18 de abril de 2010

Abambres 1-3 Santa Marta
Divisão Honra AFVR - 28ª Jornada

Primeira final perdida

Num jogo onde o Abambres estava proibido de perder para evitar a despromoção, a postura da equipa anfitriã desde o apito inicial parecia querer evidenciar uma atitude ganhadora. Mas perante uma forte equipa do Santa Marta, que estava ali também para ganhar, a situação ficou difícil.

Logo aos 3 minutos os visitantes tiveram ocasião para marcar, mas a cabeçada de David saiu ao lado. O Abambres só começou a surgir a partir dos 10’ e aos 14’ Néné esteve em grande com duas excelentes defesas evitando o empate para os da casa.

O Abambres estava melhor e aos 18’ Pedro Ferreira cabeceou ao lado, passando o esférico a rasar o poste. O Santa Marta reagiria e aos 34’ Ricardo Martins aproveitou a apatia da defesa do Abambres e isolou-se para fazer o golo que punha os visitantes a vencer por 1-0.

O Abambres rapidamente respondeu e aos 39’, por duas vezes, Samuel podia ter feito a igualdade. Mas aos 3’ da 2ª parte o Santa Marta, num grande remate de Armando, sem deixar cair a bola, fez um belo golo e colocava o marcador em 2-0.

O Abambres sofria assim um revés no reatar da partida e logo tentou responder. Aos 49’ Tiago Pinto, num livre directo, viu o guardião Néné negar o golo com uma grande defesa. Mas aos 58’ Tiago Pinto, de ângulo completamente fechado faz mesmo o golo, dando novo ânimo aos Abambrinos, que se balancearam no ataque à procura da igualdade.

Porém, os visitantes não estavam para facilitar e aos 64’, num livre de laboratório, Ricardo Martins surgiu na cara de Rui e bisou, fazendo o 3-1 para os visitantes. O jogo complicava-se e muito para o Abambres que apesar da contrariedade continuou a tentar chegar novamente ao golo e balanceou-se ainda mais no ataque.

Tal postura levou à multiplicação de oportunidades e já nos últimos minutos estes criaram várias situações. Aos 80’ Rafa rematou rasteiro e a bola rasou o poste, perdendo possibilidade de reduzir a desvantagem. Este adiantamento permitia ao Santa Marta criar perigo no contra-ataque e aos 86’ Ricardo Borges, numa má saída de Rui, rematou ao poste, falhando assim a possibilidade de acabar com o jogo em definitivo.

O Abambres continuava a não baixara os braços e aos 90’ Veiga falha o golo por milímetros, para no período de compensação voltar a falhar, desta vez com a baliza à sua mercê cabeceou por cima da trave. Era o canto do cisne pois não havia mais tempo para se jogar. O Abambres perde a sua primeira final das três que tinha pela frente e vê cada vez mais longe a sua permanência na Divisão de Honra.

Ficha de jogo:

Árbitro: Vítor Silva
Auxiliares: Tiago Mota e Rui Rebelo

Abambres: Rui, Samuel (CA 34’), Sandro, Pedro Ferreira (Paulo, 85’), Rafa, Lameirão, Pedro Miguel (Barreira, 69’), Rafael (André Coelho, 74’), Biscoito, Veiga e Tiago Pinto
Treinador: José Gomes

Santa Marta: Nene (Fábio, 80’), Armando, David, Bruno Figueiredo, Dani, João Mário, Jorginho, Kokas (Cenoura, 66’), Barroso, Ricardo Martins (CA 36’) (Ricardo Borges, 69’) e Feliciano
Treinador: Justino

EB (notíciasdevilareal.com)

Para comentar este jogo vá ao Fórum da RCA aqui.