22 de outubro de 2009

“Por golearmos o Vila Real não significa que seremos campeões”

O treinador do SC Régua, Tozé Marques, esteve este sábado no programa “Grande área”, aos microfones da RCA, para falar da actual situação do clube “duriense”, dos jovens jogadores que são alvos de cobiça, e da equipa que agora começa a conhecer-se.

Após doze anos a orientar escalões de formação em clubes como o Amarante, Vila Real, Abambres e o Lamego, o professor Tozé Marques “estreou-se” na presente época como técnico de uma equipa sénior, o SC Régua. O treinador explicou uma das razões que o levou a orientar os reguenses. “É um clube com algum historial e dimensão no nosso distrito, e como se tratava de um objectivo pessoal treinar um clube sénior, não olhei para trás”, referiu o técnico, adiantando que o convite que lhe foi endereçado pela direcção, também tinha como objectivo “coordenar todo o processo de formação do clube”.

Antes do final da época transacta, o SC da Régua viveu “dias difíceis” devido aos salários de atraso que motivaram a saída de muitos jogadores da equipa principal. A realidade que existia no clube, segundo Tozé Marques, “não agradava a qualquer treinador”, pois teve que “formar quase todo o plantel, dado que praticamente não tinha jogadores”.

Na sua opinião, esse cenário permitiu que o SC Régua começasse a preparar a nova época tardiamente. “ Houve a necessidade de definir rapidamente aquilo que era o orçamento para a equipa sénior, e a partir daí, definimos o perfil dos atletas que se enquadravam nesse orçamento”, disse o treinador do SC Régua que no final, se mostrou “satisfeito” com o seu grupo de trabalho pois conseguiu “formar uma equipa que desse estabilidade ao plantel sénior”, um plantel que ele próprio considera ter “algum futuro em termos qualitativos”.

A goleada imposta ao SC Vila Real na quarta jornada do campeonato, levou a algum deslumbramento por parte dos adeptos e simpatizantes, mas o professor garante que os objectivos estão “intactos”, ou seja, classificar-se entre os oito primeiros. “Eu não vou ser campeão ou candidato ao título só porque venci o Vila Real, nem este deixará de ser favorito pelo facto de ter perdido”, explicou o técnico, cessando desta forma o assunto que tanto deu que falar.

Apesar de o SC Régua estar a efectuar um campeonato acima das expectativas, onde ocupa a sexta posição na tabela classificativa, o professor Tozé Marques deixou bem clara a ideia de que o clube tem como principal objectivo fazer um campeonato tranquilo. “Aquilo o que a direcção pediu foi fazer uma equipa que desse suporte para o futuro e que andasse a lutar pelos oito primeiro lugares”, adiantou.

A qualidade evidente de alguns jogadores, tais como Paulo Roberto, Lucas ou Paulinho, poderá originar algumas saídas já em Dezembro, algo que o técnico desdramatiza. “Acredito que vou manter os mesmos jogadores até ao final do campeonato, mas se por ventura alguém tiver que sair, a equipa não será penalizada, porque encontraremos de imediato um substituto à altura”.

HDS (www.noticiasdevilareal.com)

0 comentários: