5 de maio de 2010

Europeu Ralicross Montalegre 2010: Jernberg "sem espinhas"

O sueco Michael Jernberg dominou totalmente a prova de abertura do Campeonato da Europa de Ralicross 2010, Divisão 1, disputada na pista automóvel de Montalegre. Um triunfo inequívoco que coloca o "homem da Skoda" como um dos grandes candidatos ao título europeu.

Fim de semana em cheio para Michael Jernberg, grande vencedor da prova rainha do Campeonato da Europa de Ralicross, jornada de abertura realizada no circuito de Montalegre de um evento que continua dentro de uma semana em França.

Na verdade, tal como noticiamos, desde as qualificações que Jernberg revelou sempre outro andamento em relação à concorrência. Na final, não deu hipóteses a Sverre Isachsen (campeão em título) que, diga-se, tinha sofrido um toque de Ludwig Hunsbedt na 2ª manga de qualificação, facto que lhe retirou protagonismo na grelha de partida. No terceiro lugar surgiu o campeoníssimo Kenneth Hansen (confesso pouco apreciador da pista de Montalegre) que, uma vez mais, voltou a falhar a vitória. Liam Doran foi 4º com o Citroen C4 similar ao de Hansen, ao passo que o regressado Stig-Olov Walfridssson, em Renault Clio, conseguiu levar de vencida a bela luta travada na final com Andreas Eriksson em Ford Fiesta. Ainda nesta divisão destaque-se o comportamento de Mats Lysen que ao 18 anos subiu ao escalão principal e mostrou uma grande maturidade com o Ford Fiesta ST 4x4. Também destaque para o norte-americano Tanner Foust que, estreando-se entre os habitués da disciplina, e sem nunca ter corrido em Rallycross conseguiu deixar excelentes indicações com o 9º lugar. Pela negativa esteve o regressado Luvig Hunsbedt que não conseguiu passar no ultimo lugar na final B que equivaleu ao 11º lugar final. Ruben Tabaio foi o único português a chegar às finais.

TIMUR TIMERZYANOV VENCE DIVISÃO 1A

A conduzir um Renault Clio S1600, na Divisão 1A, o russo Timur Timerzyanov conquistou o primeiro lugar ficando à frente do estreante Andreas Bakkerud em Peugeot 206 S1600. Ildar Rakhmatullin fechou o pódium com outro Clio. O campeão nacional Mário Barbosa ainda levou o publico a sonhar com um triunfo português, mas o homem do Citroen Saxo Kit-Car, ex-Citroen portuguesa, foi perdendo fulgor com o avançar do fim de semana.

KNUT BORSETH GANHA DIVISÃO 2

Por fim a Divisão 2 onde Ole Notveit, em Citroen Xsara, dominou tudo até chegar à final. Porém, a doer quem venceu foi o campeão Knut Borseth. Derek Tohill fechou o pódium com outro fiesta, depois de um fim-de-semana em crescendo.