28 de abril de 2010

Ténis de Mesa: Rita Varejão (Club de Vila Real) é campeã transmontana

Em Mirandela decorreu a última prova dos Campeonatos Transmontanos Individuais de Ténis de Mesa, no passado fim-de-semana para os escalões de Iniciados e Seniores. Depois do CLUB de VILA REAL já se ter sagrado campeão regional em vários escalões já disputados, na última prova não deixou de se impor nos escalões em disputa.

Assim, neste fim-de-semana, o CLUB participou em Iniciados Femininos e Seniores Masculinos mais uma vez o pódio foi alcançado. Rita Varejão do CLUB de VILA REAL passeou até à vitória final, demonstrando uma superioridade evidente no ténis de mesa praticado, não tendo adversária que pudesse fazer-lhe frente. A única atleta que poderia tentar enfrentar a Rita seria a sua companheira do CLUB, Andreia Batista, mas o mau momento de forma desta atleta não o permitiu. Assim, Rita Varejão sagrou-se Campeã Transmontana sem qualquer contestação dominando o panorama regional na sua classe, com técnica e preparação exemplar.

As restantes atletas do CLUB, Andreia Batista, Andreia Alves e Mafalda Monteiro (as últimas em estreia em provas regionais) não deixaram de demonstrar bom ténis de mesa, conseguindo várias vitórias, alcançando todos os seis primeiros lugares.

Nos Seniores Masculinos a prova foi bastante disputada, com o CLUB de VILA REAL a disputar pela primeira vez a prova. Com a presença em prova de um atleta semi-profissional de Mirandela, seria extremamente difícil como se veio a comprovar obter a vitória final. No entanto, os atletas do CLUB, amadores, não se mostraram derrotados e foram vencendo os vários jogos, com destaque para Jorge Santos que venceu o seu grupo de apuramento e Mário Rodrigues que foi segundo no seu grupo. Nas meias-finais Jorge Santos derrotou Milton Aires do CCR Arrabães, passando à final e Mário Rodrigues, atleta mais velho em competição, com mais de 60 anos, apesar de ter obrigado Jorge Tito do Mirandela (semi-profissional) a esforço, não conseguiu vencer, passando a disputar o 3/4 lugar com Milton Aires, com vitória deste.

Na final, entre Jorge Santos do CLUB de Jorge Tito do Mirandela, quando todos esperavam a vitória fácil do atleta de Mirandela, tal não se verificou, com uma partida equilibrada. Jorge Santos conseguiu empatar a partida em 1 – 1, só cedendo por pouca margem a vitória nos vários sets, colocando alguma incerteza no resultado e contrariando o favoritismo do outro atleta, surpreendendo mesmo com excelentes recortes técnicos e empenho, mas não o suficiente para contrariar o profissionalismo de Jorge Tito que acabou por vencer justamente. O lugar de Vice-Campeão de Jorge Santos foi um prémio para o esforço do atleta.

Terminados os Campeonatos Regionais Individuais, o CLUB alcança o título de Campeões Regionais em três categorias, também três Vice-Campeões Regionais, outros tantos terceiros classificados, resultados muito positivos no seu segundo ano de participação.

João Gonçalves