13 de abril de 2010

Imbróglio na 1ª divisão distrital: Sabroso recorre do castigo aplicado pela AFVR

Carlos Anjos, Presidente do Sabroso SC, fala de irregularidades no processo que levou à pena de derrota, na secretaria, na deslocação a Salto, quando o resultado dentro de campo foi de 2-3. Supostamente, o Sabroso teria incluído nos seus convocados cinco jogadores que estariam suspensos, tendo alinhado com dois deles na formação inicial. Contudo, Carlos Anjos, em entrevista à Rádio Clube Aguiarense, assegura que estes castigos já teriam sido cumpridos.

O caso remonta a 15 de Novembro de 2009, no jogo da primeira volta do campeonato da 1ª Divisão Distrital, que ditou a deslocação a Salto. Cinco jogadores do Sabroso estavam suspensos para essa partida, depois da recepção ao Cerva, na jornada anterior. As más condições climatéricas acabaram por ditar o cancelamento do encontro, ficando adiado sem data prevista. Entretanto, os jogadores cumpriram os dos jogos de castigo nas duas jornadas seguintes, deixando, desta forma, a pena sanada.

Em Janeiro, antes do início da segunda volta, este embate voltou a estar na agenda, mas, novamente, o mau tempo que assolou a região impediu que o jogo se realizasse. A 28 de Fevereiro o encontro realiza-se, por fim, com um resultado favorável ao Sabroso.

“O jogo estava praticamente esquecido. Devia ter acontecido antes de começar a segunda volta e só quando liguei para a Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), a recordar o caso, é que foi marcada nova data”, explicou Carlos Anjos.

“Um mês depois, a 31 de Março, é emitido um comunicado pela AFVR a notificar a pena de derrota aplicada ao Sabroso, pela utilização indevida de jogadores castigados, atletas que já tinha cumprido esse mesmo castigo na primeira volta do campeonato. Tratou-se, claramente, de uma má interpretação do Conselho de Disciplina da AFVR, que decidiu punir, em vez de averiguar a veracidade dos factos. Infelizmente, já estamos habituados a ser uma divisão esquecida, caso contrário este situação não tinha decorrido desta maneira,” lamentou o dirigente.

Resta, agora, ao clube recorrer junto do Conselho de Justiça da AFVR, tendo por base algumas provas e testemunhas que poderão comprovar a sua versão dos acontecimentos.

Mas o caso não fica por aqui. O presidente do Sabroso alega ainda que o Salto jogou com um atleta inscrito à margem das leis. Vítor Teixeira, guarda-redes do barroso, teria jogado com o cartão de João Barros, um caso que, “caso fosse confirmado, daria a vitória ao Sabroso na secretaria”.

Este clube, que se encontrava confortavelmente na primeira posição do campeonato, vê-se agora atirado para o segundo lugar da tabela, apenas a quatro pontos do quarto classificado, o Salto. A turma barrosã tem, desta feita, a possibilidade de alcançar um lugar que dá acesso à Divisão de Honra.

FR

Para comentar este artigo va ao Forum da RCA Desporto, aqui.