29 de março de 2010

Vidago 1-0 Santa Marta
Divisão Honra AFVR - 26ª Jornada

Venceu a equipa que foi mais feliz...

Até aos 15 minutos e jogo verificava-se pelo desenrolar das jogadas que as equipas queriam marcar o mais cedo possível. Antevia-se ainda que se iria disputar um bom jogo, dado estarem frente a frente duas das grandes equipas deste campeonato. Justino Ribeiro apresenta-se em campo a contra atacar e assim tentar surpreender a defesa Albi-Negra, a qual ia contrariando os intentos da equipa forasteira.


Foi no entanto a equipa Vidaguense que dispôs da primeira oportunidade para poder marcar iam decorridos apenas 2 minutos de jogo, Néné tirou ‘o pão da boca’ a Eduardo, com uma magnífica defesa impedindo assim que a equipa da casa se colocasse em vantagem no marcador. Era notória a pressão dos homens de Júlio Batista que poderia voltar a dar frutos quando aos 9 minutos Pedro Adão na cobrança de um livre faz a bola passar a escassos centímetro da baliza adversária.

O técnico Vidaguense por motivo da onda de lesões que afecta a sua equipa, continua a ter que fazer grandes exercícios mentais para constituir um conjunto capaz de enfrentar estes últimos jogos e as opções vindas do banco são muito poucas porque também estes passam por pequenas lesões caso de André Oliveira, Guillaume e mesmo Diop se juntarmos o castigo aplicado a Nino e as saídas por lesão neste jogo de Daniel e Eduardo, facilmente poderemos concluir que o técnico Albi-Negro irá ter uma tarefa bastante complicada para arranjar um, onze para jogo da próxima sexta-feira onde vai defrontar o Vila Real nas meias-finais da Taça da AFVR.

Mas, nem mesmo com todas estas vicissitudes o Vidago deu uma boa réplica e acabou por levar de vencida esta complicada equipa do Santa Marta que se apresentou em Vidago na sua máxima força e com a moral em alto porque antes do jogo se iniciar estava apenas a um ponto do segundo classificado da tabela classificativa.

Durante os primeiros 45 minutos assistimos a uma partida com lances repartidos mas com duas equipas a jogarem de forma distinta enquanto que o Vidago tentava jogar um futebol apoiado, o Santa Marta jogava com um futebol directo que é uma característica desta equipa mas, o equilíbrio entre os dois planteis era mais que evidente e até em oportunidades de golo as coisas se iam repartindo.

E se nos primeiros 10 minutos foi a equipa da casa que dispões de duas boas oportunidades para poder marcar, aos 40 minutos Barroso, ganha bem as costas à defesa do Vidago e só com Cabreca pela frente remata á rede lateral e não consegue materializar aquela que foi a melhor oportunidade da sua equipa.

O Nulo no marcador, resultado que se verificava ao intervalo ajustava-se na perfeição ao desenrolar do jogo, nestes primeiros quarenta e cinco minutos.

A segunda metade começa praticamente com as substituições da praxe mas, se Justino Ribeiro tinha no banco gente operacional já a Júlio Batista não lhe restava outra solução que não fosse substituir lesionados por semi-lesionados.

E com este panorama, o Vidago realiza a primeira substituição ao minuto 63 quando Diop rende Bouças o eixo do ataque da equipa da casa mas, volvidos apenas 7 minutos novo contratempo para Júlio Batista que vê sair o seu lateral esquerdo Daniel lesionado (mais um a juntar ao lote) e não lhe resta outra alternativa do que colocar em campo Guillaume outro lesionado ainda em fase de recuperação.

Mas com todas estas contrariedades o jogo decorria e ia-se assistindo a uma boa partida de futebol, que só ia pecando por falta de golos. O Santa Marta com as alterações introduzidas refrescou a equipa, porque com dinamismo imposto pelo jogo, era notório o desgaste físico em alguns jogadores e Justino sentia que poderia sair de Vidago com um resultado positivo

Só que, á passagem do minuto 82 Guillaume em esforço acabaria por concretizar e dar os três pontos á sua equipa. Por ironia do destino teria que ser um jogador ainda em fase de recuperação e á três semanas sem treinar que acabaria por ser o homem do jogo. O seu remate feito á entrada da área, com alguma sorte á mistura entrou na baliza adversária onde Néné não terá ficado totalmente isento até porque o remate do avançado Vidaguense sendo bem colocado nem levava muita força.

Com o final do jogo a aproximar-se, o Vidago procurou gerir, todavia a equipa forasteira, por duas vezes, poderia ter conseguido o empate. Já em tempo de compensação, que foram de quatro minutos, André Oliveira, também em recuperação e que tinha substituído André Veras numa boa jogada de envolvência da sua equipa, isola-se e á saída do guardião Penaguiota tenta um chapéu e por pouco não dilata a vantagem no marcador.

O jogo acabaria por terminar com vantagem pela mínima dos Albi-Negros mas onde o equilíbrio foi uma constante e ninguém teria saído descontente do João de Oliveira se o resultado final deste confronto tivesse terminado com a divisão de pontos.

Nuno Cabral, árbitro da partida passou despercebido. No cômputo geral realizou um trabalho tranquilo e sem problemas e quando assim é quem ganha é o futebol.

Por: Augusto Oliveira

Ficha do Jogo:

Árbitro: Nuno Cabral
Auxiliares: Márcio Teixeira e Marina Almeida

Vidago: Cabreca, Márcio, Nuno Rendeiro, Portal e Daniel, (Guillaume 70’) Pedro Adão Nacho e André Veras, (André Oliveira 73’) Eduardo, Pedro Bouças (Diop 63’) e Castelo
Treinador: Júlio Baptista

Santa Marta: Néné, Jorginho, Armando, (Jusko 79’) Dani, (Sérgio Gouveia 52’) Feliciano, Bruno Figueiredo, Marante, João Mário, Ricardo Martins, Cenoura, Barroso
Treinador: Justino Ribeiro

Marcador: Guillaume aos 82’