20 de maio de 2010

MCoutinho/DouroIn com imprevistos na 3ª ronda do Campeonato de GT’s e Sport Protótipos

Assim se poderia resumir o fim-de-semana da equipa formada por Luís Martins e Tiago Ribeiro. Rapidez por um lado, pois enquanto o CVO-R02 esteve em perfeitas condições, pautou-se como um dos mais rápidos em pista, nomeadamente na corrida de Domingo, em que registou o terceiro melhor tempo à geral, e imprevistos problemas mecânicos por outro, marcaram todo o fim-de-semana, desde os treinos livres às duas corridas de Sábado e Domingo, não deixando converter essa rapidez na classificação final.


Foi logo nas primeiras sessões de treinos que se percebeu que esta seria uma prova à resiliência e espírito combativo da equipa. Fruto das peças para o novo motor chegaram atrasadas, não foi possível efectuar qualquer teste antes da prova, o que dificultou a vida da equipa neste Race Weekend.

Problemas na bomba de óleo afastaram a dupla de participar na primeira corrida: “É muito frustrante para uma equipa que tanto trabalhou neste carro para o colocar a correr este fim-de-semana. Foi um trabalho contra-relógio e agora temos pequenos problemas que impossibilitam a nossa participação, pelo menos na primeira corrida.”, desabafou Luís Martins. Corrida ganha pela dupla Campaniço e Figueiredo ao volante do Audi R8.

Para a 2ª prova de 60 minutos, a equipa, de forma sensacional, conseguiu resolver o problema, recorrendo a engenho e disponibilidade dos seus elementos. Partindo do último lugar da grelha, Luís Martins chega ao terceiro lugar da classificação geral e primeiro entre os Sport-Protótipos de modo surpreendente e em apenas quatro voltas. Na paragem para mudança de pilotos, no entanto, ocorre mais um problema, a caixa de velocidades bloqueia assim que o carro se imobiliza e o CVO fica cerca de 6 minutos parado nas boxes, perdendo a liderança entre os Sport-Protótipos. Tiago Ribeiro arranca para um turno muito difícil: “Foi muito complicado e fisicamente extenuante. As reduções de caixa ocorriam com normalidade, mas subir velocidades foi um suplício. Fiz o possível para levar o carro até ao fim. A equipa, ainda assim, terminou em 7º da geral e 2º da classe, prova em que o primeiro classificado se repetiu.

Acerca do campeonato e das futuras provas, Tiago Ribeiro acrescenta: “para Vila Real existirão com certeza muitos mais Protótipos e vão ser duas corridas interessantes. Tudo faremos para estar à altura e podermos competir pelo primeiro lugar à geral”.

A próxima prova realizar-se-á no circuito citadino de Vila Real nos dias 19 e 20 de Junho e contará para a Taça de Portugal de GT’s e Sport-Protótipos.