4 de abril de 2010

Vila Real 2-1 Vidago
Meia-final Taça AFVR

Vila Real e Murça disputam final

No regresso ao Campo do Calvário, para disputar a meia-final da Taça AFVR, o Vila Real conseguiu, na passada sexta-feira santa, o passaporte para a final, ao derrotar o Vidago pela margem mínima.
O Murça SC é outro finalista da Taça, depois de derrotar o rival Alijoense (3-1), numa final ainda sem recinto previsto.

O Vidago, algo desfalcado, entrou com algum nervosismo e os primeiros minutos pertenceram ao Vila Real. O primeiro golo surgiu, por isso, sem surpresa. Castanha foge pela esquerda do ataque, cruza e Moura aproveita alguma displicência do sector mais recuado do adversário, para atirar para o fundo das redes.

O Vidago reagia e aos 20 minutos, Pedro Adão fez o primeiro aviso. Na marcação de um livre à entrada da área da equipa da casa, o atacante obriga Pedro a uma grande defesa. Na resposta, Moura consegue fugir à defensiva vidaguense e por pouco não ampliava a vantagem. Quase a terminar a primeira parte, o Vidago ainda dispôs de mais uma excelente oportunidade para marcar e ir para os balneários com uma igualdade no marcador mas, o remate de André Veras na sequência de um lance de bola parada, originou mais uma grande intervenção do guardião vila-realense.

A segunda parte arrancou com mais uma bela oportunidade para o Vila Real dilatar o marcador, num lance ensaiado por André Azevedo, que apenas terminou na trave da baliza de Cabreca.

Entretanto, para contrariar a crescente aproximação do Vidago à baliza de Pedro, Carlos Felisberto tira Conceição e coloca em campo Bessa, para refrescar o ataque. A perder pela margem mínima, o Vidago surgia mais acutilante e Júlio Batista acreditou que podia levar o jogo para prolongamento. Aos 75 minutos abdica mesmo do defesa Márcio e coloca em campo Pedro Bouças, que como sempre se mostrou muito interventivo.

Aos 87 minutos o Vila Real é agraciado com uma oportunidade de ouro para “matar” o jogo. Num lance muito discutido, André Azevedo é derrubado na área adversária e Pedro Mesquita assinala grande penalidade. Francis agradece, coloca a bola na marca e põe um ponto final na eliminatória.

Ainda antes de terminar, outra jogada algo polémica permite um resultado mais penoso para o Vidago. No decorrer de uma investida vidaguense há um defensor do Vila Real a jogar a bola com a mão, supostamente dentro de área, mas Pedro Mesquita assinala livre fora da grande área. Na sequência desta jogada, Daniel acaba mesmo por reduzir a desvantagem.

Em cima do final do encontro, o árbitro da partida ainda foi a tempo de expulsar centro-campista do Vidago, André Oliveira.

Ficha de Jogo:

Árbitro: Pedro Mesquita
Auxiliado por: Bruno Costa e Diogo Mesquita

Vila Real: Pedro, Conceição (Bessa, 53’), Fredy, Francis, Mica, Diogo, Castanha, Mico (André Teixeira, 60’), Moura, Shuster (Henrique, 23’), André Azevedo.
Treinador: Carlos Felisberto

Vidago: Cabreca, Márcio, Nuno, Portal e Daniel, Nacho Pedro Adão e André Veras, Eduardo Diop e Castelo.
Treinador: Júlio Batista

Marcador: Moura 11’, Francis 89’, Daniel 90’.
Acção disciplinar: C.V. André Oliveira 44’