5 de janeiro de 2010

Era previsto e as estatísticas não enganam...

Desde sempre que o "Bila" quando tem que se confrontar com adversários que não pode abater, arranja outros meios para se desembaraçar deles, mesmo exercendo influências alheias para derrotar o adversário sem ser dentro das quatro linhas.

Senão vejamos: Não podia bater o "Mondinense" que era e ainda é o principal candidato ao título. Assim, há que lhe extorquir o técnico e mais alguns jogadores; Pensava o "Bila" ou melhor, pensa, que agora é trigo limpo, a vitória está no papo. Mas afinal, onde estão os resultados? Onde estão os grandes jogos e as grandes vitórias?
Sejamos sérios...com uma arbitragem normal, teria perdido o jogo no seu terreno contra o Atei, que lhes deu um festival de bola...

Obviamente que ao fim da primeira volta tudo aponta para que a pressão continue e se o "Bila" não acertar a bem, acertará a mal, com manifesto prejuízo do desporto trasmontano. O Mondinense, que no passado era um coitadinho, possui óptimas instalações (quiçá as melhores do distrito) e tem em formação mais de cento e cinquenta jovens, em todos os escalões.

O desporto é para ser visto e participado com alegria, com entusiasmo e com verdade. Doa a quem doer, o Mondinense vai continuar a bater-se dentro do terreno para ser campeão e voltar aos nacionais. E seria bom que a AF de Vila Real compreendesse que não só o "Bila" é seu filiado. Os direitos são iguais porque todos pagam por igual.

Opinião por: Teixeira da Silva

16 comentários:

Douro disse...

Caro Teixeira da Silva,

Antes de mais, pretendia endereçar-lhar os meus sinceros parabéns pelo artigo de opinião que nos deixou, bem estruturado, bem redigido, relativamente bem sustentado, óbviamente não concordo totalmente com o seu conteúdo.
Caro, segundo julgo perceber aborda a Teoria da Conspiração, e eu pergunto, será que a chegada do Homem à Lua foi uma montagem televisiva da Nasa? ou, será que os Judeus controlam mesmo Wall Street e Hollywood? Enfim, duvidas, ou teorias conspirativas?
Relativamente ao seu Mondinense, será ou não verdade que no mês de Dezembro (no seu ínicio), teria já 3/4 meses de salários (não lhe chamo subsídio, face ao nosso ordenado mínimo) em atraso para com os seus atletas? Isto é, só teria liquidado o 1º mês de trabalho, e estavamos ainda em Dezembro...Será esta outra Teoria da Conspiração? No meu SC Régua, na temporada passada, por muito menos (2 meses em atraso no mês de Abril), os atletas abandonaram o clube a 2 jornadas do seu final, vindo a comprometer a presença do meu clube na Final da Taça da AF Vila Real. Caro Teixeira da Silva, outra questão lhe coloco, será que Mondim Basto terá um tecido industrial/comercial que sustente um clube nos Nacionais de Futebol Sénior? Será que políticas desportivas demasiadamente arrojadas e ousadas, não poderão num futuro próximo liquidar um emblema já com tradições no nosso Distrito?
Porém, um ponto retive no seu artigo de opinião, justamente a Formação, tenho vindo sempre a realçar e sublinhar a importancia da Formação, sem ela, não há sustentabilidade em clube algum. E neste mmomento o Mondinense no seu Plantel Sénior, quantos atletas tem do Concelho? Contudo, se o Mondinense apostar fortemente na Formação (como refere no seu artigo), há que esperar pacientemente, porque a semente amanhã irá brotar!

5 de janeiro de 2010 às 22:52
adeptoscr disse...

Concordo com tudo o que se disse acima, quer pelo Sr Silva quer pelo Sr Douro que ja nos habituou com os seus comentários que não perceboo pq trazem tanta polémica.
Apenas não concordo com o que o Sr Douro diz, da época passada, pq o Sr sabe e basta ler o comunicado da direcção, que os jogadores não sairam pelos 2 meses de atraso mas sim em solidariedade com 2 atletas suspensos pela direcção.
Claro que a origem destas suspençoes foram esses 2/3 meses mas penso que a direcção teve parte das culpas por não ter a sensibilidade necessária para resolver o problema sem recorrer a suspensoes.
Se a atitude dos atletas fosse tão reprovavel como faziam parecer, tou certo que a direcção não ficava com o Duarte, Miguel, Ze Diogo e Paulinho, atletas que também abandonaram o clube.
Por fim, uma palavra a formação, neste momento o SCR conta com quantos jogadores da Régua??? quim Pardal, Sergio e alex parece-me muito pouco. claro que não conto com os juniores que por vezes acompanham a equipa pois não fazem parte do plantel Senior.
Claro que contamos com valores acima da media, e que são mais valias como o Paulo roberto , o miguel, o ze diogo , o paulinho e actualmente o Andre Silva, mas axo que na régua encontramos valores ( no fontelas por exemplo ou na ex equipa B) bem superiores a atletas como Alex mendes, Viamontes, nobrega, e de outros.
1 abraço

6 de janeiro de 2010 às 00:09
bila 4ever disse...

oh pah la estao eles a meter-se com o vila real...

1-se o mondim nao paga e os jogadores quiseram sair que culpa tem o vila real? sendo bons valores e sem clube e normal uma equipa que luta pela subida tentar ficar com eles.

2-fala do jogo com o atei dizendo que a arbitragem ajudou o vila real,ja nao se lembra da palhaçada que foi em alijo quando o mondinense la ganhou,pois e...memoria curta!

3-formaçao e jogadores do concelho...relativamente a este aspecto e melhor nem falar mesmo porque o mondim fica claramente a perder...90 por cento dos jogadores que estao no SCVR sao do concelho de vila real e relativamente aos que fizeram formaçao no clube temos que eu me recorde ivo,conceiçao,ernesto,shuster,andre azevedo,luis alves entre outros...

por isso repense no seu artigo ok?


força scvr!

6 de janeiro de 2010 às 00:42
bila 4ever disse...

relativamente aos atletas formados no clube esqueci-me ainda do mica,esse jovem com muito valor que tera um grande futuro pela frente!

6 de janeiro de 2010 às 01:02
Rui Costa disse...

Deixem de tomar posições e vejam o bem que se joga a bola, não me fale da formação por favor, basta ver jogadores como referiu o senhor bila 4ever para ver a qualidade e aposta de jogadores do distrito, veja jogar aquele menino de cabelo ruivo que consegue por um estádio inteiro de pé quando toca na bola e ja o ano passado jogava nos seniores do bila, isso e que e de realçar, a qualidade dos jovens e nao vir para aqui falar de teorias da conspiração.

Abraço e apostem nos jovens de Vila Real,

6 de janeiro de 2010 às 01:32
Alfredo Rodrigues disse...

