17 de maio de 2010

Badminton em destaque com o 3º Torneio Distrital de Sabrosa

O pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3/S Miguel Torga de Sabrosa recebeu, este mês, o 3º Torneio Distrital de Badminton, organizado pelo Clube do Desporto Escolar, com o apoio de todos os professores do Grupo de Educação Física do agrupamento.

Esta competição teve a participação de mais de uma centena de atletas provenientes de cinco estabelecimentos de ensino, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas de Murça, Alijó, Sabrosa e Monsenhor Jerónimo do Amaral (Vila Real), bem como da Escola Dr. Araújo Correia da Régua.

Sendo esta competição direccionada para o escalão iniciado, os quinze atletas (masculinos e femininos) do Agrupamento de Escolas de Sabrosa, seleccionados pelo professor Pedro Bastos, voltaram a patentear um elevado nível competitivo, que lhes permitiu suplantar a maioria dos seus adversários, superioridade traduzida na obtenção de diversos pódios cotando-se, mais uma vez, como a equipa com maior progressão técnica e táctica entre todas as presentes.

Ainda que todos, sem excepção, tenham dignificado a sua terra e a sua instituição, pelo seu empenho e desempenho, queremos destacar os pares femininos, constituídos pelas atletas representantes de Sabrosa, Mara Gorito - Sara Conceição e Ana Rocha - Ana Pinto que disputaram a final do torneio, tendo a vitória pendido para as primeiras após uma batalha épica com o resultado final de 2-1 em Set’s pelos parciais de 18-21; 21-17; 21-17.

Também é de elogiar o trajecto competitivo dos pares Daniela Macedo - Catarina Vicente, Inês Alves - Daniela Machado e Teresa Lopes - Patrícia Parafita; que apesar de terem demonstrado um progresso muito significativo relativamente ao último torneio, vencendo múltiplos encontros e conquistando vitórias nas variadas séries, não lograram ser apuradas para as finais, pois foram eliminadas pelas suas colegas. Trajecto análogo foi o dos pares masculinos constituídos pelos alunos Pedro Prates e Tiago Alves e do Leonel Gonçalves e Luís Braga.

Em singulares masculinos o Fernando Marques e o Pedro Prates mostraram uma grande consistência técnica e táctica ao longo dos vários encontros que disputaram. Em femininos, a representação Sabrosense era maior, sendo constituída pela Ana Pinto; Ana Rocha; Mara Gorito; Daniela Macedo e pela Sara Conceição, tendo disputado quase todos os jogos de acesso às finais.

Como grande figura do torneio sobressaiu a atleta Mara Gorito, representando o Agrupamento de Escolas de Sabrosa, que venceu, categoricamente, tanto em Singulares Femininos como em Pares Femininos.

Embora dentro das nossas escolas o Badminton seja uma modalidade em franco crescimento, quer ao nível técnico-táctico, quer a nível do número de praticantes, muito por força de um trabalho quotidiano e abnegado, dos diversos docentes, que de forma empenhada a têm implementado nos vários estabelecimentos de ensino, consta que o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar aventou a hipótese da sua extinção no próximo ano lectivo. A ser verdade, algo que pessoalmente duvidamos, lastimaríamos esta decisão que, coarctaria o desenvolvimento desta modalidade a nível distrital e, contraria o espírito e as normas do próprio Desporto Escolar porquanto impede a implementação dos projectos plurianuais de desenvolvimento desportivo.

Luís Melo