16 de abril de 2010

Passeio dos Utilizadores do “Fórum BTT” em Vila Pouca de Aguiar

A zona do Planalto de Jales foi a escolhida para mais uma edição de um passeio BTT “PUF”(Passeio dos Utilizadores do FórumBTT), tendo a sua génese na comunidade on-line do ForumBTT, que leva a efeito a sua décima edição deste passeio. Este Fórum é um espaço na web de referência na divulgação e debate de temas da modalidade BTT, que alberga alguns milhares de utilizadores registados.

Este passeio deve-se ao empenho de alguns praticantes locais que abraçaram a iniciativa e encetaram esforços com parceiros públicos e privados para a sua realização. A participação é aberta a qualquer praticante, mesmo que não seja membro registado do FórumBTT, sendo a mesma gratuita. Esperam-se assim cerca de duas centenas de participantes já previamente inscritos, provenientes de vários pontos de Norte a Sul do país.

Este passeio das “Rotas do Ouro” terá o seu início e fim em Campo de Jales e percorrerá os trilhos do Planalto de Jales e várias localidades das freguesias de Vreia de Jales, Alfarela de Jales e Tresminas, de forma a mostrar aos visitantes os vestígios da civilização romana, bem como a beleza paisagística da região nesta altura da Primavera. Será guiado, feito num ritmo que se pretende acessível a todos (dificuldade média) e terá aproximadamente 50 quilómetros de extensão.

A meio do percurso, haverá uma pequena paragem para um ligeiro abastecimento e no final, haverá lugar para lavagem de bicicletas e duches.

Paralelamente ao passeio, irá haver uma visita guiada ao complexo mineiro romano de Trêsminas para os acompanhantes dos participantes neste passeio.

Toda a informação disponível em www.jalesbtt.no.sapo.pt ou www.forumbtt.net