19 de junho de 2009

Jovem flaviense salta para o escalão máximo do futebol português

O flaviense Tiago Guedes é um jovem guarda-redes de 18 anos que, depois de ter feito grande parte da sua formação no Desportivo de Chaves, passou pelos juniores do Futebol Clube do Porto. Hoje é sénior, ingressou no Leixões da I Liga, mas continua com o sonho de um dia guardar a baliza do seu Desportivo de Chaves.

Ao dar nas vistas durante o seu período de formação com a camisola do Desportivo de Chaves, Tiago foi desde muito cedo cobiçado e não estranhou que ainda nas camadas jovens tivesse ingressado no Futebol Clube do Porto, facto que ainda hoje enche de orgulho o jovem guardião.

Representar o FC Porto foi um sonho tornado realidade e Tiago não esconde que foi a “escola” da sua vida e onde “cresceu para o futebol”.

Apesar de saber que a sua saída era inevitável, o jovem guarda-redes, de apenas 18 anos, garante que o FC Porto foi a melhor experiência que viveu ate ao momento.

Como sénior, na temporada transacta, mudou-se para o Merelinense, um clube com realidades bem diferentes, mas o jovem garante que esta passagem foi importante na sua ainda curta carreira.

“A mudança para o Merelinense foi uma experiência nova da minha vida que me fez crescer muito, tanto a nível futebolístico como a nível pessoal. No início, quando aceitei a proposta do Merelinense estava com um pouco de receio porque vinha para uma realidade nova a nível de ambições. Hoje percebo que na vida, por vezes, é preciso dar um passo atrás para depois dar dois em frente. Fiz uma das melhores épocas e agradeço a este clube por tudo que fez por mim”, salientou Tiago Guedes, que, em termos monetários, deixou para trás uma avantajada oportunidade de ingressar no Basileia da Suíça, para abraçar a sua aventura no Leixões, que milita no escalão máximo do futebol português.


“A proposta que tive de ingressar no futebol suíço nunca se tornou numa proposta concreta, houve realmente interesse, mas quando surgiu o Leixões deixou de haver dúvidas na minha escolha. O Leixões é um clube ambicioso, que luta por outros objectivos”. A nível pessoal Tiago espera que esta seja a época da sua afirmação “e que o factor sorte esteja do meu lado”.

A liga intercalar vai ser uma boa montra para o futuro, essencialmente para os jovens jogadores se afirmarem ao mais alto nível, e Tiago também é dos que vai trabalhar para ter uma oportunidade e ficar no grupo.

Embora acalente o sonho de voltar a ingressar no Futebol Clube do Porto, o Desportivo de Chaves continua a ser o clube “do coração” de Tiago. “Era um motivo de orgulho vestir a camisola do meu Desportivo um dia”, conclui o jovem.

José Carlos Leitão

0 comentários: