11 de agosto de 2009

Entrevista a Castanha, jogador do Vidago F.C.

“Falta de apoio levou à descida de divisão”
Dado como um exímio médio centro, João Castanheira, ou Castanha como é usualmente chamado, é um jogador fruto das escolas do Abambres, que por duas épocas representou as cores do SC Vila Real.
Recentemente trocou de emblema, tendo assinado pelo Vigado FC, clube que se reforçou bastante esta época.

Antes de mais, o que o levou a assinar pelo Vidago FC?
Tentei contactar com os responsáveis do Vila Real, nomeadamente Abel Ferreira. Como não havia certeza quanto à regularização dos ordenados, decidi dar continuidade ao meu trabalho noutro clube, porque até então, como não havia comissão administrativa no Vila Real, ninguém me comunicou a fim de permanecer no clube.Na altura tinha propostas do Vidago, Aljoense e Pedra Salgadas, todas de valor semelhante, mas foi o facto de conhecer alguns jogadores que entretanto ingressaram no clube, como Mico, Bouças e André Oliveira, que me convenceu a assinar pelo Vidago FC.

O SC Vila Real perdeu alguns jogadores de qualidade esta época, esse facto pode prejudicar bastante o rendimento da equipa no campeonato que se aproxima?
É certo que o Vila Real perdeu jogadores que faziam muita diferença na equipa, mas ainda ficarem bons elementos que são o pilar desta formação, como o caso de Zé Monteiro, Norberto, Ernesto, Moura, André Lisboa, Filipe, entre outros. Podem, contudo, resgatar alguns jogadores promovidos a sénior, como já aconteceu, de resto, na época anterior. Apesar de tudo, penso que o clube pode manter uma estrutura semelhante à do ano passado.

Em relação à época anterior, o que faltou para alcançarem os objectivos que foram propostos?
Acima de tudo, o apoio da direcção. Chegávamos a passar semanas em que não os víamos, a não ser nos jogos em casa, ao domingo. Isto, para além de todos os contratempos que toda a gente tinha conhecimento, como salários em atraso, jogadores lesionados, castigados, más arbitragens, entre outros.

Apesar de todas as condicionais adjacentes ao Vila Real, acredita que este continua a ser um clube de referência do distrito?
Sem dúvida, o SC Vila Real é o melhor clube em que eu tive a oportunidade de jogar. Tem maior prospecção, o balneário tem outro ambiente, e o facto de possuir jogadores como Zé Monteiro dá um grande profissionalismo ao clube. O “bila” é dos clubes do distrito com mais experiência nos campeonatos nacionais, e tem um nível de profissionalismo que muitas equipas gostariam de alcançar.

Vai ser difícil para o Vila Real, nomeadamente para Carlos Manuel, não deixar sair jogadores de referência como Bessa ou Ernesto?
É complicado porque ainda não foram regularizados os ordenados, e os jogadores começam a ter dúvidas quanto ao seu futuro. Todavia, o Ernesto deve continuar, mas arriscam-se a perder o Bessa da mesma forma como perderam o Bouças.

Em relação ao trabalho de Carlos Manuel, pensa ser um homem ideal para os destinos do SC Vila Real?
Sim, acredito que sim. É um bom treinador, tem estofo e exige sempre muito de nós, o que é gratificante. Em relação ao luís Pimentel, é mais agressivo, mas possuem ambos métodos semelhantes, conseguem motivar o grupo, apesar de terem temperamentos distintos. Todavia são dois bons técnicos e fico feliz por ter trabalhado com eles.

Entre o Vidago, que se reforçou bastante, o Mondinense, que foi recentemente despromovido, e o Vila Real, qual será o favorito à subida, este ano?
Penso que o Mondinense, pela equipa que construiu, será o clube favorito à conquista da Divisão de Honra, mas unicamente porque o SC Vila Real não se encontra na mesma força que no ano passado, caso contrário o “bila” seria claramente o candidato à subida. Mesmo assim, podem acontecer surpresas, já que se trata de um campeonato distrital, que por sinal, se encontra muito equilibrado esta temporada.

Concorda que, com a reestruturação dos campeonatos nacionais, será muito mais difícil alcançar a subida de divisão?
Sim, claro. Tanto quanto sei, serão três clubes de várias associações a disputar apenas uma vaga, o que deixa pouca esperança para os clubes do distrito de Vila Real, principalmente se competirem com clubes das associações do litoral, como a AF Porto, AF Braga, etc. A única esperança reside no SC Vila Real, para além do GD Chaves, mas com todas as contrariedades das épocas passadas, será cada vez mais difícil manter o “bila” nos campeonatos nacionais.

Acredita que o Montalegre se possa manter no campeonato nacional?
Será muito difícil, principalmente se as terceiras divisões terminarem. Se no ano passado o Vila Real, com uma boa equipa, não conseguiu a manter-se na 3ª Divisão, então não creio que o Montalegre tenha grandes hipóteses. Porém, pode ser que tenham sorte, e como jogam de forma diferente, mais coesos e defensivos, poderão conseguir alcançar os seus objectivos, que passam pela manutenção.

Filipe Ribeiro em www.noticiasdevilareal.com

2 comentários:

VIDAGOSEMPRE disse...

ESTE CLUBE DE CERTEZA QUE TE VAI MARCAR COMO ATLETA E FUTEBOLISTA!!!!
MAIS TARDE FALAMOS!!!!
FORÇA, ABRAÇO

12 de agosto de 2009 às 02:09
alijoense disse...

www.atleticoclubalijoense.blogspot.com

12 de agosto de 2009 às 14:13