2 de abril de 2010

Opinião: Sporting, uma época (In)esquecível

Opinião de: Zeca Venâncio (analista desportivo)
A actualidade desportiva nacional analisada à lupa todas as sextas-feiras.

Para o Sporting, esta época será mesmo para esquecer. Primeiro, o seu rival Benfica não para de dar cartas, tanto no campeonato como na Liga Europa, e pior que isto, o Sporting revelou-se um “leãozinho” de terceira categoria, limitando-se, a esta altura do campeonato, a disputar uma presença nas competições europeias com equipas como o Paços de Ferreira ou União de Leiria.

Outro aspecto que ficará manchado para sempre na história do clube, foi a indisciplina que tanto fez correr tinta nos jornais. Lembro-me naquele jogo da taça de Portugal, Sporting versus qualquer coisa como Pescadores da segunda divisão B, em que o antigo director desportivo Sá Pinto, agrediu a soco o Liedson, que até tinha marcado dois golos nessa partida. É certo que a época está a correr mal para o clube de Alvalade, só não acho que fosse necessário contratar um director desportivo que só resolve os problemas à “paulada”.

Recentemente, aconteceu outro caso idêntico de indisciplina. Costinha, o director desportivo, mandou o Izmailov “dar uma curva” por este achar que não estava em condições de jogar. A estratégia de impor ordem no grupo à base do autoritarismo, só pode dar azo a maus resultados, visto que, tal como Liedson, o Izmailov é um jogador em ascensão, imprescindível no 11 leonino.

Há umas épocas atrás, o Sporting era um clube “chorão”, isto porque na época 2004/2005 teve a proeza de ganhar quase tudo, inclusive uma taça uefa, mas no final, o Sporting acabou mesmo foi com uma mão à frente e outra atrás, rejubilando apenas com as desgraças do Benfica.

Pelo que tenho visto esta época, o Sporting deixou de ser “chorão” para se tornarem num clube “picuinhas”, preocupados com o outro clube do coração, o Anti-benfica Sporting Clube de Portugal. A juntar a isto, usaram estratégias em fora de campo que nada dignificam o futebol. No Sporting vs Atlético de Madrid, Salema Garção, atiçou os adeptos leoninos para receberem os espanhóis “à pedrada” e há bem pouco tempo, o fadista João Braga fez quase o mesmo, mas com o Vitória de Guimarães, que além de pedir apupos, chamou aos vimaranenses de “javardos” e “minhotos de terceira categoria”. É caso para dizer que a frustração dá para estas cenas lamentáveis.

O problema do Sporting é que está mais preocupado em alimentar polémicas e criar novelas, mas até nisso eles são maus actores.

Comente este artigo no fórum da RCA-DESPORTO aqui.