24 de março de 2010

Fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

Sub-14 Masculinos: em jogo equilibrado, BCVR/3GPHONE perde para o Guifões

A equipa do BCVR/3GPHONE recebeu, na última jornada do Torneio Inter-associações, realizada no dia 21 de Março, o Guifões SC de Matosinhos, equipa que ocupava o segundo lugar nesta competição, o que diz muito do valor do conjunto matosinhense.

Tal como na primeira volta, a equipa de Vila Real deu grande réplica ao seu adversário, mostrando a sua qualidade perante um adversário categorizado. O jogo foi muito equilibrado, com o domínio repartido entre as duas equipas e uma grande incerteza quanto ao vencedor do encontro. Apenas no segundo período da partida houve uma quebra momentânea da equipa da casa, o que permitiu ao Guifões respirar e distanciar-se no marcador.

Nos 2 últimos períodos os lobos de Vila Real voltaram a recuperar na partida, mas alguns erros e o nervosismo do encontro tiraram o discernimento necessário para alcançar o triunfo. De qualquer forma, a equipa mostrou uma clara evolução ao longo da prova, patenteando que a falta de competição de melhor nível ao longo da época continua a ser um factor penalizador para as equipas do interior de Portugal, que chegam a estes torneios com poucos jogos, limitando desta forma a sua capacidade de evoluir e triunfar perante conjuntos com outra rodagem.

A equipa de Vila Real alinhou com: João Amado, Michael Lopes, Ricardo Sousa, Rodrigo Lima (capitão), Paulo Subtil, Luís Sousa, Tiago Rodrigues, João Freitas, Ricardo Ribeiro e Rui Silva.

Sub-16 masculino: BCVR/GROUPAMA compromete na Taça Nacional

A equipa do BCVR/GROUPAMA efectuou o segundo jogo da Taça Nacional, recebendo a ED de Viana do Castelo. O resultado final (59-69) espelha a diferença de atitude entre os 2 conjuntos, factor que foi preponderante na vitória dos vianenses.

A equipa de Vila Real começou o encontro com muita disposição e abrindo uma vantagem confortável no marcador, dando indícios de estar numa tarde inspirada. Com uma defesa segura e lutadora, a equipa foi travando os sucessivos ataques do conjunto de Viana, com elementos muito altos e demonstrou algum acerto ofensivo, que lhe permitiram atingir vantagem no marcador
.
Mas ainda no decorrer deste período, a equipa começou a claudicar fisicamente, com claras repercussões ao nível anímico. A ED de Viana começou a encurtar distâncias e a dominar o jogo, perante a passividade dos atletas da casa.

Com o decorrer do encontro, e apesar de em muitos momentos da partida o Basket Clube de Vila Real/GROUPAMA aproximar-se no marcador, muitos jogadores vila-realenses, em clara baixa de forma e em más condições físicas, não puderam dar o seu contributo ao conjunto.

Com esta derrota, a equipa vê a sua participação na Taça Nacional muito comprometida quanto ao acesso à fase seguinte.

No próximo fim-de-semana disputa-se jornada dupla, com a equipa do BCVR/GROUPAMA a viajar até Trancoso no Sábado, recebendo no Domingo o ED Bragança.

A equipa alinhou com: Gonçalo Quinteira, André Carvalho, José Vieira, Manuel Moreira, Jorge Tripeça, Pedro Arnaldo, José Brito (capitão), Paulo Silva, João Lima, Pedro Mota, Daniel Pinto e João Teixeira.

Sub-18 Masculino: BCVR/CORGOBUS sofre pesada derrota diante do FC do Porto

A equipa do BCVR/CORGOBUS disputou no Domingo um dos jogos mais difíceis da temporada, diante do fortíssimo conjunto do Futebol Clube do Porto, campeão regional e uma das melhores equipas do escalão a nível nacional.

Com todos esses atributos, já se sabia que a tarefa do Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS era extremamente ingrata. A somar a isso tudo, a onda de lesões que tem vindo a assolar o plantel vila-realense acabou por criar ainda maiores dificuldades nesta deslocação, já que o conjunto vila-realense só tinha 7 atletas disponíveis para o encontro.

Não admira então o resultado final (96-36) muito desnivelado, que espelha todas as agruras desta jornada. Pese embora a grande diferença entre os 2 conjuntos, devemos fazer ressaltar o excelente segundo período da equipa vila-realense, com um equilíbrio no marcador (18-11).
A equipa do BCVR/CORGOBUS alinhou com Emanuel Bessa, Rodigari, José Gomes, Filipe Silva, João Anta, Vítor Monteiro (capitão) e João Silva.