12 de fevereiro de 2010

“Programa Articular”: Câmara de Vila Real regista terrenos do Campo do Calvário em seu nome

O registo dos terrenos do campo do Calvário foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal de Vila Real com a abstenção dos vereadores do PS, que levantaram dúvidas sobre uma parcela da área em causa pertencer ao SC Vila Real.

Segundo o presidente da autarquia, “os terrenos já estavam registados há muito tempo nas finanças”, pelo que, chegou a hora de actualizar esse registo na Conservatória. A câmara de Vila Real prevê a construção de umas piscinas cobertas e um parque de estacionamento subterrâneo com 75 lugares no âmbito do “Programa Articular”, avaliado em 10 milhões de euros.

Parte do recinto onde há 33 anos o Sport Clube de Vila Real forma jovens futebolistas, já foi reclamado também pelo o próprio clube, contudo, a inexistência de documentos que comprove esse facto levará a que a câmara se “apodere” do estádio.

SC Vila Real terá um sintético no próximo ano

Manuel Martins garante que as obras no Calvário não irão começar até que seja disponibilizado outro local para treinos. Por isso, no âmbito de outro projecto de cariz desportivo, serão construídos no Monte da Forca dois novos campos de relva sintética.

Contudo, apenas um estará ao dispor do SC Vila Real, ao contrário do que inicialmente se falava. Como agora a autarquia vai registar o Campo do Calvário e pelo facto de o Monte da Forca ser um estádio municipal, o clube não poderá exigir quaisquer contra-partidas, visto que, ao que tudo indica, não possui qualquer infra-estrutura em seu nome.

O Vice-presidente da Câmara de Vila Real, Domingo Madeira Pinto, também responsável pelo desporto, garantiu, na apresentação do Torneio de Carnaval, que para o próximo ano esta prova será disputada em campos sintéticos, recintos que serão criados no Monte da Forca.

Fonte: A Voz de Trás os Montes

8 comentários:

Fiel Adepto disse...

Com a ida em definitivo do S.C. de Vila Real para o monte da forca, é o fim anunciado do clube. Antevê-se mais um "parque radical" na nossa cidade, e com quase tanta água como o que meteu o projecto radical, já atrás referido. Um abraço

12 de fevereiro de 2010 às 12:50
SCVR disse...

Amigos do nosso BILA vamos todos lutar para que isto não aconteça. Éxiste uma historia por detrás deste historico campo.
Porque não por um sintético no campo do calvário e trazer os séniores para o centro da cidade.

LUTAR É A PALAVRA DE ORDÈM...

Vamos fazer frente a estes politicos o povo é quem manda eles são eleitos por nós por isso a ultima palavra é nossa.

Porque não um REFERENDO

12 de fevereiro de 2010 às 14:38
Anónimo disse...

Ñ sendo de V.Real,estudei vários anos na UTAD, vejo este espaço (Campo do Calvário) como um simbolo da cidade...que saudades da benza das fitas e das grandes noites das diversas semanas académicas realizadas neste local carismático...

12 de fevereiro de 2010 às 15:52
José disse...

A construção de piscinas no campo do Calvário será um gravíssimo erro pelos motivos que passo a expôr:
1) O campo do calvário está ligado à história desportiva da cidade de Vila Real. Foi aí que o nosso BILA nos deu as maiores alegrias nas celebres tardes de domingo. Actualmente é um espaço onde centenas de jovens praticam desporto e onde o nosso BILA deveria jogar - de certeza que a equipa seria melhor apoiada pela cidade.
2) A construção das piscinas vai implicar a remoção de muito aterro, com recurso à utilização de dinamite para partir o duríssimo granito que está no subsolo. Aquilo vai transformar-se numa autêntica pedreira! Os prédios à volta vão rachar, o pó será imenso e os residentes não terão descanso.
3) Os custos de construção serão muito grandes, maiores por exemplo do que a mesma construção numa zona onde não seja necessário fazer tanto desaterro. Uma sugestão: porque não no actual parque radical?
4) Os custos de manutenção, principalmente com o bombeamento da água, serão muito maiores do que a construção das piscinas numa zona mais baixa da cidade.

Face ao exposto, a autarquia deveria ponderar esta iniciativa. Com muito menos dinheiro, ponham um relvado sintético no campo, construam umas bancadas mais acolhedoras e tragam de volta para a cidade o nosso BILA. A cidade recompensará esta iniciativa. O Monte da Forca, devido à sua localização, nunca será um espaço acolhedor nem funcional para o desporto infantil. Levem para lá as piscinas. Porque não? Tenham a coragem de perguntar à cidade se concordam com esta iniciativa da destruição do Calvário? Digam também quanto vão custar as referidas piscinas e quanto custariam se fossem construídas no famoso parque radical. Falem verdade ao povo pois é ele que paga com os seus impostos...

13 de fevereiro de 2010 às 00:19
Anónimo disse...

Concordo plenamente com a opinião anterior. Contudo, é impressionante a passividade dos vilarealenses quanto a esta questão. Aquela gentinha que mora ao redor do campo do calvário só vão mesmo acordar quando os seus apartamentos começarem a rachar devido ao desaterro à base de compressor e dinamite. Nessa altura já será tarde...

16 de fevereiro de 2010 às 22:25
Anónimo disse...

Por favor, salvem o Calvário!

17 de fevereiro de 2010 às 09:54
Anónimo disse...

ADPETO DO GRANDE SPORT CLUBE VILA REAL
concordo com a opinião do que se dis aqui só tenho pena que esta camara não veja o mal que vai faser a cidade e principalmente ao nosso bila e digo isto porque as camadas jovens vão acabar porque os pais(como eu)nao temos tempo de levar os nossos filhos para o monte da forca só espero que o campo do CALVÁRIO nao venha abaixo pois é uma pena e porque não faser um referendo?

18 de fevereiro de 2010 às 17:18
Anónimo disse...

mais uma vergonha desta camara k nao da valor a nada nem a ninguem e k esses senhores so pensao em betao e como dis um anonimo atras os moradores so vao acordar quando as obras avançarem mas enfim e o k temos

19 de fevereiro de 2010 às 09:01