14 de abril de 2010

Ténis de Mesa - Clube de Vila Real vence torneio de Vila do Conde

Depois de no passado fim-de-semana se ter sagrado Campeão Nacional o CLUB de VILA REAL continua a fazer história no Ténis de Mesa, venceu mais um torneio, o que esta época já é habitual, em sete torneios disputados tem sete vitórias.

Em Vila do Conde disputou-se o XV torneio daquela localidade e das classes em disputa o CLUB participou nas classes de Infantis e Séniores. Com uma equipa infantil feminina composta por duas atletas Campeãs Nacionais, mas ainda iniciadas, Rita Varejão e Andreia Batista, e pela infantil e Bi-Campeão Nacional, Sara Rocha, o CLUB não deixou os créditos por mãos alheias. Andreia Batista sentiu dificuldades na fase de grupos, apesar de nunca se intimidar, não se apresentando também na melhor forma não conseguiu a passagem à fase final. Rita Varejão foi mesmo surpreendente e venceu o seu grupo de apuramento, impondo-se às atletas mais velhas com um ténis de mesa irrepreensível, passando ao mapa final. Tendo sido eliminada posteriormente pela atleta que viria a classificar-se em 3º Lugar, mas demonstrando sempre porque é Campeã Nacional de Iniciadas. Já Sara Rocha que tem vindo a subir de forma começou por não facilitar na fase de grupos e venceu facilmente o grupo de apuramento. Na fase final, derrotou todas as adversárias de tal forma que até parecia fácil, pouco surpreendente apenas para quem conhece o poder desta atleta, chegando à final sem surpresas. Na final, disputada com Catarina Correia de ADL Torre, a Sara foi igual a si mesma, sem falhas, inteligente no seu jogo, adaptando-se sempre à adversária, venceu a final por 3-1 e sagrou-se vencedora do torneio, trazendo o título para Vila Real. As vilarealenses conseguiram ainda o feito de se classificarem como equipa em 2º Lugar.

Nos Infantis Masculinos os resultados foram também assinaláveis, Francisco Taveira, Pedro Varejão, David Teixeira, André Batista e José Ferreira conseguiram todos passar a fase de grupos, com exibições consistentes e seguras, adivinhando desde logo um resultado positivo para o CLUB. No mapa final foi Francisco Taveira que conseguiu chegar mais longe, tendo sido eliminado apenas nos quartos de final, alcançando o 8º Lugar individual mas tendo obrigado a aplicação máxima do vencedor. Os restantes jogadores conseguiram chegar aos oitavos de final, David Teixeira conseguiu chegar ao 12º lugar, Pedro Varejão, único atleta de formação em Portugal com pega japonesa ficou no 13º lugar, José Ferreira em 14º Lugar e André Batista em 17º lugar. A boa prestação dos atletas vilarealenses valeu o 3º lugar na classificação final por equipas em igualdade pontual com o 2º classificado.

Saldou-se por um resultado extremamente positivo nas classes de formação, com vitória em Individual feminino, 2º e 3º lugar por equipas em femininos e masculinos respectivamente, colocando o CLUB de VILA REAL no topo das classificações gerais do torneio nas camadas de formação.

Os Séniores do CLUB, Campeões Regionais, apresentaram-se neste torneio para preparação para a Fase de Acesso à 3ª Divisão Nacional, a disputar em Maio, importava por isso conseguir boas prestações e boas actuações, mais do que bons resultados e isso foi plenamente conseguido. Colocados em grupos de apuramento com os melhores do torneio e do panorama nacional, os vilarealenses obrigaram os adversários a empenhamento para levarem a vitória. No final o treinador, Mário Morais estava satisfeito com a prestação, apesar de não terem alcançado o pódio, objectivo secundário para este torneio.

João Gonçalves