5 de maio de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

A equipa do Basket Clube de Vila Real realizou para uma jornada dupla no fim-de-semana passado, de 24 e 25 de Abril, com sorte distinta nos dois jogos disputados.

Sub-16 masculinos: apesar da boa réplica, BCVR/GROUPAMA não resistiu no terreno do Telecom Coimbra

O BCVR/GROUPAMA deslocou-se no Domingo a Coimbra, para defrontar o segundo classificado da Taça Nacional, o Telecom Coimbra, um dos melhores conjuntos da prova e com aspirações na conquista do título.

Apesar disso, a equipa vila-realense, formada exclusivamente por jogadores no primeiro ano do escalão, ofereceu enorme resistência ao seu adversário que, recorde-se, tinha vencido em Vila Real por 32 pontos de diferença. O resultado final da partida (70-50) ilustra a boa réplica dada pelo BCVR/GROUPAMA neste encontro, mostrando a evolução que a equipa tem tido ao longo da prova.

O encontro começou com o domínio absoluto do BCVR/GROUPAMA. Com uma entrada sensacional, a equipa vila-realense alcançou 3 triplos consecutivos, abrindo uma vantagem de 9-0 para o seu adversário e contrariando o se esquema defensivo. Contudo, aos 6 minutos da primeira parte, a partida mudou. O conjunto conimbricense passou a equilibrar a partida, devido sobretudo aos já célebres momentos negros do conjunto vila-realense, que revela ainda alguma falta de maturidade para manter uma regularidade na sua actuação ao longo das partidas. O Portugal Telecom conseguiu então respirar mais aliviado e aproveitando os erros do BCVR/GROUPAMA, conseguiu dar a volta ao encontro, passando a estar a frente do marcador no fim da primeira parte.

Com o reatamento do encontro, o cariz do jogo voltou a mudar. O BCVR/GROUPAMA voltou a discutir o jogo taco-a-taco com o seu adversário. Praticando um basquetebol rápido e rodando muito bem a bola, a equipa de Vila Real voltou a trocar as voltas ao seu adversário, tendo perdido a segunda parte por apenas um ponto. Apesar de tudo, um resultado razoável para as cores vila-realenses nesta partida.

A equipa alinhou com Bruno Costa, António Guedes, Miguel Teixeira, Gonçalo Quinteira, Pedro Lima, Jonas Lima, Francisco Lima, Manuel Moreira, Pedro Mota, Miguel Arnaldo, Paulo Carvalho, José Vieira e Francisco Fernandes. A equipa foi orientada por Pedro Madeira Pinto e Rúben Marques.

No próximo fim-de-semana, o BCVR/GROUPAMA tem uma jornada dupla em terras minhotas. No sábado, a equipa enfrenta o líder da prova, a ED de Viana. No Domingo, mais uma deslocação, desta vez à Ponte da Barca, para enfrentar o Barca Basket Clube.

BCVR/3GPHONE derrotado no Torneio Inter-Associações

A equipa de Sub-14 masculina do BCVR/3GPHONE recebeu, pela 2ª jornada do Torneio Inter-associações, a equipa do GD do Leça, tendo sido derrotada por 55-48. Um jogo emotivo mas nem sempre bem jogado, no qual o BCVR poderia ter obtido outro resultado, não fosse a má actuação da equipa em 2 períodos do encontro, que acabaram por ditar nova derrota para esta equipa, que tarda em revelar a sua maturidade e concentração para encarar os desafios com outra postura, que lhe permita alcançar os resultados condicentes com a sua qualidade.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, revelado pelo resultado final, só contrariado no segundo período, no qual o BCVR/3GPHONE comprometeu as suas aspirações. Apesar do espírito de luta demonstrado, este não foi acompanhado pela necessária concentração nas acções ofensivas e defensivas. A equipa vila-realense mostrou-se muito nervosa ao longo da partida, cometendo inúmeros erros defensivos e ofensivos, com diversos turnovers em momentos críticos, que deitaram por terra o esforço e labor em campo.

A equipa alinhou com André Sousa, Michael Lopes, Ricardo Sousa, João Amado, Miguel Rodrigues, Rodrigo Lima, Luís Sousa, João Paulo Pereira, Tiago Rodrigues, Ricardo Ribeiro, Paulo Subtil e Rui Silva. A equipa foi orientada por Bruno Gonçalves e João Machado. No próximo Sábado continua o campeonato, com o BCVR/3GPHONE a deslocar-se ao Porto, para enfrentar a equipa do Aldoar.

Campeonato Nacional de Sub-18: BCVR/CORGOBUS perde em Aveiro

A equipa de juniores deslocou-se ao terreno do Galitos, uma das referências na formação do basquetebol português, tendo sido derrotado nesta partida, o que compromete as aspirações do conjunto vila-realense no campeonato, quando faltam 3 jornadas para terminar o campeonato nacional.

O jogo foi marcado por uma boa primeira parte da equipa vila-realense, que soube equilibrar a partida. Com uma boa atitude defensiva, o BCVR/CORGOBUS conseguiu dar boa réplica ao seu adversário.

A segunda parte do encontro revelou um conjunto com alguma incapacidade para contrariar os momentos menos positivos da partida. O Galitos passou a exercer uma forte pressão sobre a equipa vila-realense, que revelou grande dificuldade em sair da camisa-de-forças imposta pelo seu adversário. Como consequência, o conjunto aveirense tomou conta do encontro e venceu sem dificuldades a partida. Por falta de acesso ao boletim de jogo, não há referência estatística sobre o encontro.

No próximo fim-de-semana joga-se uma jornada dupla decisiva para a equipa. No Sábado, o BCVR/GROUPAMA recebe a ED de Viana, seu oponente directo na tabela classificativa. No Domingo, a equipa desloca-se a Ovar, para enfrentar a forte equipa da Ovarense.