27 de outubro de 2009

Mário André em entrevista: "Objectivos do Alijoense não passam pela subida de divisão"

Mário André, jovem treinador do Alijoense, esteve este sábado aos microfones da RCA, no programa “Grande Área”, onde falou da situação actual do seu clube, das aspirações para a nova época desportiva e da saída de Carlos Manuel que levou à sua ascensão como treinador.

Durante a passada temporada, Mário André e Guilherme faziam parte do plantel do Alijoense, mas a repentina saída de Carlos Manuel para o comando técnico do Vila Real levou a que ambos passassem a comandar os destinos da sua equipa. A adaptação não foi fácil, mas o Alijoense acabou por se reorganizar, tendo terminado a Divisão de Honra num prestigiante 2º lugar. “Foi uma surpresa, eu era capitão, o Guilherme sub-capitão, e de repente eu passei a ser o treinador e ele o meu adjunto, aconteceu, portanto, muito rápido. Contudo, não viramos as costas à direcção e aceitamos o convite com agrado, apesar de nunca ter imaginado começar com apenas 31 anos uma carreira como treinador de futebol”, referiu Mário André.

“Para a minha equipa não foi difícil a adaptação, visto que nos conhecíamos muito bem. A única diferença foi que, a partir daí, eu passei a ser o mister Mário André, e não apenas Mário André. Penso que todos têm a noção de que quando se trata de lazer tenho uma postura, mas quando estamos em trabalho, a atitude é outra”.

Subida de divisão ainda é uma utopia

Quanto a objectivos propostos para a corrente época, o técnico mostra-se defensivo, e não se assume como candidato. “Os objectivos do Alijoense não passam nem vão passar pela subida de divisão, neste momento possuímos um plantel ideal para as nossas aspirações, e não vamos cometer loucuras ao ponto de investirmos numa futura promoção”.

Tendo em conta a actual conjuntura financeira, Mário André considera “imprescindível apostar nos escalões de formação”, com vista à “criação de uma equipa sénior com alternativas viáveis e valores da nossa região”.

Olhando atentamente para a Divisão de Honra, época 2009/2010, o técnico alijoense reconhece que está muito mais competitiva e realça a falta que o Vila Pouca faz a este campeonato. “É um clube com um enorme reconhecimento e historial, sendo indispensável a sua participação nos campeonatos seniores distritais”.

Mário André confessou-se ainda adepto do futebol atractivo, em detrimento do futebol objectivo e directo. “Admito que tenho uma metodologia de treino muito diferente dos restantes treinadores da Divisão de Honra, com métodos, por vezes, loucos. Os meus treinos, por exemplo, não duram mais do que uma hora, porque muitas vezes é difícil impor aos jogadores um esforço suplementar ao final do dia, depois de chegarem exaustos dos seus empregos”, explicou o técnico, já no final da entrevista.

FR

2 comentários:

Anónimo disse...

O treinador mai xiro e diferente do futebol. Ana P.

3 de novembro de 2009 às 16:39
Anónimo disse...

O Mister Mario Andre nao deve deixar de pensar na subida, porque que tem equipa para isso.E se a equipa continuar a lutar como ate agora vai sem duvida bater se para subir de divisao.
Nunca se esqueça que todos os domingos se joga para ganhar.Boa sorte

11 de janeiro de 2010 às 18:05