25 de janeiro de 2010

Vidago 5-0 Pegarinhos
Divisão Honra AFVR - 17ª Jornada

Em Tarde de Sol, Chuva de Golos

Uma tarde em que tudo acabou por ser demasiado fácil para os jogadores Albi-Negros, num jogo onde a qualidade se ausentou e os golos surgiram com alguma naturalidade. O Vidago defrontava o penúltimo classificado do Campeonato da Divisão de Honra acabando por afundar ainda mais o seu opositor no fundo da tabela classificativa

Começar mal, jogar menos bem e acabar a golear. Depois do empate em Ribeira de Pena, o Vidago iniciou o desafio com algumas cautelas e os primeiros 10 minutos do jogo demonstraram que esta não ia era uma tarefa fácil, mas os jogadores Albi-Negros pois sabiam que não podiam perder pontos neste confronto.

Numa tarde esplêndida de sol, o João de Oliveira, encontrava-se algo despido, registando uma das mais fracas bilheteiras da época. O facto de a equipa visitante se encontrar em penúltima na tabela classificativa e ainda não ter conseguido qualquer vitoria fora de portas, não foi atractivo suficiente para levar mais gente às bancadas do João de Oliveira mas, os que presenciaram o jogo não deram o tempo por perdido até porque viram a equipa da casa golear pela primeira vez esta temporada.

A partida começou com o Vidago como lhe competia a tentar mandar no jogo, acabando mesmo por marcar quando ainda iam decorridos só 5 minutos de jogo por intermédio de Guillaume mas o golo acabaria por ser anulado porque o avançado Vidaguense estava em clara posição irregular. Mas, a pressão inicial dos homens da casa acabaria mesmo por dar os seus frutos pois adivinhava-se que o golo estava para chegar.

Aos 13 minutos, na sequência de um pontapé de canto executado por Nacho, o central Hélio que se tinha incorporado no ataque, Inaugura o marcador. Para quem queria recuperar do mau resultado da jornada anterior não começou nada mal, pois logo nos primeiros lances de relativo perigo o Vidago fazia mexer o marcador a seu favor com o central Vidaguense a rematar com êxito para a baliza do Pegarinhos.

Este lance enervou um pouco a equipa do Pegarinhos que via o seu adversário ganhar a bola no meio campo e sair a jogar apoiado. Mas pouco a pouco os Albi-Negros foram adormecendo e períodos houve em que o desacerto era a palavra de ordem e os primeiros 45 minutos acabariam por terminar sem que o marcador se alterasse e, no João de Oliveira já pairava alguma preocupação.

Na segunda metade o Vidago voltou a entrar melhor e Castelo bem podia ter aumentado pois dispôs de uma excelente oportunidade para concretizar. A curta vantagem não permitia grande conforto aos da casa e dava ânimo ao Pegarinhos para não baixar os braços.

A conquista definitiva dos três pontos só começou a ficar desenhada por volta do minuto 50. A jogada começa naturalmente no meio campo Albi-Negro, Guillaume recebe, progride, vai á linha de fundo cruza e Nino oportuno marca e coloca a sua equipa a vencer por duas bolas a zero.

Com a obtenção do segundo golo, a tranquilidade chegava ao João de Oliveira e embora não jogando bem, os Vidaguenses controlavam a partida ao ponto de Cabreca ser mais um espectador tão raras eram as vezes em que a bola lhe chegava. Aos 69 minutos, os comandados de Júlio Batista dilatam a marcha do marcador através de Castelo, que aproveita alguma desatenção do sector defensivo da equipa visitante e perante o guardião Dião, não perdoa e eleva para três a zero a vantagem da sua equipa.

Após a obtenção do terceiro golo, Júlio Batista mexe na equipa e aproveita o que resta de jogo para dar minutos aos homens que tinha no banco e neste contexto Pedro Adão e Nino dão lugar aos dois “Andrès” o Oliveira e o Veras. O meio campo Vidaguense ganha mais agressividade e as jogadas de perigo para a baliza do Pegarinhos passam a ser uma constante e esta pressão acabou mesmo por dar os seus frutos porque aos 72 minutos Guillaume acaba mesmo por aumentar o marcador com a obtenção do quarto golo da sua equipa.

O Pegarinhos, a perder por quatro a zero tentava sacudir a pressão arranjando forças para continuar a lutar e sem nunca se dar por vencido tentava criar alguma situação de perigo em jogadas de contra-ataque, mas o sector mais recuado dos Vidaguenses, não lhes permitia grandes veleidades.

E o Cheque mate final acabaria por chegar já em período de compensação com Guillaume a marcar o quinto golo para a sua equipa e segundo da sua conta particular. Com a obtenção de mais dois golos, o avançado Albi-Negro passa a ser o melhor marcador da sua equipa com seis tentos.

Vitória justíssima do Vidago, que mesmo sem fazer uma grande exibição, foi a equipa mais organizada e empenhada em campo. Os adeptos Vidaguenses viram a sua equipa regressar às vitórias, sem ter realizado um grande jogo mas com o sentimento de objectivo cumprido.

No próximo domingo, o campeonato dá lugar a mais um clássico com o Vidago a deslocar-se a Boticas, num jogo em que, independentemente do lugar que cada um ocupa na tabela classificativa é sempre apetecível.

Por: Augusto Oliveira


Ficha de Jogo

Árbitro: Alexandre Pires
Auxiliado por: Luís Teixeira e Mário Teixeira


Vidago FC: Cabreca, Márcio, Hélio, Portal e Nuno Rendeiro, Nacho, Pedro Adão (André Veras aos 69”) e Guillaume, Castelo, (Diop aos 73”) Pedro Bouças e Nino (André Oliveira aos 69”).

Suplentes não utilizados: Geadas, Filipe, Eduardo e Daniel.

Treinador: Júlio Batista


ACD Pegarinhos: Dião, Teixeira, Jonas, Dany, Paulinho, (Luís aos 57”) Ligeiro, Costa, Chiquinho, Zé Luís, Joel, (Fraga aos 76”) Pedro (Daniel aos 70”).

Suplentes não utilizados: Carlos, Toninho, Miguel, e Henrique.

Treinador: Batista

Acção disciplinar: C.A. Nuno Rendeiro aos 32”, Bouças aos 53, Teixeira aos 22”, Joel aos 91”, Zé Luís aos 42”, Ligeiro aos 68”, e Luís aos 85”.

Marcadores: Hélio aos 13”, Nino aos 60”, Castelo aos 69”, e Guillaume aos72” e 91”.

0 comentários: