22 de outubro de 2009

Karting - Rafael Lobato novamente campeão

O piloto vila-realense Rafael Lobato sagrou-se no passado fim-de-semana campeão do CE da Escola Nacional de Karting – Alfredo César Torres, na categoria Evolução A para pilotos entre 10 e 13 anos. A prova disputou-se no circuito C do kartódromo de Baltar.

O Rafael assumiu o comando do campeonato na 1ª prova e nunca mais o largou, chegando à prova final com uma vantagem que lhe permitia alguma tranquilidade, pois se não ocorresse nenhum percalço, bastaria alcançar o 7º lugar nas Semifinais e na Final para renovar o título alcançado em 2007 e que lhe fugiu por muito pouco no ano passado. Já este ano se tinha sagrado vencedor do Sprint Show (Campeonato de Inverno), apenas lhe fugindo a vitória na Taça para alcançar o pleno.

Na Semifinal 1, o Rafael conseguiu ganhar um lugar e envolveu-se numa luta palmo a palmo com D. Mano durante toda a manga, que os fez perder o contacto com o trio da frente. O final das 12 voltas chegaria com a vitória de R. Borges, seguido de J. Ferreira,
C. Pinto, R. Lobato e D. Mano.

Esta classificação ditava a grelha de partida para a Semifinal 2 e no arranque mantiveram-se as posições. Ao longo da manga, a corrida desenrolou-se de uma forma muito parecida com a anterior, mas desta vez os andamentos eram muito equilibrados e as diferenças no final foram muito menores. Na frente, J. Ferreira levou a melhor sobre R. Borges, seguido por C. Pinto e Rafael Lobato, que mais uma vez lutou toda a manga com D. Mano.

Com este resultado, bastava o 8º lugar na Final para vencer o Campeonato. Com o agregado das Semifinais a determinar a grelha para a Final, o Rafael partia novamente do 4º lugar, que manteve no arranque.

No entanto, na travagem no final da recta da meta, vê-se envolvido numa carambola entre vários pilotos, e depois de uma incursão pela escapatória, cai para o 9º lugar que o afastava da vitória no Campeonato.

No entanto, não baixou os braços ao longo das voltas seguintes, foi ganhando terreno aos pilotos que o antecediam e com várias ultrapassagens chegou ao 5º lugar à 9ª volta, que manteve até final. Com este resultado sagrava-se Campeão com 8 pontos de avanço para J. Ferreira, o vencedor desta prova.

0 comentários: