19 de maio de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

BCVR/CORGOBUS recebeu o FC Porto no encerramento do Nacional

A equipa de juniores do BCVR/CORGOBUS disputou no Domingo o seu último jogo do Campeonato Nacional de Sub-18, diante do forte conjunto do FC do Porto, segundo lugar no campeonato.

Um jogo que foi uma festa para Vila Real, que recebeu uma das melhores equipas nacionais da modalidade. Com uma boa afluência de público, este encontro serviu para demonstrar que a modalidade desperta o interesse local, bastando para tal o perfume dos grandes encontros que sirvam para animar e trazer ao pavilhão os adeptos.

A equipa do BCVR/CORGOBUS entrou muito bem na partida, oferecendo excelente réplica ao seu adversário. Com uma boa postura defensiva e com boas leituras sobre as tácticas utilizadas pelos portistas, os lobos vila-realenses procuraram tapar as entradas para o cesto, com êxito, colocando grandes dificuldades de penetração ao FC do Porto. O primeiro período terminou com uma vantagem portista por 4 pontos (13-17).

Mas no segundo período, o figurino do jogo mudou. O Porto rectificou os seus processos defensivos e ofensivos e passou a ser muito mais eficaz, amealhando uma vantagem de 23-11 nesse período, o que acabou por ditar a sorte do encontro. Os 2 períodos seguintes voltaram a ficar marcados pelo equilíbrio, revelando que a equipa vila-realense pode alcançar bons resultados desportivos. Para tal, deve continuar a trabalhar com rigor e disciplina. O resultado final (52-77 a favor do FC Porto) acabou por ser demasiado desnivelado para aquilo que se passou na partida, marcada pelo equilíbrio.

A equipa, orientada por Carlos Areias e José Pombo, alinhou com Emanuel Balsa, João Teixeira, José Silva, Jorge Tripeça, Daniel Rodigari, José Brito, José Gomes, João Anta, Daniel Pinto e Víctor Monteiro.

BCVR/GROUPAMA dá salto na classificação

A equipa sub-16 masculina do BCVR/GROUPAMA teve uma boa prestação no fim-de-semana passado, ao vencer os dois encontros agendados, o que permitiu um grande salto na tabela classificativa, assegurando desta forma uma posição confortável na Taça Nacional, quando falta apenas uma jornada para o seu termo.

No primeiro jogo do fim-de-semana, a equipa vila-realense recebeu o ACR Trancoso e venceu por 71-54. Neste encontro, o BCVR/GROUPAMA ainda sentiu alguma dificuldade no primeiro período (16-14), mas com o desenrolar da partida, a equipa vila-realense conseguiu impor a melhor qualidade do seu basquetebol e acabou por vencer com naturalidade o seu adversário. Registo para o bom aproveitamento dos lançamentos de 3 pontos e para a boa atitude defensiva da equipa, que acabaram por ditar a sorte do encontro.

Para o segundo encontro do fim-de-semana, a equipa do BCVR/GROUPAMA deslocou-se ao Municipal de Bragança, para defrontar o ED de Bragança. Um jogo que se revelou bem mais difícil do que o do dia anterior, com a vitória a ficar assegurada apenas nos últimos segundos, por 50-48.

A equipa vila-realense mostrou o desgaste pela disputa da jornada dupla do fim-de-semana. Com uma entrada titubeante e pouco concretizadora, o BCVR/GROUPAMA nunca conseguiu assumir o controlo da partida, errando sistematicamente na finalização e revelando pouca capacidade física no encontro. Contudo, a sorte esteve do lado vila-realense, já que os brigantinos falhavam muito na finalização. A toada continuou no segundo período. No final da primeira parte, o BCVR/GROUPAMA foi para o descanso com um ponto de vantagem sobre o seu adversário (31-30). O retomar da partida não serviu para alterar o cariz do encontro. Apesar de alguma melhoria, a equipa vila-realense continuava a revelar as mesmas dificuldades físicas, sem conseguir assumir o encontro. Com o fim do 3º período, a equipa amealhou 4 pontos de vantagem, que se mostraram decisivos para o encontro, já que voltou a perder o último período. Uma má prestação do conjunto vila-realense, que possui maior qualidade do que o seu adversário.

A equipa, orientada por Pedro Pinto e Rúben Marques, alinhou com Filipe Silva, Gonçalo Quinteira, Pedro Arnaldo, José Vieira, Jonas Lima, Pedro Mota, Francisco Fernandes, Manuel Moreira, Miguel Teixeira, Pedro Lima e André Carvalho.

No próximo fim-de-semana termina a Taça Nacional. A equipa do BCVR/GROUPAMA encerra a sua participação no Domingo, diante do Unidos de Tortosendo da Covilhã, no Pavilhão de Mateus.

BCVR/3GPHONE com boa prestação no fim-de-semana

A equipa de Sub-14 masculina do BCVR/3GPHONE iniciou a sua prestação no Torneio da Primavera, ao vencer a equipa do Colégio Salesianos de Poiares por 117-16. Um jogo muito desnivelado, justificado em parte pela maior rodagem e preparação da equipa vila-realense, que neste momento já tem uma participação competitiva muito mais elevada, para além do seu conjunto revelar-se mais categorizado.

A história do jogo resume-se ao domínio constante do BCVR/3G PHONE. A equipa vila-realense entrou na partida apostada em decidir rapidamente o encontro. Aproveitando-se bem da sua melhor qualidade técnica e do facto de ser uma equipa federada, que realiza um trabalho específico ao longo da época e com uma larga experiência competitiva com anos, o BCVR assumiu o controlo da partida e foi paulatinamente dilatando a sua vantagem no marcador. Contudo, devemos deixar uma palavra de estímulo ao conjunto do Salesianos, formado muito recentemente e que certamente virá a desenvolver o seu trabalho com o devido tempo, sendo por isso de saudar a iniciativa do Colégio Salesianos de Poiares e o surgimento de uma nova equipa a nível regional.

Ainda neste fim-de-semana decorreu mais uma jornada do Torneio Inter-associações, com o BCVR/3G PHONE a receber o conjunto do GD André Soares, um dos históricos de Braga. A equipa vila-realense acabou derrotada neste encontro (81-88), apesar de ter tido uma excelente prestação na partida.

O jogo começou muito mal para as cores do BCVR/3G PHONE. Revelando as suas deficiências defensivas, o conjunto vila-realense perdeu o primeiro período por números avassaladores, o que acabou por comprometer o seu resultado /15-31). Contudo, a equipa reagiu no segundo período, derrotando o seu adversário por 23-21. Os altos e baixos da equipa voltaram a sentir-se no período seguinte, com uma derrota avultada (28-13), que revela a inconstância do conjunto durante a partida. No último período, com a exclusão de Michael Lopes e Miguel Rodrigues, a equipa ficou limitada na sua capacidade para discutir o encontro.

A equipa, orientada por Bruno Gonçalves, alinhou com André Sousa, Michael Lopes, Ricardo Sousa, João Amado, Miguel Rodrigues, Jorge Figueiredo, Luís Sousa, João Bebiano, João Pereira, Ricardo Ribeiro e Rui Silva.

Minis do BCVR/CORGOBUS voltam a vencer na Taça João Mendes

Encerrando a jornada deste fim-de-semana, decorreu em Vila Pouca de Aguiar mais uma edição da festa do basquetebol do distrito: a Taça João Mendes e o encontro de minibasquete de Vila Real. Mais um encontro onde a boa disposição e o entusiasmo dos mais pequenos são o tónico desta modalidade.

Cumprindo o calendário competitivo, o BCVR/CORGOBUS esteve presente com as 2 equipas envolvidas na competição de sub-12, a Taça João Mendes. Logo a abrir o dia, um clássico entre as duas equipas do BCVR/CORGOBUS envolvidas na prova. Contando com a sua maior preparação e experiência, a equipa A do BCVR/CORGOBUS bateu a sua irmã por 74-12. No segundo encontro do dia, a equipa A venceu o CTM de Vila Pouca de Aguiar por 76-22.