28 de janeiro de 2010

Divisão Honra AF Vila Real, um campeonato cada vez mais competitivo

Com 17 jornadas já decorridas o campeonato da Divisão de Honra da Associação de Vila Real, está cada vez mais competitivo.

Apesar do maior favoritismo, Vila Real e Mondinense tem sentido algumas dificuldades em levar de vencida alguns adversários , os factores podem ser de vária ordem, mas sem dúvida que neste actual campeonato qualquer equipa pode roubar pontos aqueles que são considerados os grandes favoritos é vitória final.

Hoje em dia, já se trabalha com rigor e com métodos que em nada ficam atrás dos campeonatos nacionais, aliás estou convencido que alguns técnicos da Divisão de Honra teriam sucesso noutros campeonatos, falta somente aquela oportunidade que infelizmente para alguns tarda em chegar, para outros nunca vai chegar, é o mundo do futebol que cada vez mais vai perdendo determinados valores.

Nada ainda está definido nesta Divisão de Honra, quer no que diz respeito ás subidas, quer á manutenção, existe claramente duas equipas que apostaram fortemente na subida Vila Real e Mondinense, mas que ao longo destas jornadas já passaram por muitas e delicadas situações, mas que em nada abala o objectivo inicial, nem Tao pouco a confiança por parte das suas massas associativas, talvez neste momento o Vila Real esteja mais forte, fruto dos resultados positivos e também da qualidade do seu grupo de trabalho, Mondinense possui um onze muito forte, atletas de grande qualidade, mas é notório que ficou a perder em termos de soluços, vamos aguardar pelas próximas jornadas, que podem ditar o vencedor desta Divisão de Honra.

Santa Marta, tem vindo a fazer um excelente campeonato, é uma equipa difícil de bater, possui jogadores experientes e com muita tarimba na distrital, acredito que vamos ter um Santa Marta a lutar pela subida( Mesmo que não seja esse o seu grande objectivo) até ao fim.

Alijoense , é uma agradável surpresa pelo simples facto de possuir um plantel com algumas limitações, pois é farto em qualidade, mas não em quantidade, pratica um bom futebol e sofre poucos golos face á sua excelente organização defensiva e não só, como o seu objectivo é ficar nos 5 primeiros lugares, não vai ser difícil o conseguir em virtude de tudo aquilo que tem produzido nestas 17 jornadas já decorridas.

Pedras Salgadas, mudou bastante o seu grupo de trabalho , saíram alguns atletas e entraram outros que dispensam apresentações face ao seu valor, a equipa mudou também um pouco a sua maneira de jogar, mesmo sem perder aquela identidade que caracteriza as equipas do Pedras( Jogar bom futebol) mas passou a ser mais pratica e objectiva e os resultados estão á vista.

Vidago e Régua ocupam a sexta posição, é um facto que se esperava mais do Vidago, com um plantel recheado de excelentes executantes, alguns deles com provas dadas até em campeonatos nacionais, mas nem sempre isso significa que se ganhe, existem vários factores que podem levar a isso, mas o potencial do grupo de trabalho está lá, por isso mesmo é de crer que esta segunda volta seja bem diferente para melhor para a turma do Vidago, por sua vez o Régua, tem vindo a realizar um campeonato dentro do esperado, face a uma serie de condicionalismos e um deles foi aposta clara em jovens numa perspectiva de futuro. Ficar entre os 8 primeiros é o objectivo dos reguenses que da época transacta somente conseguiram manter 6 atletas, incluindo dois da equipa B.

Atei, é sem duvida uma das boas equipas deste campeonato, iniciou mal a época o que acabou por ditar a saída de José Maria Sousa e a entrada de Carlos Silva e as vitórias começaram a surgir e a recuperação na tabela classificativa começou a sentir-se jogo a jogo, possui um plantel recheado de atletas experientes que tem sido fundamentais para esta boa classificação.

Ribeira de Pena, é uma daquelas equipas com potencial para conquistar pontos em qualquer campo, joga de forma aberta e costuma proporcionar bons espectáculos, mas nem sempre as exibições são condizentes com os resultados, dai pudermos dizer que se esperava mais deste Ribeira de Pena em termos classificativos.

Murça, é outra das formações que não ocupa um lugar condizente com o plantel que possui, tem perdido alguns jogos de forma inglória, mas também perdeu outros aonde faltou mais acutilância, mais eficiência na concretização, pratica bom futebol só que nem sempre chega para conquistar pontos.

Lobrigos, é uma agradável surpresa pela forma com se entrega ao jogo, tem sido um adversário valoroso e que muito tem dificultado a tarefa dos seus opositores, marca muitos golos, mas também sofre bastantes, talvez porque seja uma equipa que joga o jogo pelo jogo.Com esta atitude não será difícil ao Lobrigos se manter na Divisão de Honra.

Fiolhoso , é talvez a equipa que na condição de visitado, mais ocasiões de golo cria e desperdiça e de forma inglória, perdeu muitos pontos em casa nos minutos finais pela sua forma de jogar( Futebol de ataque) mas também conquistou alguns, em virtude dessa postura que é digna de registo, que será fundamental para a conquista da manutenção que é um prémio mais do que merecido.

Valpaços, tem vindo a recuperar a sua confiança, os níveis exibicionais já atingem outros patamares, mas a tarefa dos valpacenses não está fácil, o plantel sofreu algumas alterações com a entrada de novos jogadores, alguns deles ainda jovens, mas que já demonstraram todo o seu potencial, só que a luta pela manutenção vai ser terrível e qualquer erro pode ser fatal.

Abambres, sabia-se que a tarefa dos abambrinos não seria fácil, muitas saídas no plantel do ano passado e as entradas foram colmatadas com ex juniores e com atletas ainda com idade de júnior, que tem demonstrado ter valor, mas não o suficiente para colocar o Abambres numa posição confortável, pelo menos nestas jornadas que já estão decorridas.Em casa a formação orientada pelo Professor Zé Gomes, até tem tido boas prestações, só que os resultados não tem sido os melhores, dai esta actual classificação o que nos leva a pensar que se esperam dias difíceis para os lado de Abambres.

Pegarinhos, tem realizado um campeonato de altos e baixos, já conseguiu aliar bons resultados com boas exibições, mas também o contrario.Em casa o Pegarinhos é um adversário bastante incomodo, que joga o jogo pelo jogo e nunca baixa os braços, de realçar atitude dos seus atletas( Muitos deles Jovens) que tudo tem feito para que o seu clube possa alcançar a manutenção, sabe-se que não vai ser tarefa fácil mas não impossível.

Boticas, quem diria que a formação das terras do Barroso, ao fim de 17 jornadas iria ocupar a ultima posição , com apenas 7 pontos.O plantel inicial do Boticas tinha qualidade, até porque alguns jogadores possuíam e possuem experiência nesta divisão, mas a falta de sorte em alguns jogos acabou por ser determinante para a actual classificação.Não vai ser fácil a manutenção, algo terá que mudar nesta formação agora orientada por Marco Bernardes, caso contrario o destino está traçado, mesmo achando que existe matéria humana para puder fazer muito melhor.

Vamos aqui fazer referencia a alguns jovens jogadores que tem deixado bons apontamentos e prometem ser mais valias no futuro seja qual for a equipa.Leandro, Mica, Dioguinho, André Azevedo, Henrique e Luís Alves ( Vila Real) Ruben Andrade ( Mondinense) Cenoura e João Mário( Santa Marta) Márcio( Alijoense) Braulio, Diogo, Fafe, Dani e China( Pedras Salgadas) Hélio e André Oliveira( Vidago) Paulinho, Pedro Carvalho, Quinzinho , Zé Diogo e André Viamontes( Régua) Guima( Atei) Pisco ( Ribeira de Pena) Pedro, Cocas, Fábio André, Toni e Nuno Abreu( Murça) Lucas, Fisga, Juan, Mocas( Lobrigos) Huguinho, Pitrez e Nuno( Fiolhoso) Flávio, Hélio, António, Michael ( Valpaços) Pedro Venâncio, Rafa, Pedro Miguel, Barreira e Júlio( Abambres) Mãozinhas e Joel Ruro( Pegarinhos) Buba, Guimbas, Tribi, Ruca, Luizinho( Boticas).

Fernando Ferreira

7 comentários:

Anónimo disse...

Fantastica analise, desde já os meus parabens.

29 de janeiro de 2010 às 09:14
Anónimo disse...

Ao Fernando Ferreira
Parabéns pela análise exaustiva que fez. È assim que as contribu~ções dvem ser dadas. mais uma vez parabéns

29 de janeiro de 2010 às 11:04
Anónimo disse...

Todos sabemos a tendencia deste Sr.Fernando, parabéns e boa sorte para o teu Régua!.é pena nesta análise existirem pelo menos 2 jogadores com quase 30 anos...

29 de janeiro de 2010 às 13:29
Anónimo disse...

parabens para o melhor comentador desportivo da nossa associação! sem duvida fernando,os meu parabens...

29 de janeiro de 2010 às 17:03
Anónimo disse...

Espectacular análise ... os meus parabens!

Falta adicionar o Tiago Silveira do Régua como um jovem com valor tremendo, Roberto do Atei, Paulinho do Alijoense e Guilhaume do Vidago.

Esta adição não é uma critica destrutiva mas acho justo que sejam referidos.

29 de janeiro de 2010 às 19:13
Anónimo disse...

Concordo Guilhaume do Vidago deve ser adicionado a qualquer lista de melhores jogadores desta federaçao.

30 de janeiro de 2010 às 06:58
J.TeixeiradaSilva disse...

Amigo Fernando Ferreira,os meus parabéns pela análize exaustiva e independente com que tratou os clubes da divisão de honra da A. F. de Vila Real.Nos tempos que correm, é difícil ouvir comentários sobre futebol desta Associação que sejam sóbrios,sérios e competentes.
Daqui da região de Basto mais umavez os meus parabéns.E já agora: porque será que alguns comentadores quando falam das equipas do meu e nosso concelho, dizem, "os de Basto" e não os Transmontanos de Basto"? Se é para depreciar o valor das nossos equipas não conseguem.
Um abraço,
Teixeira da Silva

30 de janeiro de 2010 às 08:32