19 de abril de 2010

Vidago 4-0 Fiolhoso
Divisão Honra AFVR - 28ª Jornada

Vitória sem contestação dos “Albi-Negros”

Em Vidago, Vila denominada de Termal, defrontaram-se, no Campo João de Oliveira, duas formações que ao longo do campeonato vão apresentando as suas forças e fraquezas, mas com demonstrações de um futebol aceitável, num campeonato fértil de surpresas, onde as duas equipas se situam em duas posições estáveis, o com o sentimento do dever cumprido.

Entraram bem no jogo os pupilos de Júlio Batista que nos primeiros 45 minutos de jogo usufruíram de Várias oportunidades para inaugurar o marcador e a denotarem que iriam jogar abertamente ao ataque e a quererem marcar cedo, mas o Fiolhoso deslocou-se a Vidago com intenções de pontuar. Montou um esquema defensivo bastante rígido e ia aguentando o caudal ofensivo dos Albi-Negros que só em cima dos primeiros 45’ conseguiram iludir a teia defensiva do Fiolhoso e inaugurar o marcador através de Diop

À passagem do quarto de hora de jogo o prélio pendia para um equilíbrio, as linhas atrasadas do Fiolhoso estavam afinadas aguentando o ímpeto dos dianteiros contrários.

À meia hora de jogo este encontrava-se muito movimentado, os Vidaguenses procuravam a todo o custo que o marcador funcionasse mas, por inoperância dos seus atacantes ou por mérito do sector defensivo contrário esta situação ia sendo adiada para desespero do respeitável.

Quando o cronómetro marcava 45 minutos de jogo surge o primeiro golo do encontro e para os anfitriões. Numa jogada pela ala esquerda e já á entrada da área, o defesa esquerdo Daniel, remata para a baliza o guardião Márcio que foi um dos melhores em campo faz uma defesa incompleta e oportuno Diop aparece para empurrar para o fundo das redes. Estava feito o mais difícil. Inaugurar o marcador.

Antes do final da primeira parte existe mais uma oportunidade na marcação de um livre directo e frontal à baliza de Márcio mas de seguida Fernando Pinto manda toda a gente para os balneários para o merecido descanso.

Confirmação na segunda metade

Vem o reatamento e com ele a continuidade do futebol atacante por parte da equipa da casa. Desconfiava-se que neste segundo período e já em desvantagem no marcador, que a equipa do Fiolhoso com o intuito de levar pelo menos um ponto de Vidago, subisse as suas linhas e desse mais espaços aos Albi-Negros permitindo que estes pudessem por em prática o seu futebol e de facto foi isso que aconteceu. Mas, ao pretender ser mais arrojado, o Fiolhoso arriscava-se a sofrer e á passagem do minuto 51, rápida triangulação do meio campo Vidaguense com a bola a cair nos pés de Guillaume que entra na área remata para o 2-0.

Os rapazes de Fiolhoso, tentavam neutralizar o ímpeto dos Vidaguenses que reentraram em campo com mais convicção, em vantagem no marcador a querer dilatar o resultado do jogo. Ricardo Cruz, na tentativa de rectificar o défice da sua equipa faz duas alterações faz sair José Miguel e Hugo Letra e coloca em campo Pitrês e Bruno Teixeira. Minutos depois Júlio Batista responde e faz sair Márcio e Diop e Eduardo para o seu lugar manda entrar Castelo e Nino e André Veras.

Os Albi-Negros carregavam com insistência mas os forasteiros não queriam sair de Vidago com a mesma receita da época anterior e tentavam a todo o custo sacudir a pressão exercida pelos Vidaguenses mas, os últimos minutos da partida foram de forte pressão por parte dos da casa que não davam descanso á defensiva contrária e á passagem do minuto 44 numa jogada de raiva e insistência, Castelo á entrada da área engatilha com o seu pé esquerdo e num remate de belo efeito eleva a contagem e coloca a sua equipa a vencer por 3-0.

Os comandados de Júlio Batista mesmo a vencerem por três bolas a zero e com o crono a aproximar-se do tempo final, não levantaram o pé do acelerador e continuaram a pressionar o seu opositor até que mesmo em cima do final do tempo de compensação e fruto da pressão exercida, os Albi-Negros ainda tiveram tempo para dilatar o marcador e brindar o seu adversário com a mesma chapa da época transacta. O 4-0 foi apontado por Portal na transformação de uma grande penalidade, que com um remate forte e colocado não dá qualquer hipótese ao guardião contrário.

O tempo esgotava-se e logo após a obtenção do quarto golo por parte da equipa da casa, Fernando Pinto manda toda a gente para o banho. Foi uma vitória sem contestação dos comandados de Júlio Batista porque esteve aqui um enorme querer na vitória alcançada mas, vai um apreço para os rapazes de Fiolhoso que nunca baixaram os braços e nunca viraram a cara à luta contribuindo assim para a valorização do espectáculo.

Quanto à equipa de arbitragem chefiada por Fernando Pinto a merecer nota positiva numa partida sem casos onde imperou o bom senso.

Por: Augusto Oliveira

Ficha de Jogo

Árbitro: Fernando Pinto
Auxiliado por: Rui Rocha e Luís Martins

Vidago FC: Cabreca, Márcio, (Castelo 69’) Nuno Rendeiro, Hélio e Daniel, Portal. Pedro Adão e Nacho, Eduardo. (André Veras 75’) Diop (Nino 75’) e Guillaume.
Treinador: Júlio Batista

G.D. Fiolhoso: Márcio, Hugo Letra, (Bruno Teixeira 65’) Catarino, Agostinho, Flávio, (João Silva 31’) Hugo Silva, Sérgio Azevedo, Vítor Paiva, José Miguel, (Pitrês 59’) Nelson, Nuno Silva.
Treinador: Ricardo Cruz

Acção disciplinar: C.A. João Silva 53’, Sérgio Azevedo 55’, e Catarino 93’.

Golos: Diop 45’, Guillaume 51’ Castelo 89’ e Portal 93’.