18 de abril de 2010

Vila Real 5-4 Valpaços
Divisão Honra AFVR - 28ª Jornada

Sofrer para vencer

O Vila Real sofreu para vencer o Valpaços, num jogo onde esteve à vista derrota mas os pupilos de Carlos Felisberto tiveram sangue frio para, a 15 minutos do fim, dar a volta a um resultado negativo. Os “alvi-negros” não deixaram fugir o Mondinense que, apesar de ter estado a perder, venceu o Alijoense e mantém-se no topo da tabela.

Apesar de ter estado grande parte do jogo em desvantagem, o Vila Real até começou a vencer, com um golo do inevitável André Azevedo, jogador que ainda marcaria mais dois tentos (aos 60’ e 89’), antes de ser expulso, na sequência do 5-4, quando o jovem atleta despiu a camisola durante os festejos. Este gesto evitável fez com que o “bila” estivesse cerca de dez minutos a jogar com apenas nove elementos, uma vez que Henrique já tinha sido expulso aos 80’.

O Valpaços tirava partido de António - jogador que já passou pelo Monte da Forca – para chegar à baliza de Ivo, mais concretamente em lances de bola parada. Foi precisamente desta forma que surgiu primeiro golo dos forasteiros. Livre à entrada da área, apontado por António, a bola chegou à cabeça de Nené e este não perdoou. 5 minutos depois, numa jogada tirada a papel químico, Nené esteve perto de fazer o segundo. Pouco depois, novamente de livre, António coloca, de forma surpreendente, a sua equipa em vantagem.

Na segunda parte, o Vila Real correu atrás do prejuízo e chegaria ao empate com um bis de André Azevedo (60’). Porém, António não se deixou ultrapassar e repôs a vantagem, pouco depois, com um golo de “chapéu”, muito graças a uma falha categórica da defensiva vila-realense.

Maurício ainda fez o quarto para o Valpaços (75’), numa altura em que já se previa uma derrota para as hostes “alvi-negras”. Todavia, os comandados de Felisberto não baixaram os braços e até ao minuto 89’ protagonizaram uma notável reviravolta que entregou os três pontos ao SC Vila Real.

Poderia ser o adeus ao título para o SC Vila Real mas, depois de muita insistência e alguns nervos, a vitória sorriu aos locais, numa partida repleta de golos. Carlos Felisberto ainda acredita no título, apesar de reconhecer que a sua equipa facilitou em alguns momentos do jogo.”A vitória foi justa”, garantiu. Do outro lado, Carlos Guerra, técnico do Valpaços, afirmou que a sua equipa soube aproveitar as oportunidades e queixou-se da irregularidade de três dos cinco golos do Vila Real.

De referir que, para o final do encontro, estava marcada uma assembleia dos órgãos sociais do clube, de forma a discutir a questão do Campo do Calvário e receber candidaturas para a presidência do SC Vila Real. Esta reunião, quer por falta de comparência dos sócios ou desinformação generalizada, acabou por não se realizar, sem qualquer aviso.

Fotos e texto: FR (notíciasdevilareal.com)

Ficha de jogo:


Monte da Forca, Vila Real
Árbitro: João Santos
Auxiliares: Vítor Almeida e Maura Henriques

Vila Real: Ivo, Bessa, Francis (Peixoto, 45’), Miguel (Shuster, 39’), Mica, Ernesto, Castanha, Diogo (Henrique, 70’), Leandro, André Azevedo e Moura.
Treinador: Carlos Felisberto

Valpaços: Vítor, Rendeiro, France, Zé Maria, Teixeira, Nené, Fifi, António, Pedro, Cavalo e Calado.
Treinador: Carlos Guerra

Ao intervalo: 1-2
Amarelos: André Azevedo (69’ e 89’), Henrique (75’ e 80’)



Para comentar este jogo vá ao Fórum da RCA aqui.