13 de maio de 2010

Atleta vila-realense convocada para estágio de preparação do Mundial de futsal universitário

A guarda-redes Samanta Martins da ADC Diogo Cão integra o lote das 20 atletas convocadas para o 1º estágio da Selecção Nacional Universitária Feminina de Futsal, de preparação para o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar em Novi Sad na Sérvia.

A Federação Académica de Desporto Universitário. (FADU) irá realizar, em parceria com os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria e ao abrigo do protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol para o desenvolvimento do Futsal, um estágio de preparação para o mundial universitário de Futsal feminino.

Assim o respectivo estágio terá a duração de três dias, entre 23 e 25 de Maio, em Leiria. A delegação ficará hospedada na Pousadinha José Saramago e realizará quatro treinos durante os dias 24 e 25 no Pavilhão do Grupo Desportivo e Recreativo dos Parceiros.

Este 1º estágio de Selecção e Observação de atletas de Futsal feminino estar enquadrado pelo seleccionador nacional Orlando Duarte com o técnico nacional Jorge Braz.

De acordo com o seleccionador nacional, Orlando Duarte: esta convocatória “representa o produto, quase finalizado, de uma vasta observação ao longo de 16 meses”. Foram observados jogos das competições universitárias (regionais, torneios de apuramento e campeonatos nacionais universitários), assim como jogos das competições oficiais (distritais e taça nacional) e torneios organizados por diversas entidades.

Este estágio insere-se numa política de observação directa de novas jogadoras, daí a ausência das internacionais universitárias, vice-campeãs mundiais, que tão bem representaram Portugal, em 2008, no 1º Campeonato do Mundo, disputado em Vitória do Espírito Santo, Brasil.

No âmbito da respectiva participação, a FADU irá desenvolver quatro estágios, sendo este primeiro de observação de atletas, o seguinte realizar-se-á na primeira semana de Agosto, um estágio de selecção e nas duas semanas consequentes mais dois estágios de preparação.

Eis a convocatória:

Aurora Carvalho (SC Maria da Fonte) e Daniela Ferreira (AR Restauradores Avintenses); Melissa Antunes (SC Maria da Fonte); Carolina Silva (CR Golpilheira), Marta Silva (UD Caranguejeira) e Sofia Pires (CDCC Posto Santo); Cristiana Gonçalves (GCD Del Negro); Diana Carneiro (ARD Vilamaiorense); Samanta Martins (ADC Escola Diogo Cão); Daniela Cabrita (Padernense Clube); Ana Sofia Ferreira (AR Restauradores Avintenses) e Catarina Pinheiro (SC Maria da Fonte); Margarida Mourão (AD Estação); Alexandrina Góis (CSC Prodeco), Ana Santos (CCR Bruscos), Daniela Terras (GCR Ossela) e Inês Lopes (ADCR Paço dos Negros); Inês Fernandes (SL Benfica); Nádia Almeida (SC Maria da Fonte); Diana Costa (Escola DC Gondomar).