Muito honestamente parece me um artigo completamente parcial , feito por alguém que penso ser de mondim e adepto do mondinense em específico .
Continuando na minha opinião penso que o Sr. falha em alguns aspectos , ja referidos pelo bila 4ever , pelo que pretendo acrescentar alguns nomes , o jogador andré silva que foi referido pelo adeptoscr também saiu do mondinense , entao quer dizer que o régua também quer lixar o mondinense em favor do vila real ? então o lobrigos e o morais também , já que afirma que o vila real extorquiu o técnico e mais alguns jogadores... o técnico , caso nao saiba , já havia sido contactado no início da época nao aceitando o mesmo por sentir que tinha condições para levar o mondinense a bom porto , entenda se subida de divisao . Os jogadores com certeza foram contactados , mas ja tarde demais pois o mondinense ja os havia contactado e acertado tudo com eles , isto é acordado um salário para eles representarem o clube .
Agora , resumindo e tendo em conta estas pequenas linhas... o mondinense falhou no que toca ao acordado com os jogadores , os jogadores olharam pela sua vida e sairam do clube , porque ja estavam a pagar para representar o clube . a partir deste momento sao jogadores livres , que qualquer clube poderia adquirir , prova disso sao as propostas que receberam de outros clubes .
quanto ao técnico , afirmou ter razões pessoais , que passariam por estar num clube junto a sua familia e que é da sua cidade , um clube pelo qual tem muito respeito ao seu historial . o vila real nao o extorquiu como o sr disse , porque para extorquir suponho que o teria de certa maneira aliciado , algo que nao foi , porque o tecnico foi para o vila real ganhar muito menos que no mondinense .
A conversa do atei , bem... dizer que o atei deu um festival de bola ao vila real ? penso que é completamente absurdo . o atei bateu se muito bem é verdade , tendo marcado com merito numa pura jogada de contra ataque , na unica jogada com perigo na primeira parte toda , nao se esqueça que o golo foi prematuro , nada pa justificar o golo , o atei a partir dai foi completamente encostado a sua area... massacrado... duas bolas no ferro e duas claras ocasioes para o vila real marcar que o guarda redes parou com todo o merito , mas dai a dizer que deu baile... ainda vai um bocado grande ! na segunda parte houve um vila real muito pressionante para dar a volta ao resultado , passando a maioria do tempo no meio campo adversario ! o atei teve merito em sair no contra ataque por duas ocasioes se nao estou em erro , mas com o vila real a ocupar por completo o meio campo do atei . com varias ocasioes para marcar , pecando na final$izaçao .
bem , resumindo isto tudo para nao ser exagerado , penso que o sr devia ser mais objectivo e nao atirar para o ar teorias da conspiração como o sr douro referiu . a minha opinião é que deve olhar para as possibilidades todas e ver o que é mais plausivel . o seu objectivo com este artigo é denegrir a imagem do vila real , defendendo o mondinense so porque é da regiao ou adepto do clube . e quanto as instalaçoes , devo referir que , para mim , o melhor relvado é sem dúvida o do alijoense . quanto as instalaçoes devo dizer que o estadio do regua é bem melhor .
bem espero nao ter sido longo demais , nem ter cometido demasiados erros ortograficos , apenas fico triste por ver este tipo de artigos que em nada dignificam o desporto da regiao sequer... é apenas a minha opiniao .
fica um cumprimento aos visitantes do site e aos administradores do site que tem feito um bom trabalho pelo desporto da regiao .

6 de janeiro de 2010 às 02:40
Douro disse...

Caro adepto do scr,

É verdade q o Plantel actual do SC Régua, contempla dos 18 elementos 3/4 jovens oriundos da cidade da Régua, contudo não é de descurar a quantidade de atletas de qualidade q sairam da formação do SC Régua que militam no Fontelas, na região do Douro Sul, clubes da AF Viseu, e exemplos como o Bruno Figueiredo, Abílio, Caio, Ferraz, Barroso, Diogo, André Coutinho entre outros, que por razões várias não actuam no nosso clube, bem recentemente em Atei o banco de suplentes do nosso clube era composto por 4 juniores, mas sobretudo porque o SC Regua não entra e muito bem nas loucuras praticadas em emblemas q militam nos Distritais, relembro-lhe q o orçamento para o Futebol Sénior do SC Régua ronda os 35 000 euros ano ( o vizinho Sta Marta tem quase o dobro deste orçamento ). Sublinho ainda a prestação dos 3 escalões de formação do SC Régua, os Juvenis nos Nacionais, e os Juniores e Iniciados com excelentes prestações nos respectivos escalões Distritais,e com perspectivas de subida aos Nacionais.

6 de janeiro de 2010 às 09:04
Adepto Atento disse...

Sinceramente este artigo não têm muita logica... pois vamos analizar as coisas ... perder com o Atei??? ajuda do arbitro???? não sei onde foi buscar essa ideia, pois até o treinador do Atei disse que a vitoria foi justa para o Vila Real... e que têm uma exelente equipa...
Que eu saiba o Vila Real demonstrou a grande equipa que é quando jogou contra o Mondim.
E fala em resultados o Vila Real já não perde um jogo desde da 4.ª jornada que foi no dia 2009-10-04 ou seja 11 jogos sem perder e o sr. pergunta-me onde estão os resultados... vai no topo da tabela que mais é que queria???? continuo a não perceber a sua carta???
A nivel da formação já nem lhe falo mas se quiser aos sabados desloque-se ao calvário para ver a formação que existe no vila real.
Por isso meu caro Teixeira da Silva não concordo em nada com a sua opinião... mas respeito pois estamos num pais democrata e todos temos direito de expressar bem ou mal.
Sem mais me despeço.

6 de janeiro de 2010 às 09:26
Anónimo disse...

Ao adepto do S.C.Regua, queria dizer-lhe que o Regua começou a época com o Rosario, Caleiro, Alex, Sergio, Quinzinho e mais tarde o Ze Daniel como atletas do concelho e se os tais que refere da equipa B nao tivesse abandonado como foram os casos do Emanuel, Ruben e Manuel eram mais 3 atletas, quanto aos que jogam em Fontelas e sem colocar em causa a sua qualidade, deixe-me dizer-lhe que é mais fácil jogar num clube aonde nao existe tanta responsabilidade e aonde os jogadores vao treinar quando lhes apetece, porque lhes falta o sentido de responsabilidade, queria ainda dizer-lhe que o Viamontes joga desde o inicio da época com um problema fisico e que esteve na origem do abandono deste aquando da passagem pela formaçao do Braga, ou seja servia para o Braga, mas agora para si nao serve para o Regua, quanto aos outros é só ir ver os jogos, mas nao é só em casa é preciso também ir fora para puder var que nao é assim como refere.
Quanto ao texto do sr Teixeira da Silva, que eu conheço muito bem e que esteve ligado anos e anos ao Comercio do Porto e á Radio, tem alguma razao, mas sinceramente acho que o Mondinense este ano fez uma aposta demasiada elevada e de risco, depois também é preciso saber escolher os atletas e se calhar nao foi feliz em alguns, mas temos que saber respeitar a decisao que tomaram, por ultimo o plantel do Vila Real é de muita qualidade disso ninguém duvida, tem alguns jovens com muito potencial e acredito que se subir é por mérito propio, gostaria só de lembrar que alguns jogadores que estao no Vila Real, também se queixaram do mesmo, ou seja subsidios em atraso e hoje estao de volta ao Vila Real, porque simplesmente no futebol existe aquela velha maxima muito conhecida...

6 de janeiro de 2010 às 09:59
adeptoSCR disse...

Caro Douro

Concordo com tudo o que disse, ha muito valor na régua e isto muito se deve a formação que tem vindo a haver no SCR.
Esses jogadores que focou, tem lugar em qualquer plantel da AFVR e bem os gostava de os ver no SCR.
Temos de salientar o Bom trabalho do nosso clube com os mais jovens, e axo que este novo tecnico, vem dar outra organização a toda a estrutura do SCR q nâo havia.
Qt ao Santa marta, tem o poder de "roubar" jogadores formados noutros clubes, vejam, este ano a equipa praticamente se reforçou na regua e abambres, quem ta a pagar a factura, são estas 2as equipas, o SCR deixou de lutar pelo 1o lugar, e o abambres q normalmete andava pelo meio da tabela, este ano ta na luta pela não despromoção. Mas n podemos criticar, assim como o VR, os jogadores vão para onde recebem mais, sempre foi assim e será...

cumprimentos

ja agora esqueceu-se do dany e fisga:)

6 de janeiro de 2010 às 10:03
Anónimo disse...

