11 de maio de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

A equipa do Basket Clube de Vila Real realizou para uma jornada dupla no fim-de-semana passado, de 8 e 9 de Maio, com sorte distinta nos dois jogos disputados.

Sub-16 masculinos: BCVR/GROUPAMA vence em Ponte da Barca e dá salto na classificação

O BCVR/GROUPAMA mostrou mais uma vez neste fim-de-semana que está a dar passos seguros e sólidos na sua formação, depois de mais uma boa prestação desportiva na Taça Nacional do escalão.

A jornada dupla, disputada integralmente em terras minhotas, iniciou-se no Sábado com a deslocação a Viana, para defrontar o conjunto da ED de Viana, líder incontestado da Taça Nacional, contando por vitórias todos os encontros até agora disputados. Pois diante do líder, os caloiros do BCVR/GROUPAMA impuseram um excelente jogo na primeira parte, rápido e assertivo, com trocas constantes de passes entre os seus jogadores, e com uma capacidade de luta nos ressaltos defensivos, que acabaram por deixar a equipa de Viana em dificuldades. A marcha do marcador foi pautada por um enorme equilíbrio, terminando a primeira parte com dois pontos de diferença a favor do conjunto minhoto. Na segunda parte, a equipa de Viana entrou a todo o gás, com uma marcação de pressão em todo o campo e com uma enorme disposição. A equipa vila-realense passou por momentos muito difíceis, acabando por ceder diante de um adversário muito poderoso. No quarto e último período, o BCVR/GROUPAMA acabou por voltar a equilibrar as operações, tendo inclusive batido o adversário neste parcial. Mas a diferença registada no período anterior não permitiu uma recuperação do resultado. Mas apesar disso, a equipa vila-realense venceu 2 períodos e chegou a assustar o líder da prova.

No Domingo, o BCVR/GROUPAMA viajou até Ponte da Barca, para enfrentar o Barca Basket Clube. Ressentindo-se do esforço do dia anterior, a equipa vila-realense entrou muito mal no jogo. Com um jogo trapalhão, evidenciado pela dificuldade em fazer fluir a bola com qualidade, a equipa de Vila Real falhou diversos triplos e mostrou-se muito apática na defesa, permitindo ao Barca abrir uma vantagem significativa no fim da primeira parte, dando a entender que poderia vencer a partida.

No reatamento da partida, a equipa de Vila Real voltou outra do balneário, após a prelecção do seu treinador Pedro Pinto. Apesar de não ter melhorado significativamente os seus processos de jogo, a equipa entrou com outro ânimo e resolveu discutir o encontro. Contando com uma excelente partida do Gonçalo Quinteira (16 pontos e 11 ressaltos) e de uma boa 2ª parte do Manuel Moreira, a equipa acabou por dar a volta ao resultado, tendo alcançado uma vitória por 55-63, arrancada a ferros e com mais coração do que cabeça. Mas as vitórias também se conquistam com querer e devoção pelo clube.

A equipa, orientada por Pedro Pinto e Rúben Marques, alinhou com Gonçalo Quinteira, João Lima, Pedro Lima, Pedro Mota, Francisco Fernandes, André Carvalho, Paulo Carvalho, Miguel Teixeira, Miguel Arnaldo, José Vieira e Manuel Moreira.

No próximo fim-de-semana, mais uma jornada dupla. No Sábado, o BCVR/GROUPAMA recebe o Trancoso. No Domingo, a equipa vila-realense enfrenta a ED de Bragança, no municipal brigantino. Na Quinta-feira, dia 13 de Maio, realiza-se o primeiro encontro do BCVR/GROUPAMA no Torneio da Primavera, diante da equipa do BCVR/CORGOBUS do escalão de sub-19 feminino.

Campeonato Nacional de Sub-18: BCVR/CORGOBUS deu um grande passo para a manutenção

A equipa de juniores deu um grande passo na prova rainha do escalão de sub-18 masculinos, ao derrotar a ED de Viana (82-57), seu adversário directo na luta pela manutenção de Vila Real no escalão máximo da competição.

Não foi fácil. Diante de um adversário lutador, a equipa de Vila Real começou bem o encontro e conseguiu uma relativa supremacia no marcador. O primeiro período foi equilibrado, com o BCVR/CORGOBUS a arrancar um resultado positivo muito justo (15-12). O segundo período foi bem mais favorável para as cores vila-realenses. Com um maior acerto, a equipa conseguiu abrir uma vantagem de 13 pontos nesta parte, dando uma maior expressão e tranquilidade no marcador.

Na segunda parte, a equipa vila-realense caiu muito de rendimento. Com uma quebra física assinalável, o BCVR/CORGOBUS permitiu a recuperação da ED de Viana, complicando a tarefa que até aí parecia fácil. No último período, o mais fraco do BCVR/CORGOBUS, a equipa acusou claramente o cansaço e foi incapaz de contrariar o seu adversário, tendo perdido este período por 8-1. Apesar de tudo, a vitória nunca esteve em causa.

No próximo fim-de-semana, fica tudo decidido no Campeonato. A equipa do BCVR/CORGOBUS termina a sua participação diante do FC do Porto, no dia 15 de Maio, às 17 horas, no Pavilhão do Centro Paroquial de Mateus. Sem dúvida, um momento alto do basquetebol em Vila Real, com a recepção de uma das melhores equipas nacionais deste escalão. Um jogo com interesse e que vale a pena acompanhar no Pavilhão.

BCVR/3GPHONE perde o jogo e 2 atletas em Aldoar

A equipa de Sub-14 masculina do BCVR/3GPHONE disputou a 3ª jornada do Torneio Inter-associações, sofrendo nova derrota na prova, diante do Aldoar do Porto. O jogo, disputado no Sábado passado, ficou marcado por 2 lesões na equipa vila-realense, logo na primeira parte do encontro: Tiago Rodrigues e Rodrigo Lima saíram do encontro com pouco tempo de jogo, o que acabou por limitar claramente a equipa vila-realense neste encontro.

O jogo começou bem para as cores do BCVR/3G PHONE. Com uma entrada bem organizada e com um bom jogo colectivo, a equipa vila-realense conseguiu encostar o seu adversário às cordas e acabou por vencer o primeiro período do encontro. Mas as lesões no jogo acabaram por trocar as voltas ao treinador António Cortinhas, que substituiu Bruno Gonçalves nessa partida. Com as suas opções limitadas por força das 2 substituições não previstas, a manta ficou claramente curta para o que restava da partida. A equipa do Aldoar beneficiou desta situação e abriu uma vantagem confortável no segundo período, que garantiu praticamente a vitória no encontro. A equipa vila-realense ainda tentou reagir, mas estava em clara inferioridade para dar a volta ao encontro, que terminou com um marcador de 81-48.

No próximo fim-de-semana, a equipa vila-realense recebe o GD André Soares, de Braga. Mas na Quinta-feira (13 de Maio), as equipas do BCVR/3G PHONE de iniciados (masculina e feminina) iniciam a sua participação no Torneio da Primavera, organizado pela Associação de Basquetebol de Vila Real. A equipa feminina enfrenta o Alijó Baslet Clube (14:30 horas) e a masculina joga diante do Salesianos de Poiares (16:30 horas).