17 de maio de 2010

Vila Pouca de Aguiar recebeu o último Torneio de Multi-actividades de Ar Livre da temporada

Depois do Torneio da Cidade de Chaves e da terra natal de Fernão de Magalhães, Sabrosa, Vila Pouca de Aguiar recebeu, no transacto dia doze, o 11º Encontro de Multiactividades de Ar Livre, promovido pelo Clube do Desporto Escolar do Agrupamento Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul.

Com perto de três dezenas de inscrições, compareceram, no dia de prova, vinte e três equipas, de quatro elementos cada, representando os Agrupamentos de Escolas de Montalegre, Vila Pouca de Aguiar Sul e Sabrosa, bem como as Escolas Secundárias Dr. António Granjo (Chaves), Emídio Garcia (Bragança) e Dr. Júlio Martins (Chaves).

Devido às más condições meteorológicas, sentidas durante a semana que antecedeu a prova, e cujos efeitos ainda se manifestaram durante a madrugada e princípio da manhã (muita chuva e vento), o responsável pela organização, professor Vítor Silva, decidiu cancelar a realização da “secção” de canoagem bem como a 2ª etapa (Ori-pedestre com obstáculos) que decorreriam junto à barragem de Vila Pouca de Aguiar, na estrada nacional que liga esta vila a Ribeira de Pena.

A competição iniciou-se pelas 9:30 da manhã, no Pavilhão Municipal, com as equipas a procurar “bonificar” através da superação das tarefas propostas, ou através da pontuação obtida nas provas de tiro (com arco e zarabatana). Terminada esta fase, os concorrentes dirigiram-se para as instalações da Escola Secundária de Vila Pouca para aí iniciarem a 2º etapa (prova de Run & Bike) em que cada equipa correndo e pedalando, cumpriu um percurso previamente delineado, com passagem obrigatória por diversos postos de controlo, utilizando parte do lindíssimo trajecto da antiga linha de comboio, transformada em ciclovia. A particularidade desta prova consiste na entreajuda dos 4 elementos da equipa, uma vez que só têm 2 bicicletas de BTT sendo que 2 elementos têm de, obrigatoriamente, correr ao lado dos seus colegas, pois os regulamentos obrigam a que estejam sempre juntos.

O Agrupamento Vertical de Escolas de Sabrosa foi o vencedor Absoluto, sendo primeiro na geral e no Escalão B, sendo secundado pela equipa da escola organizadora. Em terceiro lugar da geral e primeira do Escalão C ficaram os Bragançanos da Escola Secundária Emídio Garcia. Em quarto lugar ficou a EB 2,3/S Dr. Bento da Cruz de Montalegre seguida pela Escola EB2,3/S Miguel Torga de Sabrosa. O primeiro classificado do Escalão A foi o estabelecimento de ensino representante do Agrupamento de Escolas de Montalegre, já num distante 12º lugar da geral.

É de realçar a prestação da equipa vencedora que, bonificou o máximo na escalada e, no Tiro com arco só foi vencida pelos seus conterrâneos de Sabrosa, enquanto que no percurso de Run & Bike, realizou uma prova velocíssima deixando a equipa da casa a uns confortáveis 3 minutos.

Luís Melo