3 de março de 2010

Associação de Modelismo de Vila Real festeja 16º aniversário com prova de “Slots”

No dias 27 de Fevereiro, no Monte da Forca, a Associação de Modelismo de Vila Real (AMVR) realizou uma prova de “slots”, uma competição integrada nas comemorações do seu 16º aniversário. Esta prova interna, para além de ser menos dispendiosa, também pretendia cativar os amantes desta modalidade, que actualmente atrai cada vez menos participantes.

Luís Cabral, presidente da AMVR, considerou que o balanço das provas foi positivo, admitindo que “tudo correu dentro das suas expectativas”. No final da prova, os participantes, assim como os restantes membros associados ao modelismo, estiveram presentes num convívio para assinalar o aniversário da AMVR.

Neste momento, a associação de modelismo usufrui de uma pista de “slots” com quatro calhas, mas não é suficiente para acolher provas importantes. Por isso, Luís Cabral pretende adquirir uma pista de seis calhas, que além de ser um requisito necessário provas profissionais, também permite a entrada de mais dois participantes.

“Vai haver uma competição em que são admitidas pistas de seis calhas, logicamente ficamos de fora porque não reunimos essas condições”, como manifestou o responsável sobre a importância desta aquisição.

Segundo o dirigente, a prática do modelismo está a atrair cada vez menos adeptos, e uma das razões desse decréscimo está relacionada com o elevado custo na compra do automóvel telecomandado e das deslocações para as provas de radiomodelismo. “Para quem quer lutar por uma classificação boa a nível nacional, tem que ter um bom suporte financeiro. Para outros que gostam da modalidade, ficam pelos troféus regionais e têm a vantagem de gastar menos nas deslocações, visto que estão perto de casa”, arguiu Luís Cabral.

Pista TT de Bisalhães sem água e luz

A associação de modelismo tem agendadas, para este ano, nove provas nacionais. Atendendo às dificuldades que a modalidade atravessa, Luís Cabral realça que são “obrigados a participar”, sob o risco de serem penalizados.

Duas dessas nove provas agendadas serão realizadas numa pista TT em Bisalhães que, na opinião de Luís Cabral, é uma “dor de cabeça para associação”, por faltarem dois elementos essenciais como a água e a luz, para que esta “funcione em pleno”. A associação passa por algumas dificuldades financeiras e para que o problema seja solucionado, Luís Cabral garante que é “preciso mendigar para obter estas duas componentes”.

No que diz respeito às provas internas inseridas nas comemorações do 16º aniversário da AMVR, no dia 27, realizou-se a prova de Resistência de “Slots”. No dia 28, na pista exterior, estava prevista a realização da prova de radiomodelismo escala 1/5, mas, seria anulada devido ao mau tempo.

Henrique Daniel Silva (www.notíciasdevilareal.com)

0 comentários: