17 de fevereiro de 2010

Karting: Vila-realense Rafael Lobato é campeão em Baltar

Disputou-se no fim-de-semana passado, a 4ª prova do Baltar Sprint Show 2009/10, como habitualmente no kartódromo de Baltar. Esta prova seria a última deste campeonato, visto que a 5ª prova foi anulada por coincidir com a prova inicial da Baltar Kart Cup 2010 que se realiza no próximo dia 14 de Março no kartódromo de Palmela. Como para este novo campeonato, os karts a serem utilizados serão diferentes, não fazia muito sentido estar a fazer uma prova com o material antigo. Além disso, as datas disponíveis não eram muitas e todo o tempo será pouco para os pilotos e equipas se familiarizarem com o novo material e a nova pista.

Chegado a esta prova com uma margem de 15 pontos de vantagem, bastava ao piloto de Vila Real gerir esta mesma vantagem e manter-se a salvo de algum acidente ou problema mecânico.

Nos treinos cronometrados alcançou a 3ª marca, a apenas 0,1s do seu mais directo adversário, João Ferreira. A “pole position” seria conquistada por Diogo Pinto. Com a habitual inversão da grelha para os 6 primeiros classificados, o Rafael partia do 4º lugar e desde o arranque se notou que algo de anormal se passava com o seu kart, que não apresentava o habitual andamento, como se comprova pelo facto de ser 1s mais lento que os restantes.

Com tudo isto, não lhe foi possível alcançar mais do que o 5º lugar. A vitória seria de J. Ferreira, que assim encurtava muito o seu atraso. Para a 2ª manga, Rafael partia do 2º lugar da grelha e logo no arranque saltou para a liderança, que manteve até final. Atrás dele terminavam J. Ferreira e Luciano Carvalho, sempre muito regular ao longo do dia. Com este resultado, Rafael partia para a última manga mais tranquilo, já que a sua vantagem lhe permitia que um lugar nos dez primeiros fosse suficiente para garantir o título.

Partindo do 6º lugar, depressa subiu até ao 3º lugar. A partir daí envolveu-se numa luta com um piloto da classe mais potente, não conseguindo ultrapassá-lo, pois este tinha um kart mais rápido em recta. O final da prova chegaria com o Rafael a terminar na 3ª posição nesta manga e no total desta prova. Este resultado permitia-lhe renovar o título de Campeão do Baltar Sprint Show, já conquistado em 2008/09 e 2006/07, a que se juntam os de Campeão da Baltar Kart Cup em 2007 e 2009.

Lobato vai partir para um novo desafio, a Baltar Kart Cup 2010, ao volante de um novo kart da categoria X30 Júnior (Birel/X30), num campeonato que se disputará em 3 pistas ao longo do ano, visitando para além de Baltar, o kartódromo de Palmela e o de Braga, onde encontraremos os pilotos destes campeonatos. A 1ª prova é disputada no próximo dia 14 de Março em Palmela, onde esperamos que o “Tigre” se apresente já na sua máxima força.

0 comentários: