2 de fevereiro de 2010

Karting: “Garra” e determinação de Rafael Lobato

A 3ª prova do Baltar Sprint Show 2009/10, realizou-se como habitualmente no kartódromo de Baltar. Ao contrário do anunciado aquando da última prova, Rafael Lobato marcou presença nesta prova. De facto, durante a semana que antecedeu esta prova manifestou por várias vezes o seu forte desejo de participar na prova.
Apesar da decisão de não comparecer às provas que restam do campeonato ter sido tomada de comum acordo entre o piloto e os seus pais e depois de muito ponderar sobre os infelizes incidentes acontecidos na última prova, talvez o tempo que entretanto passou desde aí e a sua enorme paixão por este desporto tenham contribuído para esta mudança da sua vontade.

De qualquer modo, os seus pais não acharam que o devessem impedir de participar, pois isso seria castigá-lo por algo em que ele não fora culpado. A sua tomada de posição no final da última prova contribuiu para alertar sobre o problema da disciplina e modificar comportamentos dentro e fora da pista. Isso foi visível nesta prova, que decorreu em óptimo ambiente e sem o mínimo problema.

Conforme foi referido na última notícia, esperava-se que o seu regresso fosse em força e com a “garra” a que nos tem habituado. E assim foi, numa pista que se apresentou sempre molhada.

Nos treinos cronometrados, foi sempre o mais rápido dos 16 pilotos participantes, até que no final da sessão foi surpreendido por Diogo Pinto que seguia atrás de si e que, aproveitando a sua boleia, logrou ser mais rápido em 0,1 segundos. Em 3º lugar ficaria João Ferreira.

Com a inversão das grelhas de partida das 3 mangas para os seis primeiros, o Rafael partia para a 1ª manga da 5ª posição da sua classe (Evolução A) e ainda atrás dos participantes da classe mais potente (Evolução B).

Com um forte andamento desde o arranque, traduzido nos tempos por volta mais rápidos cerca de 1 segundo que os dos outros pilotos, rapidamente chegou à liderança, que manteve até final. Atrás de si ficariam Luciano Carvalho e Ricardo Borges.

Na 2ª manga repetiu-se o mesmo cenário. Partindo do 6º lugar, chega á liderança da classe ainda durante a 1ª volta e mantendo um ritmo mais rápido em mais do que 1 segundo que todos os outros, chega ao final na liderança, à frente mesmo de todos os Evolução B. Em 2º lugar terminava Ricardo Borges, seguido de Luciano Carvalho.

A derradeira manga voltaria a assistir ao recital de condução do Rafael que o conduziu do 6º lugar com que partiu da grelha até à vitória no final, mais uma vez obtendo o ponto adicional pela melhor volta da manga, mais rápido cerca de 0,5 segundos que os restantes. A seguir terminavam Luciano Carvalho e António Rodrigues.

Com este resultado, Rafael Lobato dilatou a sua vantagem para os mais directos adversários, que se cifra agora em 15 e em 52 pontos para o 2º e 3º classificado, respectivamente. A próxima prova será disputada em Baltar a 14 de Fevereiro.

in: http://www.noticiasdevilareal.com/

0 comentários: