento perfeito, levando a bola a passar toda a área não aparecendo qualquer colega para dar a melhor sequencia a esta jogada.

A partir desta altura os homens do Valpaços começaram a tomar conta do jogo, criando algumas situações de perigo e que vieram a dar o seu fruto ao minuto 45 mais uma vez tendo como protagonista António desta vez numa jogada idêntica a anterior aparecendo Pedro nas costas dos defesas Lobricenses fazendo o primeiro golo da partida.

Na segunda parte Carlos Guerra vindo-se em vantagem e não fosse «o diabo de tecêlos» tirou o já amarelado e experiente Maurício e fez entrar o jovem (ainda júnior) Cavalo, que veio dar mais frescura ao ataque.

Jogando num sistema de contra ataques e ataques rápidos Valpaços ia levando a “água ao seu moinho” e Teixeira aos 60’ poderia aumentar a vantagem, fazendo o impossível, livre de qualquer opositor e em cima da linha da pequena área rematou por cima do travessão de Fontinha. Aos 72’ Lobrigos beneficia de uma grande penalidade que Fisga desperdiça perdendo a oportunidade de empatar a partida, rematando de maneira a que o guardião Vitó corresponde com uma excelente defesa.

Quanto a nós, foi “o baixar dos braços” dos comandados de João Carlos Silva, pois animicamente foram se a baixo, crescendo os de Valpaços que com a frescura de Cavalo e Mika foram se aproximando com mais frequência e perigo da baliza de Fontinha, e mesmo ao “cair do pano” o Valpaços fez dois golos de “rajada” por intermédio de Cavalo e António, colocando o resultado final.

Quanto á equipa de arbitragem André Santos é um arbitro em ter em conta teve uma tarde (apesar do percalço da lesão de um dos seus assistentes que teve de ser substituído ao intervalo por um ex arbitro António Araújo) excelente, fazendo por isso (passe a redundância) uma excelente arbitragem.

Por: I.M.

Ficha do jogo:

Jogo Estádio Municipal de Santa Marta
Arbitro: André Santos
Auxiliares: Cláudio Ferreira, Gilberto Patuleia/António Araújo

Lobrigos: Fontinha, Nuno (cap), Mokas, Daniel, Pedro Sousa, Ricardo (Juan), Armindo, Marquinhos, Sapi, Fisga e Lucas
Treinador: João Carlos Silva

Valpaços: Vitó, Rendeiro, Zé Maria (cap), Calado, France, António, Néné, Teixeira, Pedro, Maurício (Cavalo), Hélio (Mika).
Treinador: Carlos Guerra

Cartões amarelos: Maurício, António, Teixeira, Calado, Mika, Vitó (Valpaços)
Pedro Sousa, Marcos ( Lobrigos)
Cartão Vermelho: Bruno – Valpaços

Golos: Pedro 45’, Cavalo 86’ e António 91’