O Santa Marta e mais concretamente o seu tecnico fala em atletas do Concelho que integram o plantel, mas eu pergunto quais é que foram formados no clube? Nenhum, é que o David, Feliciano, Joao Mario, Cenoura, Sergio Almeida, Sergio Gouveia, Pedro Osório passaram pelo Regua e Abambres e agora o Santa Marta porque tem umas coroas vai busca-los, eu sei que existe intençao por parte da actual direcçao mudar tudo isto e trabalhar a formaçao, mas assim torna-se tudo mais facil, ou seja aproveitar o trabalho dos outros e o proximo é o Biscoito. Isto veio só a proposito da formaçao dos clubes do nosso distrito, porque fala-se muito, mas produzir é que nada.

6 de janeiro de 2010 às 10:53
Anónimo disse...

O Diogo( Regua) com 17 anos era titular e capitao de equipa, mas rapidamente esqueceu-se de tudo isso e queria ganhar como uma estrela que ainda nao era e ainda nao é e assim alguns vao perdendo alguns valores com que iniciaram a sua formaçao desportiva.

6 de janeiro de 2010 às 11:00
Anónimo disse...

o Sr. Douro não percebe patabina de futebol,eu vi o jogo Vila real/Atei e mto sinceramente quem deu festival de bola foi o Bila ,por isso sr Douro aprenda futebol.Qto ao plantel do BIla é neste momento um luxo com estas quatro aquisições todos eles do melhor que há,quando todos estiverem integrados no grupo o sr. vai ver como se joga futebol,espere para ver.

6 de janeiro de 2010 às 11:27
Anónimo disse...

Caro anónimo das 11.27, aonde é que o Douro fez referencia ao jogo Vila Real/ Atei e em baile de futebol, quem fez esse comentario é o senhor Teixeira da Silva, afinal quem nao percebe patavina de futebol é o sr, senao lia com atençao ao que é escrito. Quanto ao resto já sabemos que o Vila Real tem uma grande equipa, um grande treinador, só faltam mais dirigentes pois actualmente contam-se pelos dedos.

6 de janeiro de 2010 às 12:13
Adepto Antento disse...

Para as pessoas que não sabem os jogadores formados no SC Vila Real são:
- André Azevedo
- André Lisboa
- Conceição
- Ernesto
- Ivo
- Luis Alves
- Mika
- Miguel Angelo
- Miguel Teixeira
- Nuno Freddy
- Shuster

Em 23 jogadores 11 são formados no SC Vila Real.

6 de janeiro de 2010 às 12:56
Douro disse...

Caro anónimo das 10:23,

Se me permite, reforço a sua intervançao com o seguinte, o Sta Marta, com os subsídios fixos retirados do erário público, pode sempre contruir planteis com mega-orçamentos para o Futebol Sénior, e pagar ordenados "chorudos" de 500/600 Euros mês, incentivar a formação para quê? É ir ao "micro-ondas", passar no "grill", e já está, colhem os frutos que os outros semearam...


Cono nota de rodapé, volto a repetir aquili que já aqui havia escrito, o Vila Real com a competência que todos reconhecemos no Carlos Felisberto, com os seus valores individuais (um Plantel que na III Divisão Nacional lutaria claramente pela subida), com mais unidades de treino para reforçar o colectivo, em meados de Fevereiro irá descolar e chegar a Abril/ Maio com uma confortavel margem de avnço face aos seus competidores, aliás, prognostico que chegará ao final deste Campeonato com uma derrota, averbada justamente na Régua. Apenas registo uma lacuna neste plantel do Vila Real, faltará um Guarda Redes de maior qualidade.


Como nota final, defendo que o SC Vila Real mereceia claramente uma Liga Vitalis, porquê? Pelo historial do Clube, pelo que representa para a Região Transmontana, pelo boom e visibilidade que a Cidade e Concelho tiveram, com o IP4, com a criação da UTAD, com a explosão demográfica, pelo desenvolvimento económico que houve nas ultimas 2 décadas, entre outras razões. Assim as forças vivas da cidade o queiram, este objectivo é perfeitamente alcançavel, óbviamente de forma sustentada.


P.S. Supostamente estive noutra reencarnação a ver o Vila Real- Atei lol

6 de janeiro de 2010 às 14:11