9 de fevereiro de 2010

Fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

Basket Clube de Vila Real, o número 2 de Portugal

O jornal “O Jogo”, citando dados da Federação Portuguesa de Basquetebol, revelou que o Basket Clube de Vila Real ocupou a segunda posição nacional do ranking de clubes na época 2008/2009. Estes números realçam o trabalho desenvolvido por um clube com apenas 14 anos de existência e colocam Vila Real no top nacional, relegando verdadeiros colossos do basquetebol nacional. Uma nota positiva para um clube do interior que luta com inúmeras carências e com poucos meios ao seu dispor, mas que consegue mesmo assim obter bons resultados.

Seniores Masculinos: vitória fácil diante do SC Braga

A equipa do BCVR/AAUTAD recebeu e bateu o Sporting de Braga por números esclarecedores, em jogo a contar para a CNB2: 103-38 foi o resultado final do encontro, naquele que terá sido até agora o melhor jogo da época para a equipa vila-realense. A equipa mostrou ânimo para dar a volta aos resultados menos bons alcançados em jornadas anteriores, quando deixou escapar duas vitórias certas das suas mãos.

A equipa do BCVR/AAUTAD entrou bem no encontro, controlando desde o início as operações da partida. Bem defensivamente, qualidade que tem vindo a revelar ao longo da época, a equipa soube somar nesta partida o acerto ofensivo, condição essencial para atingir os números elevados neste encontro. Com este resultado, a equipa do BCVR/AAUTAD atingiu, provisoriamente, a terceira posição no campeonato, com 15 pontos conquistados.

Sub-14 masculino: vida difícil para o Basket Clube Vila Real/3GPHONE

A equipa do Basket Clube de Vila Real/3GPHONE teve um fim-de-semana intenso, tendo disputado dois jogos em dois dias, contra equipas de elevada qualidade, o que acabou por resultar em 2 derrotas.

No dia 6 de Fevereiro, a equipa dos lobos deslocou-se ao Pavilhão do Guifões (Matosinhos) para defrontar o clube local, num jogo em atraso da segunda jornada, que não se realizou por causa da queda de neve. Uma deslocação que acabou por ditar uma derrota diante do forte conjunto matosinhense, por 69-51. Apesar de tudo, a equipa vila-realense entrou bem no encontro, tendo equilibrado as operações no primeiro período e tendo estado durante grande parte à frente no marcador. Mas um segundo período verdadeiramente desastroso da equipa acabou por hipotecar qualquer esperança de um resultado positivo neste encontro. Apesar das melhorias registadas nos períodos seguintes, a equipa não foi capaz de recuperar da desvantagem no marcador.

No dia 7 de Fevereiro, o Basket Clube/3 GPHONE recebeu o líder do torneio, a ED de Viana. A vitória sorriu ao conjunto minhoto por uma diferença que revela a diferença entre os 2 conjuntos: 102-35 foi o marcador final, uma derrota pesada para as cores vila-realenses. O conjunto minhoto, com jogadores muito altos e de bom recorte técnico, não tiveram dificuldades em impor o seu ritmo e abrir uma vantagem substancial no marcador. A equipa do BCVR, revelando os erros que têm vindo a cometer ao longo da época, só conseguiu dar alguma réplica no 3º período, tendo inclusive alcançado a vitória parcial neste, por 15-12. Nos restantes 3 períodos, a equipa mostrou pouca apetência defensiva e errou inúmeros lançamentos fáceis, o que acabou por facilitar a vida à ED Viana, que mantém desta forma a liderança isolada do torneio.

Sub-19 feminino: BCVR/CORGOBUS desperdiça vitória nos últimos momentos do encontro

A equipa Sub-19 do BCVR/CORGOBUS perdeu uma oportunidade de ouro para alcançar uma vitória diante de um dos adversários mais conceituados no escalão feminino da modalidade, o ACER Tondela. O resultado final (46-55 para o Tondela) revela o equilíbrio da partida, que só foi desfeito no último período, quando a equipa vila-realense não soube tirar partido da vantagem alcançada nos períodos anteriores. Cometendo inúmeros erros nesta fase do encontro (que perdeu por 3-19), o conjunto vila-realense deitou por terra o bom trabalho realizado nas etapas anteriores, permitindo a reviravolta no marcador.

A nota dominante da primeira parte foi o equilíbrio. Apesar de ter perdido o primeiro período, as lobas entraram determinadas no período seguinte, dando a volta ao marcador e terminando a primeira parte do encontro com uma vantagem de 2 pontos. No início da segunda parte, e mantendo a boa postura defensiva e com bons momentos no ataque, o conjunto vila-realense dilatou a vantagem. À entrada do quarto e último período, a equipa vila-realense vencia com uma vantagem de 7 pontos. Depois chegou o momento de desacerto do conjunto, que acabou por ditar uma derrota que poucos já previam.

0 comentários: