14 de setembro de 2009

Vidago 1-2 Ribeira de Pena
Divisão Honra AFVR 1ª Jornada

Começar o campeonato da pior forma!! Em jogo pouco conseguido, a equipa Albi-Negra averba primeira derrota neste inicio de época!!

De volta para a competição oficial a contar para jogos de campeonato da divisão de honra da AFVR, numa tarde em que o calor até nem era assim tão intenso, a equipa Vidaguense realizava o seu primeiro jogo nesta competição, depois de ter disputado um jogo particular com o Desportivo de Chaves no passado fim de semana, que recorde-se, de má memória para os Albi-Negros, que perderam por sete bolas a uma.

Neste encontro defrontavam-se duas equipas que alternadamente, em Vidago ou em Ribeira de Pena, se têm cruzado na primeira jornada do campeonato e já lá vão pelo menos quatro anos consecutivos, sempre com resultados sempre imprevisíveis.

Quanto ao jogo jogado, começou ligeiramente melhor a equipa da casa, que logo aos dois minutos reclama um pretenso penalty quando Pedro Bouças cai dentro da área, sem que o juiz da partida tenha visto qualquer irregularidade. Volvidos mais uns minutos, mais concretamente ao minuto 9, o Vidago coloca-se em vantagem quando em iniciativa individual, Nino entra na área, foge de todos os seus adversários e com um remate bem colocado coloca a bola no fundo da baliza sem hipóteses para o guardião Francês. Era um bom começo e com este golo madrugador todos esperavam que a equipa da casa tomasse as rédeas do jogo e partisse para uma vitória sem qualquer tipo de contestação. Pura mentira!! Porque, com o decorrer dos minutos a equipa do Ribeira de Pena foi-se impondo no jogo, equilibrou a partida e demonstrou que não vinha a Vidago para assistir ao jogo.
E quando iam decorridos 16 minutos da etapa inicial, a equipa forasteira chegou mesmo á igualdade quando numa total e inexplicável displicência do sector defensivo da equipa Vidaguense, Freitas, camisa 9 de cabeça introduz a bola na baliza do guardião Paulo Veríssimo que também não ficou isento de culpas. Com a obtenção do golo do empate da equipa visitante, começamos a assistir a um outro jogo, o Vidago desnorteou-se e nunca mais foi uma equipa e só através de alguns lances individuais e de bolas paradas e tentando chegar á baliza do Ribeira de Pena. Mas oportunidades flagrantes não existiram com excepção de um remate de Pedro Bouças á passagem do minuto 32 que Francês respondeu com a defesa da tarde. Os Vidaguenses viram aqui desperdiçada mais uma boa ocasião de se colocar novamente em vantagem no marcador.

Ainda antes do final da etapa inicial, existe mais um lance duvidoso um homem do Ribeira de Pena consegue fugir ao sector defensivo do Vidago, isola-se e o auxiliar do Sr. João Cabral levanta a bandeirola assinalando um pertenço fora de jogo. Em nossa opinião este lance não existiu e a equipa penata bem poderia neste lance colocar-se em vantagem no marcador. Pouco mais tempo havia para jogar e com um empate no placard chegamos ao intervalo
No segundo tempo, as equipas entram em campo com a mesma postura, com Júlio Batista a realizar a primeira alteração abdica de um homem do meio campo Mico e lança um avançado Castelo. E, aos 60 minutos vê os seus homens desperdiçarem mais uma soberana oportunidade de se colocarem novamente em vantagem. Nelson II joga a bola com a mão dentro da sua área e o juiz da partida de imediato assinala a marca de grande penalidade e a amostragem do cartão vermelho ao homem. Pedro Adão, chamado a para a marcação, permite a defesa de Francês deixando o resultado sem alteração mas, a equipa visitantes passava a jogar com um homem a menos.
Depois destes lances, o jogo começou a perder ainda mais ritmo, em grande parte devido aos jogadores do Vidago que acusavam muito nervosismo e os de Ribeira de Pena que com menos uma unidade se refugiaram no seu meio campo tentando defender a igualdade e, foram acontecendo por parte dos forasteiros muitas interrupções para assistência médica aos seus jogadores.

