22 de maio de 2010

5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro promete ser “a mais bela de sempre”

A decorrer no próximo dia 23 de Maio, a 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro espera perto de 10 mil participantes, uma corrida que promete ser “a mais bela de sempre”, num percurso de 21 quilómetros que é Património Mundial da Humanidade.

A Estrada Nacional 222 que liga o Peso da Régua ao Pinhão, o único percurso da prova, não será mais um problema para a organização. Depois de ser anunciado que a Meia Maratona estaria em risco pelos danos que esta via apresentava há algumas semanas, Paulo Costa, director da Global Sport, garante que “tudo foi resolvido”. “Neste momento estão a ser ultimadas as obras de melhoramento da estrada, para que no dia do evento, domingo, tudo esteja nas melhores condições”.

Os atletas olímpicos Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto e Rui Silva são os padrinhos desta meia maratona que irá distribuir cerca de 50 mil euros em prémios, mas não só de corridas se compõe este evento. De 15 a 29 de Maio, no Museu do Douro, a Organização leva a efeito uma exposição de fotografias da região. Também no dia 22, pelas 21h30, na ExpoVillage, terá lugar o concerto de Giovanni D’Amore and Friends. Este espectáculo terá a particularidade de ter mais de cem pessoas em palco. O tenor será acompanhado por André Sardet, Adelaide Ferreira, Inês Soares, Berg, Tozé (dos Perfume) e João Portugal. Rita Red Shoes também entrará em palco este fim-de-semana na Régua.

A ExpoVillage localizadas na Avenida do Douro, na Régua, e será o centro de atracção deste grande evento desportivo. Durante quatro dias, vai estar disponível para todo um local multifacetado de animação onde haverá espaços para crianças, com insufláveis e muitos jogos lúdicos, provas de gastronomia regional e de vinhos do Douro e Porto.

Paralelamente decorrerá a Mini Maratona, uma grande festa popular que contará com a presença dos milhares de atletas que fazem desta corrida uma autêntica onda humana de animação e cor. Com um percurso máximo limitado a 6 quilómetros, é possível ver na Mini Maratona muitas famílias e grupos de amigos que fazem do convívio, da diversão e da prática desportiva não competitiva, a razão da sua presença. Nesse dia realiza-se, de igual forma, a 2ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro em Cadeira de Rodas.

Com vista a fazer perdurar no tempo o valor da tradição e a manter viva uma das mais fortes imagens do Douro, realiza-se pela primeira vez a Corrida do Cesto, na qual participarão várias Quintas Vitivinícolas da Região.

Esta iniciativa que presta tributo aos costumes durienses está integrado no programa da Meia Maratona e realiza-se no Sábado, dia 22 de Maio, pela 16h30, na Avenida do Douro, no Peso da Régua.

A 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro será alvo de transmissão directa na RTP 1.

FR