1 de março de 2010

SC Vila Real Perde Calvário mas Diogo Cão ganha sintético

CDS-PP vê rejeitada moção de suspensão da construção de piscinas no Calvário

O debate em torno da requalificação do Campo do Calvário, no âmbito do “Programa Articular”, gerou polémica na última Assembleia Municipal. O CDS-PP apresentou uma moção com vista à suspensão do processo de construção das novas piscinas no Campo do Calvário e posterior reabilitação esta infra-estrutura, como alternativa. As novas piscinas, segundo a deputada do Partido Popular, Joana Rapazote, poderiam ser construídas, por exemplo, no Parque Radical, “actualmente sem qualquer utilidade”.

O vereador do Partido Socialista (PS), Rui Santos, lamenta que o SC Vila Real seja maltratado e futuramente “espoliado” por força da Câmara de Vila Real, para a realização de um projecto que implicará a destruição de um estádio com “enorme historial”.

Esta moção, votada favoravelmente pela oposição, não recebeu qualquer voto por parte da bancada social-democrata, à excepção do deputado José Costa Pereira, justamente o Presidente da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR).

Presidente da AFVR defende continuidade do Calvário

A posição do Presidente da AFVR, Costa Pereira, relativamente ao Campo do Calvário é clara: “o estádio deveria continuar a ser um recinto desportivo dedicado à prática do futebol”. Mas, para isso, teriam que ser efectuadas “obras de melhoramento” e, porque não, a “construção de um relvado sintético”.

Por essa razão, Costa Pereira, na moção apresentada, não votou em conformidade com o seu partido, mas a favor de uma causa. Contudo, o responsável admite que o projecto de transformação do calvário em piscinas “irá avançar”.

Relativamente ao mau estado do relvado do Monte da Forca, que obriga o SC Vila Real a disputar os seus jogos no pelado do Calvário, o presidente da AFVR refere que o estádio municipal “precisa de vida” e, por isso, irão arrancar ainda este ano as obras para o melhoramento deste espaço. Serão construídos dois relvados sintéticos, os primeiros do género no concelho, seis balneários anexos e ainda está prevista a construção de uma sede para o SC Vila Real.

ADCE Diogo Cão terá campo sintético em 2011

Apesar de todas as contestações, Domingos Madeira Pinto, vereador do Desporto, garante que as obras no âmbito do “Programa Articular”, que prevêem a construção de uma piscina de 25 metros, será “uma realidade muito em breve” e que a moção apresentada pelo CDS-PP “não mercê discussão”.

O vereador pôs de parte a construção de uma piscina de olímpica, de 50 metros, pelos enormes custos que acarreta. Contudo, Madeira Pinto garante que uma piscina de 25 metros é suficiente para atrair competições de grande visibilidade e dar mais condições aos atletas locais.

No que toca ao espaço que, no Monte da Forca, será dedicado ao SC Vila Real, o responsável garante que um campo sintético será para uso exclusivo do clube. O outro campo será atribuído a dois clubes do concelho: ADCE Diogo Cão, que não possui espaço próprio, e Parada de Cunhos, que já possui um pelado mas que será destruído na sequência das obras. Todavia, através de um plano de gestão multidisciplinar, as várias associações do concelho com escalões de formação de futebol poderão usufruir daquele espaço.

Questionados sobre esta matéria, os dirigentes do SC Vila Real não quiseram prestar quaisquer declarações, adiantando, no entanto, que estarão em condições de falar após uma reunião prevista para esta semana com o executivo camarário.

FR (noticiasdevilareal.com)

7 comentários:

Anónimo disse...

e pro abambres nada?

1 de março de 2010 às 18:42
Anónimo disse...

Uma piscina de 25 metros?! Para isso não vale a pena construir nada, as piscinas que temos servem perfeitamente... Todos os anos no jantar de aniversário da Diogo Cão ouço a promessa do campo sintético. o Sr vereador agora diz que é para 2011! Será? Não acredito...

2 de março de 2010 às 10:28
Anónimo disse...

Será que ainda não perceberam que a construção da piscina é apenas uma desculpa esfarrapada para aí construírem outras coisas que vão dar lucro aos amigos da Câmara?

2 de março de 2010 às 12:01
Anónimo disse...

A diogo cao pela categoria que apresenta na sua formacao so tem de ser ajudada...

A unica equipa que nao possui campo proprio !

Um sintetico ira aproveitar melhor os miudos da regiao, que poderao vir a ser como o " Simao Sabrosa ".

Espero que nao seja mais uma promessa !

2 de março de 2010 às 19:39
Anónimo disse...

mais uma porcaria feita pela camara k voces la puseram e kuanto aos jantares na diogo cao e so promessas como sao na campanha e as promessas leva_as o vento

2 de março de 2010 às 20:22
Anónimo disse...

Olá Amigos do Campo do Calvário:
Está a decorrer uma sondagem sobre o destino a dar ao histórico Campo do Calvário no Site do Jornal Notícias de Vila Real (http://www.noticiasdevilareal.com/index_intro.php). Vamos todos votar em favor da reabilitação deste espaço para a prática do futebol juvenil.

7 de março de 2010 às 16:50
Anónimo disse...

Mais uma vez presto a minha homenagem as mulheres pois hoje é dia 8 de março (dia internacional da mulher) pela simples razão que os homens continuam a mentir e a prometer descaradamente a terra e o ceu .
Para esta promessa só posso dizer aos senhores autarcas o muito obrigada por nos fazer sonhar , isto é como uma noite bela em que sonhamos com tudo de bom para nós e quando acordamos ficamos tristes porque foi apenas mais um sonho bom . Mas como essa gentinha já não engana ninguem vamos cair na real , há já me esquecia sou PSD de há muitos anos , mas quanto mais conheço os politicos mais gosto dos cães .

8 de março de 2010 às 11:13