Parecendo ter o jogo controlado, e aproveitando o nervosismo do adversário, a equipa penata foi-se aventurando e aos 70 minutos, Hugo, sempre possante, isola-se e só frente a Paulo Veríssimo não consegue fazer melhor de que permitir a defesa do guarda-redes Vidaguense. Esta jogada foi um aviso de que mesmo ao cair do pano viria a acontecer porque, aos 40 minutos Castelo vê o duplo amarelo e a consequente expulsão do relvado e aos 43 Freitas, bisa e coloca a sua equipa a vencer por duas bolas a uma.
Era o desalento nas hostes Vidaguenses que viam a sua equipa iniciar o campeonato com uma derrota no seu reduto mas pior do que isso foi o mau futebol praticado e o inexistente entrosamento entre os sectores da sua equipa. O Vidago FC realizou uma péssima partida, onde só em lances individuais e ou de bola parada ia criando algum perigo. È pois um castigo merecido para uma equipa que não soube, ou não quis superiorizar-se ao adversário.
O Ribeira de Pena, sai de Vidago com uma moralizante vitória que, e atendendo ao desenrolar da partida até poderemos considerar de justa.
O árbitro da partida com excepção dos dois lances duvidosos realizou um trabalho aceitável.

Ficha de Jogo

Árbitro: João Cabral
Auxiliado por: Ângelo Borges e Fernando Nunes

Vidago FC: Paulo Veríssimo, Márcio, (Eduardo aos 75 m) Hélio, Portal e Daniel, Pedro Adão, Nacho e André Oliveira, Mico, (Castelo aos 45 m) Pedro Bouças e Nino.
Suplentes não utilizados: Geadas, Nuno Rendeiro, Filipe e Tábuas.
Treinador: Júlio Batista
Acção disciplinar: C.A. Pedro Bouças aos 36 m, Márcio aos 47 m, Castelo aos 68 e DA aos 85 m.

GD de Ribeira de Pena: Francês, Litos, Mário, Nuno Barroso e Jorge Fortuna, Hugo, Pedro e Nelson II, Freitas, Vítor Hugo e Moisés. (Nelson I aos 60 m)
Suplentes não utilizados: Hélder, Vilela, Caramelo, Pires, Moreira e Fraga.
Treinador: Rui Ralha

Marcadores: Nino(9´), Freitas (!6´, 88´)
Acção disciplinar: C.A. Moisés aos 50 m, Hugo aos 80 m, CV Nelson II aos 61 m.

Augusto Oliveira (Texto/Foto)

3 comentários:

luis disse...

o ribeira de pena foi o justo vencedor o vidago só entrou bem os primeiros 20 minutos .se o árbitro marcou um fora de jogo ao vidago que podia te marcado ao ribeira de pena também . adoro te ribeira de pena.


p.s: porque que só são candidatos a subir de divisão é o vila real, vidago,régua ,alijo,pedra salgadas,santa marta e o Mondim e o ribeira de pena e preto.

14 de setembro de 2009 às 18:45
joao carlos disse...

para quem ñ esta dentro do futebol distrital é k pode ficar surpreso com o resultado. é so olhar para o plantel do ribeira e ver os nomes k la tem... e o cabral ainda inventou um penalti o maluco...cuidado domingo o mondim ñ vai ter vida facil...o guarda redes é meia equipa...

15 de setembro de 2009 às 02:05
carlos disse...

O vidago tem uma das melhores equipas da divisão de vila real mas tem um dos piores treinadores.ja no ano anterior era das melhores equipas e ficou em 4º lugar e este ano se não troca de treinador vai ficar igual.
A ver se o nosso presidente pensa em trocar de treinador.

15 de setembro de 2009 às 12:08