20 de abril de 2010

Resumo do fim-de-semana desportivo do Basket Clube Vila Real

Num jogo cheio de emoções, Basket Clube/CORGOBUS venceu o Desportivo de Leça

Com uma actuação de excelente nível, sobretudo na segunda parte, o Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS bateu a equipa do Desportivo de Leça por 61-59. O jogo foi disputado no dia 18 de Abril, no Pavilhão do Centro Paroquial de Mateus, em jornada a contar para o Campeonato Nacional de Sub-18 masculinos.

Dando continuidade à recuperação encetada pela equipa nos últimos desafios, o Basket Clube de Vila Real/CORGOBUS acabou por vencer um adversário difícil, num jogo impróprio para cardíacos, disputado até ao último segundo.

O equilíbrio foi a nota dominante no início do encontro. As equipas entraram concentradas e a revelarem bom acerto defensivo e ofensivo durante vários minutos. Contudo, no final desse período, o Leça começou a tomar conta das operações e a destacar-se no marcador. Essa nota de domínio continuou no segundo período, com a equipa de Leça a abrir uma vantagem pontual que muitos julgaram que acabaria por sentenciar o encontro. O Basket Clube de Vila Real registou um mau momento, permitindo ao adversário distanciar-se no marcador. No final da primeira parte, o Desportivo de Leça abriu 19 de pontos de diferença (18-37).

Mas na segunda parte, tudo mudou. No regresso dos balneários, o BCVR/CORGOBUS finalmente acordou. Com diversas alterações ao nível táctico, a equipa cresceu no desafio e começou a acertar nos seus processos defensivos e ofensivos. Aquilo que muitos julgariam irremediavelmente consumado, afinal inverteu-se. Mais dominador e com outra atitude, o BCVR/CORGOBUS encetou a recuperação pontual, vencendo o 3º período. Na última parte do encontro, o cariz do jogo não se alterou. O entusiasmo tomou conta da equipa, o esforço e o querer acabaram por determinar a reviravolta no marcador, conseguido nos últimos instantes da partida e defendido com tenacidade pelo BCVR/CORGOBUS.

A equipa do BCVR/CORGOBUS alinhou com João Teixeira, José Silva, João Anta, Jorge Tripeça, José Brito, Paulo Silva, José Gomes, João Costa, Daniel Pinto e Vítor Monteiro. A equipa foi orientada por Carlos Areias.

No próximo fim-de-semana continua o campeonato, marcado por mais uma exigente jornada dupla, obrigando os atletas a um grande esforço. No sábado, dia 24, o BCVR/CORGOBUS desloca-se ao Pavilhão Paulo Pinto para defrontar a Sanjoanense, uma das melhores equipas da prova. No Domingo, o BCVR/CORGOBUS recebe, às 17 horas, o Vasco da Gama do Porto.

Sub-16 masculinos: BCVR/GROUPAMA com excelente actuação na Covilhã

A debutante equipa masculina do BCVR/GROUPAMA voltou a dar excelentes sinais de evolução no Domingo, na deslocação ao recinto do Unidos de Tortosendo (Covilhã), mostrando mais uma vez a força do trabalho e do empenho em crescer. Num jogo que se antevia muito difícil para o conjunto vila-realense que, recorde-se, é formado exclusivamente por cadetes de primeiro ano, a equipa voltou a revelar um inusitado amadurecimento e capacidade de luta. Apesar da derrota (78-67), a equipa foi capaz de vencer 2 períodos e dar excelente réplica ao seu adversário, uma referência do basquetebol do interior.

O BCVR/GROUPAMA começou bem o encontro. Com uma atitude corajosa e procurando manter uma elevada concentração e uma preocupação em cumprir as orientações do treinador Pedro Madeira, os primeiros minutos foram marcados pelo equilíbrio. Mas com o decorrer deste período, a equipa da Covilhã passou a exercer uma forte pressão sobre a equipa vila-realense, que se ressentiu e não soube contrariar essa estratégia. Alguns erros da arbitragem influenciaram igualmente essa desorientação. Revelando alguma imaturidade, própria de uma equipa inexperiente, o Unidos acabou por distanciar-se no marcador. Contudo, no final do segundo período, uma excelente recuperação do BCVR/CORGOBUS permitiu uma recuperação pontual. A primeira parte termina com uma diferença escassa (5 pontos).

Na segunda parte, assistiu-se a uma alternância no domínio do encontro. No terceiro período, o Unidos entrou moralizado e abriu uma vantagem significativa. Foi o pior período do BCVR/CORGOBUS, que acabou por comprometer todo o encontro. Nesta fase, o Unidos acabou por marcar mais pontos do que tinha marcado no conjunto dos 2 períodos anteriores. Muito mau para as cores vila-realenses. Mas o 4º período permitiu revelar aquilo que o BCVR/CORGOBUS poderá fazer no futuro. Com uma excelente postura, apesar do desnível no marcador, a equipa foi capaz de manter o nível competitivo e com uma excelente actuação, acabou por encurtar a distância e lançar o equilíbrio no encontro. Uma excelente atitude da equipa, que não desisitiu e soube lutar para contrariar o estado do jogo.

A equipa alinhou com Miguel Teixeira, Gonçalo Quinteira, Filipe Silva, Pedro Lima, Jonas Lima, Manuel Moreira, Pedro Mota, Miguel Arnaldo, Paulo Carvalho, Gaspar Fernandes e José Vieira. A equipa foi orientada por Pedro Madeira Pinto e Rúben Marques. No próximo fim-de-semana, uma exigente jornada dupla. No sábado, o BCVR/GROUPAMA desloca-se a Braga, para enfrentar o Sporting Clube de Braga. No Domingo, o BCVR/GROUPAMA recebe a equipa do Barca, de Ponte da Barca, em jogo a disputar às 14:30 horas no Pavilhão de Mateus.

Taça João Mendes: BCVR/CORGOBUS mantém a liderança na prova

Disputou-se mais uma jornada da Taça João Mendes, prova dedicada aos Sub-12 (minibasquete), a verdadeira festa do basquetebol de Trás-os-Montes e Douro. Nesta jornada as equipas viajaram até Mondim de Basto, onde a modalidade tem vindo a dar os primeiros passos, através do CDM de Mondim, trabalho que muito contribui para o enriquecimento do basquetebol na região.

Relativamente às equipas do BCVR/CORGOBUS, estas voltaram a ter um bom comportamento desportivo, apesar das dificuldades enfrentadas. A equipa A enfrentou diversas dificuldades na formação da equipa, assolada por lesões e problemas clínicos. Apesar das inúmeras baixas de peso, a equipa acabou por vencer a equipa da casa. Contudo, acabou por sofrer o primeiro desaire, diante da boa equipa do FC Porto de Mirandela.

A equipa BCVR/CORGOBUS B deu boa conta de si e manteve o seu crescimento na prova, acabando por derrotar os seus 2 adversários do dia, o que permitiu dar um salto na classificação e aproximar-se da liderança da prova. Uma excelente jornada de formação para o minibasquete.