20 de janeiro de 2010

A "Mais Bela Corrida do Mundo" chegou à BTL

Apresentada a 5ª Meia Maratona D’ouro

O Douro tem aquela que é já considerada a mais bela corrida do mundo e foi à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com as mais representativas Entidades da Região, apresentar aquele que é considerado um dos mais envolventes acontecimentos nacionais e um verdadeiro exemplo de unidade regional.

A Global Sport mostrou na BTL, a 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro. No passado dia 15, o stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal teve convidados que demonstram que este é um projecto regional e multifacetado.

O momento arrancou com um agradável registo musical, com o grande Maestro Stefano Nani (ex-maestro de Luciano Pavarotti) a viajar directamente de Itália para tocar ao lado de um majestoso tenor italiano, Geovani Damore. O dueto conquistou as atenções do principal Pavilhão da BTL.

Um dos mais fortes impulsionadores deste projecto é Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e também da Agência de Promoção Externa, que começou por dar as boas-vindas a todos os presentes e afirmar que este é “um evento apaixonante, de dimensão mundial” e que “promove o Douro e o Norte de Portugal em todo o Mundo”.

O director técnico do evento, o professor João Campos, sentiu-se honrado por estar envolvido em tão cativante projecto. Tendo sido campeão olímpico com Fernanda Ribeiro e actual treinador de vários atletas campeões do mundo, já viajou pelo mundo inteiro e jamais viu local tão deslumbrante como o Douro para realizar uma prova de atletismo ou uma simples caminhada. Para João Campos, não restam dúvidas de que “esta é A MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO e que trará até nós os melhores atletas nacionais e alguns nomes do atletismo internacional”.

Uma das associações mais representativas do Norte de Portugal é a Confraria dos Enófilos da Região Demarcada do Douro, que se fez representar com seis confrades. Na intervenção, o Mestre Procurador Principal, José Tojeiro, referiu o orgulho que a Confraria tem em “ver um evento, que apoiou desde o primeiro minuto, chegar a um tal patamar de notoriedade, levando o Douro ao Mundo e trazendo o Mundo ao Douro”.

Também o NERVIR, Associação Empresarial de Vila Real, se fez representar ao mais alto nível, com Manuel Coutinho, seu Presidente, a sublinhar que a FESTA do VINHO fará, este ano, parte do programa da Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Assim, o certame vai oferecer aos milhares de visitantes a possibilidade de contactar com o melhor dos vinhos e da gastronomia local.

Isabel Marques, em representação da EDP, principal patrocinador deste evento, transmitiu o prazer que esta empresa nacional tem em estar ligada a este projecto que fomenta o desenvolvimento social, cultural e desportivo da Região, sublinhando que a EDP estará, sempre que possível, em projectos que promovam o Douro e o seu desenvolvimento.

Paulo Costa, da Global Sport, mostrou-se extremamente satisfeito e orgulhoso por sentir que a Região demonstra total unidade em volta deste projecto, que terá lugar entre 20 e 23 de Maio. A Meia Maratona do Douro Vinhateiro vai ter um programa multifacetado, com exposições de pintura e de fotografia no Museu do Douro, com a Festa do Vinho promovida pelo NERVIR, pelo Record do Guinness da Maior Prova de vinhos do mundo, por um conjunto de acções com os restaurantes e Quintas da Região, por acções sociais e por um magnífico concerto com um tenor italiano e uma orquestra liderada pelo famoso maestro Stefano Nani. Neste palco vão passar alguns dos melhores cantores nacionais, tudo isto com uma forte aposta na promoção turística da Região, que chegará a mais de uma centena de países. Paulo Costa referiu ainda que este é um evento fabuloso por envolver todos os dezanove municípios do Douro Vinhateiro, através da Comunidade Intermunicipal do Douro, e contar com o apoio incondicional da Turismo do Porto e Norte de Portugal, fazendo com que o evento tenha uma dimensão internacional e proporcione um apelativo programa de animação ao longo de três dias. Em 2010 destaca-se também o facto dos dez mil participantes esperados serem transportados de comboio até ao local de partida das provas, ao invés dos habituais autocarros, numa forte parceria com a CP e a REFER. De referir ainda que a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, que será transmitida em Directo na RTP, para todo o País e todo o mundo. O evento atinge esta dimensão internacional, porque conta com o alto patrocínio de organizações tão importantes como a EDP, a CGD, os Jogos Santa Casa, a REN ou a Adidas.

Assim, nesta montra mundial do Turismo, a Região Norte e o Douro provaram o porquê de possuirem a MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO, apelando a todos que se inscrevam o quanto antes, pois o limite de inscrições será de dez mil pessoas.

Na CORRIDA MAIS BELA DO MUNDO… A CORRER OU A CAMINHAR EU VOU LÁ ESTAR.

0 comentários: