30 de janeiro de 2010

Futebol de formação e as suas dificuldades

Existe uma evolução e bem notória nos escalões de formação do Distrito de Vila Real, fruto do excelente trabalho que algumas colectividades tem desenvolvido nos últimos anos.

Não é fácil trabalhar a formação, pois cada vez mais existem dificuldades, face á falta de apoios que muitas das vezes são direccionados somente para o escalão sénior.

Somos daqueles que defendemos, que as autarquias deveriam pagar as inscrições e os seguros dos atletas da formação, seria uma importante ajuda e que iria libertar os clubes de uma despesa que em alguns casos atinge milhares de euros, ao mesmo tempo seria um incentivo para que outros clubes pudessem também dedicar-se á formação, é um facto que os preços das inscrições atingem valores que não são comportáveis com a realidade económica da maioria das colectividades do distrito de Vila Real, também um esforço por parte da Associação em diminuir esse encargo, seria bem recebido pelos clubes e concerteza que iria aumentar o numero de equipas inscritas.

Era também importante, que algumas colectividades fizessem obras nos seus recintos desportivos, de forma a puder propocionar melhores condições aos jovens que ai praticam futebol, sei que é complicado porque o dinheiro é cada vez menos, mas mais uma vez seria preferível as autarquias investir em infraestruturas , dotar esses mesmo recintos de óptimas condições , de que única e simplesmente subsidiar os clubes para que possam alimentar o futebol sénior.

Existem muitos jovens atletas no nosso distrito, com enorme qualidade, que trabalham com muita determinação e até humildade, mas que infelizmente não possuem as mesmas condições de outros colegas, que competem em outros campeonatos, em outros distritos e que nada lhes falta, quantos jovens atletas no distrito de Vila Real, já ficaram pelo caminho, pelo simples facto de terem desistido, em virtude dessa falta de condições, do abandono por parte da sua equipa( Devido á falta de apoios) e muitos deles com enorme valor para puderem ir mais longe.

O futuro dos clubes da nossa associação, passa pelo maior aproveitamento possível das suas camadas jovens, tirar o maior rendimento delas e se possível rentabelizar algum activo que se tenha destacado mais, como já aconteceram com alguns casos, sendo o Simão Sabrosa o maior exemplo disso.

Está na hora dos clubes, se unirem mais em torno de uma causa, que pode ser o suporte para um futuro mais risonho, trabalhar as camadas jovens, exigir mais apoios junto das entidades competentes e acima de tudo previligiar antes demais o homem e só depois o atleta, se isso acontecer os resultados vão aparecer sem qualquer sombra de dúvida.

Quero deixar aqui uma palavra de apreço a todos aqueles clubes, que com imensas dificuldades trabalham a formação, que lutam diariamente para que hajam melhores condições, para aqueles que muitas das vezes até sacrificam a sua vida pessoal e profissional para que todos aqueles jovens que praticam futebol nos mais variados clubes da nossa Associação, tenham no mínimo as mesmas oportunidades, que outros jovens espalhados pelo Pais vão tendo.

Fernando Ferreira

1 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fernando Ferreira
O Sr. tem toda a razão mas na prática nada disso acontece. Alguns clubes até tentam anular-se uns aos outros: Por exemplo, na cidade de Vila Real há 3 clubes que procuram "roubar" os jogadores bons uns aos outros - consequentemente, quando um deles é promovido ao campeonato Nacional, esse mesmo clube vai ser o bombo da festa - é isto que está a acontecer com a equipa de Iniciados do Abambres - bastaria alguma união com os outros 2 clubes e estou certo que os resultados seriam melhores. Deixo um desafio: porquê que esses 3 clubes não se juntam e cada um deles é responsável por um escalão com os melhores jogadores do concelho de Vila Real. Se assim fosse, estou certo que o Nome de Vila Real não andava tão mal no futebol. O mesmo exemplo serve para outras cidades transmontanas!

31 de janeiro de 2010 às 19:16