11 de janeiro de 2010

Mondinense 0-2 Vila Real
III Eliminatória Taça AFVR - (Crónica)

O jogo de cartaz da III eliminatória da taça A.F.V.R podia ser uma excelente publicidade ao futebol, podia mas não foi, principalmente porque o trio de arbitragem quis que os holofotes caíssem sobre uma exibição paupérrima com erros para ambos os lados mas com mais motivos de queixa por parte da equipa local.

A primeira parte foi totalmente dominada pelos locais, com a primeira oportunidade clara a surgir aos 25 minutos, depois de um excelente trabalho de Pataco, Catana surgiu sozinho perante Ivo e tentou um chapéu porém a bala foi embater na barra. Na primeira parte começavam também os erros da equipa de arbitragem, com alguns fora-de-jogos mal assinalados, destaque para um em que Ibraima sai do seu meio-campo, e muitas dúvidas num lance em que Pataco cai na área do Vila Real.

Só aos 38 minutos da primeira parte Erneste conseguiu colocar verdadeiramente à prova Coelho que com uma defesa apertada sacudiu para canto. Aos 42 minutos João Miguel na cobrança de um livre pôs à prova Ivo que correspondeu com uma excelente defesa. No canto Pataco falhou escandalosamente, cabeceando por cima uma bola fácil.

No rescaldo da primeira parte a equipa do Mondinense podia sentir um sabor amargo por tanto domínio sem obter o tão desejado golo, sentia-se nas bancadas que esse golo ia aparecer mais cedo ou mais tarde se a qualidade de futebol continuasse a mesma na segunda parte.

Porém na segunda parte as coisas foram diferentes, aos 48 minutos o perigo rondou a baliza de Coelho numa ameaça que acabou por se concretizar aos 52 minutos depois de um bom trabalho de Bessa, Leandro rematou para o um a zero. A equipa local tinha entrado mal na segunda parte mas ainda havia muito jogo pela frente, só que tudo piorou para a equipa de Mondim de Basto quando João Miguel foi expulso (provavelmente por palavras). Aos 58 minutos Ibraima surgiu com espaço mas rematou ao lado. Apartir daqui entre um festival de substituições, faltas mal marcadas e um controlo do Vila Real, que foi usando da sua experiência, o jogo encaminhou-se rapidamente para o final (até aos 87 minutos destaque apenas para o remate de André Azevedo para defesa de Coelho).

Aos 87 minutos, Ibraima com um excelente trabalho pelo lado direito do ataque fez um cruzamento muito perigoso ao qual Simão chegou atrasado, o Mondinense foi ganhando vários cantos e apertando a equipa do Vila Real, até Coelho subiu à área da equipa visitante. Arriscando tudo a equipa do Mondim acabou por sofrer o segundo golo num contra-ataque com Luís Alves a efectuar um chapéu a Coelho, que demorou muito a sair-se e acabou por ficar a meio caminho.
Ganhou a equipa mais eficaz mas sobrou um amargo sabor de injustiça para os locais, e muitas queixas sobre o trio de arbitragem principalmente por três lances capitais: O fora de jogo a Ibraima que em velocidade surgiria sozinho perante Ivo, a queda de Pataco dentro de área e a expulsão de João Miguel.

Destaque para o regresso de Carlos Felisberto a Mondim de Basto.

Por: Bruno Pereira

2 comentários:

Anónimo disse...

uma grande exibiçao da equipa da casa e um grande roubo da equipa de abritragem...assim é dificil

11 de janeiro de 2010 às 11:07
Anónimo disse...

como dizia o sho pinto, foi mais um roubo de igreja...

12 de janeiro de 2010 às 10:42