27 de maio de 2010

GD Chaves - Acordo parece estar bem encaminhado

Parece estar perto o entendimento entre o Chaves e António Castanheira Gonçalves, antigo presidente e credor do clube, que tem mantido contactos com o presidente Mário Carneiro de modo a levantar a penhora das receitas. Se assim for, o Chaves poderá proceder ao pagamento de Abril e Maio ao plantel e evitar rescisões por justa causa.

O final da época desportiva veio agravar ainda mais a grave crise financeira em que o Desportivo de Chaves está mergulhado e os jogadores exigiram o pagamento dos salários em atraso e o premio de presença na final da Taça de Portugal.

Mário Carneiro, não se tem poupado a esforços para chegar a um acordo com o antigo presidente (credor em cerca de um milhão de euros), para que o clube mantenha a sua viabilidade, mas a procura aos jogadores do Chaves, já começou e são muitos os que esperam que o Chaves não consiga honrar os seus compromissos, para poderem contar com os atletas a custo zero.

Apesar de reconhecer que a negociação está em curso e “bem encaminhada”, Castanheira Gonçalves não quer, para já, falar sobre o assunto, nem tão pouco revelar pormenores. “Deve ser o presidente a fazê-lo”, diz, acrescentando que está disponível para ajudar a colectividade.

O presidente, apesar das várias tentativas, não nos foi possível contactar, mas o perigo do desportivo de Chaves perder jogadores a custo zero começa a pairar. O avançado Clemente, terminava contrato este mês e como não foi contactado por nenhum responsável flaviense, já rubricou um contrato que o vai ligar pelas próximas duas temporadas ao Oliveirense. Se neste caso o Desportivo de Chaves pouco podia fazer, até porque o jogador estava em fim de contrato outros são bem mais preocupantes e Bamba e Ricardo Rocha, que ainda têm vínculo com o clube flaviense, são mesmo cobiçados por clubes de I Liga.

O V. Setúbal está interessado na contratação de Siaka Bamba, trinco de 20 anos que até fez a sua formação em Chaves e os sadinos, que até já sondaram o jogador ao que RCA sabe, preparam-se para ter os seus préstimos sem encargos financeiros.
Bamba, se não receber pelo menos um mês até dia 8 de Junho, tem dois meses de ordenados em atraso o que poderá eventualmente facilitar uma rescisão com justa causa.

Com o defesa-central, de 28 anos Ricardo Rocha a história repete-se e o Leixões, bem como Rio Ave, já mostraram interesse no atleta, mas este também ainda tem mais um ano de contrato.
A urgência, quer por parte dos atletas quer por parte da Direcção em definir o quanto antes o futuro é grande e durante a próxima semana deve haver fumo branco nesta matéria.

Paulo Silva Reis