28 de abril de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

A equipa do Basket Clube de Vila Real realizou para uma jornada dupla no fim-de-semana passado, de 24 e 25 de Abril, com sorte distinta nos dois jogos disputados.

Sub-16 masculinos: BCVR/GROUPAMA venceu Barca Basket Clube

No sábado, a equipa do BCVR/GROUPAMA visitou o Sporting Clube de Braga e saiu derrotado da capital do Minho, por números expressivos: 87-48 foi o resultado final do encontro, diante do segundo colocado da prova, uma equipa bem preparada e com diversos atletas no topo de idades do escalão.

A equipa vila-realense começou muito bem o encontro. Com grande rigor e concentração, com uma defesa bem colocada e motivada, o BCVR/GROUPAMA manteve um equilíbrio no marcador (22-18 para o SC Braga). Mas como tem vindo a acontecer nos últimos jogos, a equipa de Vila Real entrou muito mal no segundo período, comprometendo qualquer esperança em poder vir a discutir o encontro. Com uma derrota muito pesada (25-1), a equipa de Vila Real ainda reagiu nos períodos seguintes, mas sem qualquer hipótese de recuperar a diferença pontual. Uma derrota que revela o trabalho que ainda falta desenvolver, mas que não retira o rumo traçado para a equipa, que se prepara já para a próxima época desportiva.

No segundo jogo do fim-de-semana, a equipa do BCVR/GROUPAMA melhorou o rendimento e conseguiu lograr a 3ª vitória na Taça Nacional, diante de um adversário potencialmente ao seu alcance, o Barca Basket Clube de Ponte da Barca, por 90-72.

De facto, a equipa vila-realense, sem deslumbrar e voltando a revelar alguns momentos de menor qualidade, conseguiu impor-se diante de um adversário digno, mas com limitações técnicas.

Pese embora estas desconcentrações, a equipa mostrou que tem vindo a evoluir positivamente, sobretudo ao nível defensivo, mas conseguindo igualmente transições defesa-ataque bem organizadas e rápidas.

A história do jogo ficou traçada na primeira parte. Apesar de algumas oscilações no segundo período, a equipa foi construindo uma vantagem sólida no marcador. O terceiro período foi, em termos pontuais, fraco para ambos, revelando-se a pior fase do encontro e o pior momento do BCVR/GROUPAMA.

A equipa alinhou com Miguel Teixeira, Gonçalo Quinteira, Filipe Silva, Pedro Lima, Jonas Lima, Francisco Lima, Manuel Moreira, Pedro Mota, Miguel Arnaldo, António Carvalho, Paulo Carvalho, José Vieira e Francisco Fernandes. A equipa foi orientada por Pedro Madeira Pinto e Rúben Marques.

No próximo fim-de-semana, o BCVR/GROUPAMA desloca-se a Coimbra, para enfrentar a Portugal Telecom, uma das equipas mais fortes desta prova.

BCVR/3GPHONE estreiam no Torneio Inter-Associações

A equipa de Sub-14 masculina do BCVR/3GPHONE deslocou-se no passado Sábado ao recinto do GD André Soares, um dos clubes históricos de Braga na modalidade. A estreia não foi auspiciosa para a equipa vila-realense, que saiu mais uma vez derrotada de Braga, no terceiro encontro desta época.

Adivinhava-se uma tarefa complicada para o BCVR/3GPHONE. Diante de um adversário forte fisicamente, num terreno complicado e com uma arbitragem de baixo nível, a equipa de Vila Real ainda assim resistiu com galhardia durante uma grande parte do desafio, discutindo taco-a-taco com o adversário a vitória na partida. O equilíbrio foi claramente a nota dominante no encontro, com parciais sempre muito equilibrados, revelando uma boa réplica do BCVR/3GPHONE.

Com a entrada no último período da partida, e mesmo no decurso desta fase, houve incerteza quanto ao vencedor da partida. Mas um lance marcou definitivamente a partida: a lesão de Michael Lopes retirou à equipa a capacidade defensiva, acabando até por registar-se um distanciamento no marcador, que mascara o que se passou em campo.

A equipa alinhou com André Sousa, Michael Lopes, João Amado, Miguel Rodrigues, Jorge Figueiredo, Rodrigo Lima, Luís Sousa, Tiago Rodrigues, Ricardo Ribeiro e Rui Silva. A equipa foi orientada por Bruno Gonçalves e João Machado.

No próximo Domingo continua o campeonato, com o BCVR/3GPHONE a receber a equipa do Leça, às 11 horas, no Pavilhão de Mateus. Um jogo a seguir, diante de um adversário difícil.

Campeonato Nacional de Sub-18: BCVR/CORGOBUS com jornada aziaga

A equipa de juniores disputou mais uma jornada dupla a contar para o Campeonato Nacional da categoria, enfrentando 2 das melhores equipas da prova.

No sábado, a equipa do BCVR/CORGOBUS deslocou-se à São João da Madeira, para enfrentar o líder da prova, a AD Sanjoanense. Uma derrota vultuosa (98-36) marca uma partida com um grande desequilíbrio entre as 2 equipas, ao que acresce o facto de a equipa de Vila Real ter-se deslocado ao recinto da Sanjoanense apenas com 7 jogadores, situação que prejudicou claramente a equipa vila-realense.

No Domingo, a equipa do BCVR/CORGOBUS recebeu a forte equipa do Vasco da Gama, do Porto, sofrendo nova derrota, por 48-76. Um resultado pesado para as cores vila-realenses, sobretudo para quem teve a oportunidade de acompanhar a partida, que teve nota dominante o equilíbrio nos 3 primeiros períodos. Apesar de tudo, regista-se a boa atitude da jovem equipa do BCVR que está em formação na prova, preparando sobretudo a época desportiva de 2010/2011.

A equipa alinhou com Emanuel Balsa, João Teixeira, José Filipe Silva, Daniel Rodigari, José Brito, José Gomes, Daniel Pinto e Vítor Monteiro. A equipa foi orientada por Carlos Areias e Luís Pombo.

No próximo fim-de-semana, o BCVR/CORGOBUS desloca-se ao terreno do Galitos de Aveiro, em jogo a contar para o Campeonato Nacional.